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Links Patrocinados aumentam geração de leads de produtos sazonais

foco em links patrocinados

Empresas que comercializam produtos sazonais questionam a eficácia do investimento em estratégias de marketing digital para geração de leads. A estratégia adequada no momento adequado pode fazer sua empresa ter resultados excepcionais em campanhas sazonais, como natal, dia das mães, ou mesmos produtos e serviços de temporadas como verão ou férias escolares. Campanhas de busca paga, como os links patrocinados ou anúncios em mídias sociais podem ser configurados rapidamente e podem gerar resultados mais rápidos do que você imagina.  A WSI preparou um caso de uma campanha sazonal de links patrocinados para mostrar como se comporta a geração de leads nessas épocas.

No caso abaixo, a WSI assumiu a gestão das campanhas de PPC em Agosto de 2014, anterior a isso a gestão da campanha era feita pelo próprio cliente desde o início de 2013. Repensamos na estratégia adotada, e propusemos uma reformulação total da campanha, que envolveu:

  • Segmentação correta dos grupos de anúncio com foco nos produtos oferecidos;
  • Ofertas promocionais;
  • Redação correta/completa e testes entre anúncios;
  • Definição correta de lances por palavra-chave, por dispositivos e por região;
  • Análise dos termos pesquisados e intenção de busca dos clientes;
  • Negativação de palavras (termos de pesquisa para os quais não é relevante aparecer);
  • Utilização da ferramenta de gestão automática de lances;
  • Avaliação e monitoramento do índice de qualidade dos anúncios e da campanha geral.

Resultados da campanha de links patrocinados

Com as mudanças na campanha houve uma redução em cliques desqualificados, melhora no CTR, nó indice de qualidade das palavras-chave e da IQ geral da campanha, o que permitiu um custo-por-clique(CPC) mais baixo. Assim, com o mesmo orçamento geramos mais clique, e mais solicitações de orçamento.

Veja o número de cliques das campanhas no gráfico abaixo. A linha verde representa a primeira campanha gerenciada pelo cliente. A linha azul representa uma segunda campanha criada, e a partir de agosto de 2014 entramos com uma nova estrutura da campanha, focada no verão, e com a ferramenta de gestão automática de lances. Houve um crescimento expressivo, atingindo seu pico em dezembro.

resultados da campanha de links patrocinados

Devido aos cliques mais qualificados foi possível aumentar o número de leads, como verifica-se nos dois gráficos, aparentemente semelhantes:

aumento da geração de leadsEnquanto no mês de janeiro de 2014 foram realizadas 33 conversões, no mesmo período do ano seguinte foram 643. Isso representa um crescimento de 1.849% entre os dois períodos analisados, lembrando que não houve incremento de verba no Google Adwords. Mesmo que mais significativo no verão, nos meses de inverno de 2015 foi possível manter um volume de cliques e conversão superiores a toda a campanha anterior.

Os links patrocinados possuem uma das taxas de retorno mais rápida quando falamos de investimentos em marketing digital. Entretanto as campanhas precisam ser gradativamente aprimoradas para garantir os melhores resultados a medida que novos concorrentes entrem nos leilões e outras oportunidades de mercado surjam. Consideramos que toda campanha necessita de um período de 3 meses para se consolide e para entender como o mercado em questão funciona. Uma alternativa para negócios com produtos altamente sazonais é que haja um incremento do orçamento nos períodos de maiores buscas, melhorando as oportunidades de geração de leads.

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