Fale conosco
Fale conosco pelo WhatsApp

Mídias Sociais

Importância das hashtags no Instagram em 2023

Importância das hashtags no Instagram em 2023
Marco Marmo

Autor

Marco Marmo

Data

09 fevereiro, 2023

3 min. de leitura

Rede social hoje funciona como importante canal de aquisição de pacientes.

Elas são famosas e muito utilizadas, mas você já parou para analisar qual é a real importância das hashtags no Instagram? Ao colocar uma hashtag seguida de uma palavra ou frase, é possível criar uma linkagem direta para outras publicações – em todo o mundo – que optaram pela mesma frase.

Acredite, a importância das hashtags no Instagram é tamanha que pode, de maneira simples e rápida, aumentar consideravelmente o alcance e o engajamento das suas publicações. No entanto, é preciso saber utilizá-las corretamente, de modo que elas não fiquem exageradas ou desarmônicas. Saber como e quando usar as hashtags evita que você as utilize em vão e não alcance os resultados desejados.

Neste artigo, vamos entender melhor não apenas sobre a importância das hashtags no Instagram, mas também sobre como elaborar uma estratégia que faça com que elas tragam maior engajamento para o seu perfil profissional nesta mídia social.

Hoje, abordaremos os tais pontos:

  • Por que as hashtags são importantes no Instagram?
  • Quando as hashtags devem ser usadas?
  • Escolha a hashtag correta;
  • Faça uma busca da hashtag.

Boa leitura!

Por que as hashtags são importantes no Instagram?

Antes de entender a importância das hashtags no Instagram, vamos compreender melhor sobre este conceito digital. A hashtag é uma palavra-chave que representa uma palavra ou frase antecedida por aquele símbolo conhecido, popularmente, como o jogo da velha.

O uso da #hashtagnoinstagram não é mero modismo: elas são muito importantes para que os conteúdos sejam mais bem organizados e tornem-se relevantes para o público que navega pelas mídias sociais.

De olho nisso, muitas empresas já têm identificado a importância das hashtags no Instagram para trazer melhores oportunidades de negócio. E isso vale também para as clínicas e consultórios médicos. Afinal, elas fomentam o aumento da audiência a ser atingida.

Vale salientar que o uso adequado das hashtags no Instagram é parte essencial da estratégia de SEO (Search Engine Optmization) da empresa, já que a relevância dos conteúdos publicados depende dessa ação.

Quando as hashtags devem ser usadas?

É válido destacar que o Instagram não foi a primeira rede social a fazer uso das hashtags. No entanto, foi aqui que elas ganharam maior popularidade e alcance no número de publicações.

Além de postagens na timeline com hashtags – com a utilização máxima de 30 por post –, o Instagram aceita etiquetas nos stories, criando uma série de fotos e vídeos curtos personalizados. Assim sendo, publicar o conteúdo com as hashtags adequadas é, sem dúvida, um acerto na estratégia de marketing digital. Tente conectar a mensagem do conteúdo a assuntos veiculados e que sejam do interesse dos seus seguidores.

Outra dica interessante é incluir os famosos Call to Actions (CTAs) no conteúdo, convidando o seguidor a realizar uma ação prevista na sua estratégia de marketing digital.

Escolha a hashtag correta

Para acertar na escolha da hashtag, é preciso ter em mente que um grande equívoco geralmente cometido é utilizar uma genérica demais, apenas por ela ser popular. Portanto, utilizar apenas #dermatologista pode não ser uma boa escolha em uma publicação direcionada sobre vitiligo, por exemplo.

A importância das hashtags no Instagram está mais ligada ao conteúdo que você direciona do que ao nicho em que você atua. Observe também que, em muitas situações, o próprio Instagram vai sugerir algumas hashtags que tenham relação com o tipo de material que você publica.

Faça uma busca da hashtag

Busque pesquisar acerca da importância das hashtags no Instagram antes de escrever o seu conteúdo. Ao fazer essa pesquisa, tente fugir daquelas hashtags que superem, por exemplo, a marca de um milhão de publicações – ou seja, as atualizações são feitas de maneira muito rápida, o que levará seu conteúdo a desaparecer do volume de pesquisa mais rapidamente.

Essa estratégia de pesquisa também é uma boa maneira de entender se a sua hashtag escolhida está sendo utilizada em publicações correlatas com o seu perfil. Algumas vezes, cometer um equívoco poderá levar a publicação até um público com perfil diferente daquele que você pretende impactar.

Ainda tem dúvidas? A WSI pode te ajudar! Entre em contato conosco.