Fale conosco pelo WhatsApp

Gestão de leads: qual a importância no marketing digital?

24 de fevereiro de 2023 |
Homem apontando para figuras ilustrativas
(Banco de imagens: Shutterstock)

Conheça as etapas necessárias para implementar uma boa gestão de leads e alcançar resultados melhores com marketing digital

Os leads representam uma boa oportunidade de negócio para as empresas. Por tal razão, é recomendada a aplicação de uma boa gestão de leads para conquistar grandes resultados com estratégias de marketing digital. Muitas empresas conseguem impulsionar seu crescimento fazendo uma boa gestão de leads, portanto essa é uma prática de extrema importância para qualquer negócio.

O que são leads?

O lead pode ser definido como alguém que se interessou por alguma solução do seu negócio e forneceu informações de contato, como nome, e-mail e telefone, em troca de algum benefício oferecido. São clientes em potencial porque já demonstraram interesse em sua empresa, assim fica mais fácil de manter um relacionamento para oferecer novas soluções e até mesmo fechar um negócio.

Dentro do funil de vendas, o lead está em uma posição intermediária, pois já passou pelo estágio de atração, mas ainda não é um cliente — por isso a necessidade de uma gestão de leads eficaz.

Importância do gerenciamento de leads no marketing digital

Uma boa gestão de leads não visa apenas a conversão, mas também a preparação dos leads dentro do funil de vendas, para entregar ao time comercial os leads certos com mais chances de concretizar a venda.

Durante todo esse caminho a ser percorrido, você precisa se preocupar em saber quais são as necessidades do possível cliente, suas dúvidas e seu objetivo. A gestão de leads deixa todas essas questões mais claras para ajudar na qualificação e nutrição desses contatos.

Como realizar a gestão de leads?

Chegou a hora de saber como é feita a gestão de leads na prática. Veja o passo a passo a seguir.

Segmente seus leads

A segmentação é fundamental para oferecer o conteúdo certo para o lead certo. Desse modo, é possível criar ações de marketing personalizadas de acordo com as necessidades de cada lead. Enviar uma campanha de marketing para toda a base de contatos é perda de tempo e dinheiro, porque nem todos os leads estão interessados em determinada oferta naquele momento.

A segmentação eficiente fornece informações suficientes para saber qual é o perfil do lead, seus interesses e qual conteúdo pode ser mais bem aceito. Uma ferramenta de automação de marketing ajuda nessa etapa e na gestão de leads como um todo.

Crie fluxos de nutrição estratégicos

O fluxo de nutrição estabelece uma sequência de contatos com o lead para fortalecer o relacionamento dentro do funil de vendas. Com base na segmentação feita previamente, o lead pode receber conteúdos sobre como sua solução pode ser a melhor para sanar suas necessidades. Isso pode amadurecer a ideia para que o negócio seja fechado.

Os principais benefícios da nutrição de leads são:

  • Envio de conteúdo personalizado e segmentado;
  • Gera oportunidades mais qualificadas;
  • Proporciona melhores vendas;
  • Capacidade de mensurar os resultados e melhorar o processo.

Invista em conteúdo relevante

Para que o lead avance no funil, ele precisa se sentir confortável e seguro de que sua empresa é a melhor opção para ele. Você pode conseguir isso oferecendo conteúdos relevantes, educativos e que respondam as suas dúvidas.

Crie ações para leads inativos

Os leads inativos não devem ser deixados de lado, muito pelo contrário, pois de alguma forma eles já conhecem sua empresa. Desse modo, fica mais fácil reativar o contato para que eles voltem a fazer novos negócios e a se relacionar com sua marca.

Invista na qualificação de leads

A qualificação de leads é uma das etapas mais importantes na gestão de leads, porque essa prática permite saber quais leads estão prontos para concluir o negócio. Os contatos são classificados levando em conta alguns critérios, como:

  • Interesse demonstrado no produto ou serviço;
  • Estágio no ciclo de compra;
  • Perfil em relação ao seu negócio.

Os leads qualificados podem se dividir em MQL (lead qualificado para marketing) e SQL (lead qualificado para vendas). Desse modo, fica mais fácil saber quais abordagens utilizar com cada tipo de lead, de forma a ter mais sucesso nas conversões.

Use ferramentas de automação de marketing

Imagine fazer todas essas etapas manualmente? Quase impensável, mas felizmente as ferramentas de automação facilitam o trabalho de gestão de leads, já que otimizam o tempo e automatizam todas essas tarefas que já citamos até agora.

Invista em uma ferramenta de CRM

Outro aliado tecnológico para a gestão dos leads que já se relacionam com a empresa é a ferramenta de CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente). Ela reúne dados importantes de cada contato e todas as interações já realizadas, para uma melhor condução no funil de vendas.

Acima de tudo, a gestão de leads é uma forma de oferecer uma boa orientação para as equipes de marketing e vendas, para que tomem decisões estratégicas de sucesso e melhorem os resultados da empresa como um todo.

Entre em contato com a WSI.