Fale conosco pelo WhatsApp

Inbound e Outbound marketing: qual a diferença?

10 de fevereiro de 2023 |
Dados de letras formando a palavra in ou out bound.
(Banco de imagens: Shutterstock)

Estratégias de marketing digital se diferem na prospecção de novos clientes, mas podem atuar de forma complementar.

O que é Inbound Marketing?

Para que as estratégias de comunicação digital alcancem os resultados esperados, precisamos ter em mente que existem dois braços a serem trabalhados, em harmonia: o Inbound e Outbound marketing. Vamos entender melhor sobre essas duas estratégias digitais, a começar pela definição do conceito de Inbound Marketing.

Em resumo, o Inbound Marketing é um conjunto de técnicas de marketing com definição no entendimento de que é necessário criar e compartilhar conteúdo para o público-alvo que se deseja impactar, de modo a conquistar a permissão para a comunicação com o seu potencial cliente de maneira direta. Seu objetivo é fidelizar e criar um vínculo duradouro.

Assim sendo, podemos definir que o Inbound é uma estratégia que a empresa pode desenvolver para que os clientes venham, espontaneamente, até ela, atraídos pela sua mensagem. Assim sendo, fica mais fácil que o seu conteúdo possa propor soluções e o cliente opte pelos seus serviços. Não à toa, essa estratégia também pode ser chamada de marketing de atração.

O que é Outbound marketing?

Para melhor compreender as diferenças entre Inbound e Outbound Marketing, é necessário que possamos compreender, agora, o que é essa segunda estratégia de comunicação digital.

Diferente do Inbound, no Outbound Marketing, a empresa traça estratégias para ir, ela própria, diretamente atrás do seu potencial cliente. Aqui, não existe, necessariamente, uma preocupação com o interesse genuíno daquele que será alvo de ações ou interação prévia entre o potencial cliente e a equipe de marketing da empresa.

Ou seja, nesse sentido, a organização apresenta um papel mais ativo e autônomo para buscar seus novos clientes, seja através de propaganda em massa ou de contato direto não solicitado.

Qual a diferença entre essas estratégias?

Em poucas palavras, podemos definir que a principal diferença entre Inbound e Outbound Marketing é que a primeira estratégia busca atrair os clientes com um ímã, enquanto a segunda visa captar os consumidores com um anúncio em megafone, chamando a atenção de um número maior de pessoas.

O Inbound é a estratégia de prospecção passiva, enquanto o Outbound trabalha a prospecção ativa. No primeiro caso, o potencial cliente chega até você e consome seu conteúdo entendendo que possui um problema e que sua empresa pode ter a solução para ele. Já na segunda alternativa, sua instituição anuncia para o maior número possível de pessoas as soluções que possui, de modo que aqueles que se sintam contemplados pela oferta possam buscar conhecer melhor o escopo de produtos ou serviços ofertados

Para ampliar a diferenciação entre Inbound e Outbound Marketing, vamos a exemplos mais claros. Dentro das estratégias de Inbound, podemos citar:

  • Publicações em mídias sociais, como Instagram e Facebook;
  • Postagens em blog com otimização de SEO;
  • Ebooks;
  • Landing pages;
  • Webinars.

Já dentro do conceito de prospecção ativa (ou Outbound Marketing), existe o conceito equivocado de que se trata apenas de uma estratégia de telemarketing, rechaçada por muitos. No entanto, outdoors e banners em sites, além de spots no rádio e propagandas na TV e até no YouTube podem englobar esse processo.

Qual das metodologias escolher?

Se possível, as duas. Inbound e Outbound marketing são metodologias com características próprias e suas respectivas vantagens e desvantagens. Elas podem e devem se complementar.

A estratégia de Inbound é feita a passos lentos e pode ser desinteressante para quem almeja resultados mais rápidos. No entanto, enquanto o Outbound pode ser uma arma mais ágil, também pode trazer um alcance menos qualitativo – já que dentro do Inbound, é possível selecionar melhor os potenciais clientes que realmente são qualificados.

A WSI trabalha com estratégias de Inbound e Outbound marketing para garantir o sucesso de clínicas e consultórios. Nos envie uma mensagem e agende uma conversa para entender mais sobre.