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Legibilidade do site: como isso impacta nas conversões

16 de fevereiro de 2023 |
Pessoas analisando tela de computador.
(Banco de imagens: Shutterstock)

A legibilidade do site é essencial para que o usuário entenda claramente seus objetivos e se sinta acolhido em suas demandas

A legibilidade do site é um conceito que define a capacidade de uma página ou uma postagem de blog de se apresentarem como conteúdos de fácil leitura, sendo fontes úteis e rápidas das informações e respostas que o leitor procura.

As chances de um site considerado legível chamar a atenção do usuário positivamente e resultar em conversões são muito maiores. Quando o site não é suficientemente legível, gera uma experiência ruim o suficiente para o usuário abandonar a página e procurar outra fonte.

Entenda, neste conteúdo, qual é a importância da legibilidade do site para a conversão dos usuários e como ela impacta nas estratégias de conteúdo.

Importância de ter um site legível

Digitalmente, o site é uma das principais portas de entrada de um potencial consumidor que deseja entender e buscar o que precisa. Por isso, é importante que seja suficientemente chamativo, prático e entregue as respostas necessárias para que o usuário se interesse pelo conteúdo e, consequentemente, pelo produto, serviço ou solução oferecida.

Às caraterísticas de um site capaz de ser de fácil entendimento para resultar em conversões positivas, dá-se o nome de legibilidade do site. Isso porque, literalmente, significa que o site é legível, sem confusões, informativo, direto ao ponto e transmissor de autoridade. Sendo assim, os principais critérios para avaliar a legibilidade do site são:

  • Visibilidade do conteúdo do site à distância — de modo que, desde o início, pareça solucionar o problema do usuário;
  • Possibilidade de leitura dinâmica, para que o leitor do site consiga encontrar facilmente as informações que procura;
  • Produção de conteúdo voltado para ranqueamento orgânico nas primeiras páginas dos buscadores (SEO);
  • Fácil possibilidade de integração do conteúdo produzido com ferramentas que chamem a atenção do leitor como possibilidade de gerar conversão, como ferramentas de contato, assinatura de newsletters e outras fontes de conteúdo extra.

Por que a legibilidade do site é importante para o SEO?

O SEO (Search Engine Optimization) é o uso de um conjunto de ferramentas para que o site, página ou conteúdo de blog seja visto organicamente nas primeiras posições das primeiras páginas da pesquisa nos buscadores. O ranqueamento permite que a pessoa encontre o site por meio das palavras-chave pesquisadas, aumentando o número de visitas e as chances de conversão.

Para que os resultados sejam positivos, é importante que a legibilidade do site também esteja presente. Isso quer dizer que, em meio às estratégias adotadas em SEO, é essencial que também se pense no quanto o conteúdo inserido na página será legível. Nesse contexto, podem ser adotadas estratégias, como:

  • Utilizar as palavras-chave em posições que chamam a atenção do usuário, como no topo da página, subtítulos e tópicos;
  • Escrever parágrafos que facilitam a leitura e o escaneamento — estratégia de leitura em que o leitor corre os olhos pelo texto em busca da informação desejada;
  • Equilibrar o uso da palavra-chave, de modo que apareça no texto em quantidade suficiente para chamar a atenção do leitor, mas sem prejudicar a legibilidade do conteúdo;
  • Atualizar e reotimizar os conteúdos sempre de acordo com as atualizações e mudanças das ferramentas de SEO e dos algoritmos dos buscadores, para continuar mantendo o ranqueamento do site.
  • Produzir call-to-actions (CTA’s) eficientes, que despertem o interesse do leitor para a conversão.

Impactos de uma boa legibilidade na taxa de conversão

Além do aumento na taxa de visitas ao site, a possibilidade de chamar a atenção do leitor por meio de um site bem otimizado de acordo com as ferramentas de busca e da legibilidade do site precisa gerar conversões. As conversões nada mais são que as ações que o usuário realiza no site, avançando nos passos para chegar ao objetivo desejado.

As conversões em um site podem ser medidas. É notório que as taxas de conversão aumentam consideravelmente em páginas otimizadas de acordo com o SEO em conjunto com boas técnicas para garantir a boa legibilidade do site.

Isso é possível porque um leitor interessado, que acredita que está sendo acolhido ao ter seus questionamentos solucionados em um conteúdo que transmite autoridade, facilidade e confiança, continuará interagindo de acordo com todas as ferramentas propostas pelo site, seguindo em frente nas conversões até que o objetivo seja atingido.

Um exemplo prático do aumento das taxas de conversão relacionado à legibilidade do site pode ser visto em um site médico, por meio do aumento das consultas marcadas quando o potencial paciente acredita que o profissional é o ideal para o seu caso, graças à facilidade de encontrar e entender as informações que buscou primeiramente.

As estratégias de Marketing Digital da WSI também incluem produzir sites legíveis e interessantes aos leitores. Entre em contato conosco para entender mais sobre os melhores caminhos para gerar conversões.