Fale conosco pelo WhatsApp

Importância das hashtags no Instagram em 2023

9 de fevereiro de 2023 |
Imagem decortaiva
(Banco de imagens: Shutterstock)

Rede social hoje funciona como importante canal de aquisição de pacientes.

Elas são famosas e muito utilizadas, mas você já parou para analisar qual é a real importância das hashtags no Instagram? Ao colocar uma hashtag seguida de uma palavra ou frase, é possível criar uma linkagem direta para outras publicações – em todo o mundo – que optaram pela mesma frase.

Acredite, a importância das hashtags no Instagram é tamanha que pode, de maneira simples e rápida, aumentar consideravelmente o alcance e o engajamento das suas publicações. No entanto, é preciso saber utilizá-las corretamente, de modo que elas não fiquem exageradas ou desarmônicas. Saber como e quando usar as hashtags evita que você as utilize em vão e não alcance os resultados desejados.

Neste artigo, vamos entender melhor não apenas sobre a importância das hashtags no Instagram, mas também sobre como elaborar uma estratégia que faça com que elas tragam maior engajamento para o seu perfil profissional nesta mídia social.

Hoje, abordaremos os tais pontos:

  • Por que as hashtags são importantes no Instagram?
  • Quando as hashtags devem ser usadas?
  • Escolha a hashtag correta;
  • Faça uma busca da hashtag.

Boa leitura!

Por que as hashtags são importantes no Instagram?

Antes de entender a importância das hashtags no Instagram, vamos compreender melhor sobre este conceito digital. A hashtag é uma palavra-chave que representa uma palavra ou frase antecedida por aquele símbolo conhecido, popularmente, como o jogo da velha.

O uso da #hashtagnoinstagram não é mero modismo: elas são muito importantes para que os conteúdos sejam mais bem organizados e tornem-se relevantes para o público que navega pelas mídias sociais.

De olho nisso, muitas empresas já têm identificado a importância das hashtags no Instagram para trazer melhores oportunidades de negócio. E isso vale também para as clínicas e consultórios médicos. Afinal, elas fomentam o aumento da audiência a ser atingida.

Vale salientar que o uso adequado das hashtags no Instagram é parte essencial da estratégia de SEO (Search Engine Optmization) da empresa, já que a relevância dos conteúdos publicados depende dessa ação.

Quando as hashtags devem ser usadas?

É válido destacar que o Instagram não foi a primeira rede social a fazer uso das hashtags. No entanto, foi aqui que elas ganharam maior popularidade e alcance no número de publicações.

Além de postagens na timeline com hashtags – com a utilização máxima de 30 por post –, o Instagram aceita etiquetas nos stories, criando uma série de fotos e vídeos curtos personalizados. Assim sendo, publicar o conteúdo com as hashtags adequadas é, sem dúvida, um acerto na estratégia de marketing digital. Tente conectar a mensagem do conteúdo a assuntos veiculados e que sejam do interesse dos seus seguidores.

Outra dica interessante é incluir os famosos Call to Actions (CTAs) no conteúdo, convidando o seguidor a realizar uma ação prevista na sua estratégia de marketing digital.

Escolha a hashtag correta

Para acertar na escolha da hashtag, é preciso ter em mente que um grande equívoco geralmente cometido é utilizar uma genérica demais, apenas por ela ser popular. Portanto, utilizar apenas #dermatologista pode não ser uma boa escolha em uma publicação direcionada sobre vitiligo, por exemplo.

A importância das hashtags no Instagram está mais ligada ao conteúdo que você direciona do que ao nicho em que você atua. Observe também que, em muitas situações, o próprio Instagram vai sugerir algumas hashtags que tenham relação com o tipo de material que você publica.

Faça uma busca da hashtag

Busque pesquisar acerca da importância das hashtags no Instagram antes de escrever o seu conteúdo. Ao fazer essa pesquisa, tente fugir daquelas hashtags que superem, por exemplo, a marca de um milhão de publicações – ou seja, as atualizações são feitas de maneira muito rápida, o que levará seu conteúdo a desaparecer do volume de pesquisa mais rapidamente.

Essa estratégia de pesquisa também é uma boa maneira de entender se a sua hashtag escolhida está sendo utilizada em publicações correlatas com o seu perfil. Algumas vezes, cometer um equívoco poderá levar a publicação até um público com perfil diferente daquele que você pretende impactar.

Ainda tem dúvidas? A WSI pode te ajudar! Entre em contato conosco.