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KPIs e Metas para o sucesso do seu E-commerce

3 de fevereiro de 2016 |
KPI ( Key performance indicator)
(Banco de imagens: Shutterstock)

Mensurar os resultados de campanhas e conversões em qualquer website é extremamente importante dentro do marketing digital, mas quando olhamos para os e-commerces a mensuração de resultados das campanhas se torna mais específica e fundamental para identificar e potencializar suas vendas. Para você que possui um e-commerce e deseja melhorar seus resultados de vendas, vamos passar neste post alguns KPIs e metas iniciais importantes para você mensurar, acompanhar e vender mais.

Se você ainda está começando a fazer este acompanhamento de KPIs, o primeiro passo é dividir seus KPIs em grupos específicos e que representam intenções e resultados diferentes. Nós sugerimos os 4 abaixo:

  1. Geração de Leads;
  2. Intenção de Compra;
  3. Engajamento;
  4. ROI – Retornos Sobre Investimento.

Agora vamos apresentar os principais KPIs para você alavancar os resultados do seu e-commerce.

Principais KPIs e metas para mensurar em um e-commerce

Todos os KPIs apresentados abaixo podem ser facilmente acessados através do Google Analytics, se ele estiver corretamente configurado em seu site.

  • Transações e Receita: Esse KPI mostrará para você uma visão geral da quantidade de transações feitas e do volume de vendas do seu e-commerce. Para acessar através do menu: Conversões > Comércio Eletrônico > Visão geral.
  • Taxa de conversão: Mostra a porcentagem de vendas que estão sendo realizadas pelo número de sessões que seu e-commerce possui. Conversões > Comércio Eletrônico > Visão geral.
  • Custo por Aquisição: O custo por aquisição é o valor médio que você gasta para realizar uma venda. Ele pode ser representado pela soma de todos seus investimentos em vendas dividido pela quantidade de vendas realizadas. Para uma análise assertiva esse valor deve ser analisado por origem de tráfego e campanhas.
  • Resultados de campanhas: Mostra de uma maneira rápida os resultados de Sessões, Taxa de Rejeição, Páginas/Sessão e conversões de todas as suas campanhas de marketing de uma maneira fácil. Em outras palavras, aqui você pode ver quantas pessoas estão acessando seu e-commerce através de cada campanha (não se esqueça de organizar e definir bem seus parâmetros de campanha nas URLs). Aquisição > Campanhas > Todas as Campanhas (Inclua o campo Origem/Mídia na dimensão secundária)
  • Visitas Relacionadas a sua Marca: Um KPI importante para saber quantas visitas ou vendas são realizadas por pessoas que realizam buscas relacionadas com sua marca. Aquisição > Otimização de Mecanismos de Pesquisa > Consultas.
  • Rejeição em Landing Pages: Mostra a taxa de rejeição e comportamento em suas páginas de destino. Aqui você pode identificar claramente as páginas que não geram vendas para melhorá-las. Comportamento > Conteúdo do Site > Páginas de destino.
  • Tempo para conversão:  Mostra quanto tempo em média as pessoas demoram em dias para fazer uma conversão em seu site. Este KPI pode te ajudar a trabalhar melhores estratégias de remarketing e e-mail marketing. Conversões > Funis Multicanal > Tempo até a conversão.
  • Novos visitantes: Medir o número de novos visitantes versus o número de visitantes recorrentes é importante para direcionar tanto sua equipe de relacionamento com clientes quanto os responsáveis pela aquisição de novos clientes.

Os KPIs apresentados acima são os primeiros e principais que você deve acompanhar em seu e-commerce. Conforme as necessidades do seu negócio, você pode incluir mais KPIs ou modificá-los. Se precisar de ajudar com KPIs e na gestão de seu e-commerce, entre em contato com a WSI.