Descubra algumas das principais ferramentas de inbound marketing e como cada uma delas funciona
O inbound marketing é uma estratégia de marketing digital que se concentra em atrair e conquistar clientes por meio da criação e compartilhamento de conteúdo relevante e valioso. O objetivo é criar um relacionamento duradouro, em que um potencial consumidor é atraído pela marca e dá permissão para que ela passe a entrar em contato e oferecer conteúdo relevante, conquistando sua confiança e realizando a venda.
Para que seja possível percorrer todo este caminho entre a atração do cliente e finalização da venda, é necessário utilizar diversas ferramentas de inbound marketing, que auxiliam na remoção da resistência natural do consumidor em relação ao primeiro contato da empresa. A partir daí, é possível criar uma relação até que ele se torne um cliente e, dependendo do caso, um divulgador da sua empresa.
Quais as principais ferramentas de inbound marketing?
As ferramentas de inbound marketing são focadas principalmente nas necessidades e comportamentos do público-alvo. Conheça algumas delas:
Blog
A criação e alimentação de um blog estão entre as mais importantes ferramentas de inbound marketing, uma vez que é neste espaço que a empresa consegue compartilhar informações relevantes e úteis para seu público-alvo, aumentando assim a visibilidade e autoridade da marca.
Redes sociais
Redes sociais são excelentes ferramentas de inbound marketing para aumentar a visibilidade da sua marca, assim como o engajamento do público-alvo. A partir de redes como o Instagram ou LinkedIn, é possível alcançar uma ampla quantidade de pessoas, interagindo com elas e criando um relacionamento duradouro.
E-mail marketing
Esta é uma estratégia de inbound marketing que consiste em enviar conteúdo personalizado e relevante para a audiência, informando, anunciando novidades ou promovendo ofertas e descontos.
Landing pages (LP)
Essas “páginas de destino” são especialmente projetadas para converter visitantes em leads, geralmente trazendo um formulário para preenchimento de informações de contato em troca de uma oferta — como um e-book ou um webinar.
CRM
Sigla para customer relationship management, o CRM é uma estratégia de gerenciamento de relacionamento com o cliente que consiste em tentar entender, antecipar e atender às necessidades do cliente. No âmbito do inbound marketing, esta é uma estratégia que inclui:
- Gerenciamento de leads;
- Automação de marketing;
- Personalização de comunicações;
- Relatórios e análises.
7 plataformas de inbound marketing
As chamadas plataformas consistem em ferramentas de inbound marketing que foram especialmente desenvolvidas para auxiliar a colocar as estratégias em prática. Algumas dessas principais estratégias são:
Hubspot
Trata-se de uma ferramenta de automação de marketing bastante completa, que permite a criação de landing pages, testes A/B, gerenciamento de leads e avaliação dos resultados das campanhas.
Sharpspring
A Sharpspring é mais uma das ferramentas de inbound marketing que auxilia na automação de tarefas relacionadas a e-mail, formulários, CRM, landing pages e campanhas.
Wishpond
Facilita a criação de landing pages, sorteios, rastreamento de visitantes, envio de e-mails e muitas outras tarefas de inbound marketing.
Infusionsoft
Plataforma de geração e análise de relacionamento com o cliente que auxilia na criação de campanhas personalizadas e automação de vendas.
RD Station
Software que auxilia a comunicação com o cliente de maneira inteligente e no momento adequado da jornada de compra.
Lahar
Software que promete descomplicar atividades de marketing digital por meio da automação de processos essenciais para uma estratégia de inbound marketing.
Mailchimp
Plataforma de automação e serviço de e-mail marketing.
Como definir uma estratégia efetiva de Inbound Marketing?
Definir uma estratégia efetiva de inbound marketing envolve uma série de etapas e conhecimento específico sobre a jornada do cliente e as ferramentas de inbound marketing disponíveis. Algumas das principais etapas incluem:
- Definição do público-alvo;
- Criação de persona;
- Criação de uma proposta de valor;
- Definição de objetivos e métricas;
- Criação de conteúdo relevante;
- Otimização de conteúdo;
- Distribuição do conteúdo;
- Acompanhamento e análise de resultados.
O ideal é que esta estratégia seja criada e executada por um profissional com conhecimento neste tipo de ação, como uma agência de marketing digital.