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Mídias Sociais

Como criar uma boa estratégia para redes sociais?

Como criar uma boa estratégia para redes sociais?
Marco Marmo

Autor

Marco Marmo

Data

06 de setembro

Dez dicas para você conseguir melhorar as redes sociais da sua empresa

Ter uma boa estratégia para redes sociais hoje é algo indispensável para qualquer negócio. É através desses canais que marcas conseguem ter um relacionamento mais próximo com os clientes, além de se mostrarem como autoridade e marcar presença na área.

No entanto, mesmo com tanta importância para os negócios, algumas empresas ainda erram na estratégia para redes sociais e deixam de fortalecer a marca. Confira algumas dicas para executar um bom projeto de mídias sociais para a sua empresa.

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10 dicas para criar uma boa estratégia para redes sociais

É preciso tomar cuidado com os detalhes na hora do planejamento para garantir que o investimento renderá frutos. Abaixo, elaboramos um roteiro funcional com algumas das 10 principais dicas da atualidade acerca da gestão estratégica de mídias sociais.

Pesquise e analise o público-alvo

Saber com quem se deseja se comunicar é o primeiro passo essencial na construção de uma estratégia para as redes sociais. Esse conhecimento profundo sobre o público-alvo permite definir os conteúdos mais adequados para atingir e engajar a audiência. Uma forma prática e útil de representar esse público-alvo é através da criação de personas.

Personas são perfis fictícios, porém baseados em dados reais, que representam os clientes ideais de um negócio. Essas são criadas com base em informações demográficas, comportamentais, interesses, desafios e objetivos do público-alvo. Elas ajudam a humanizar e personalizar a estratégia de comunicação, permitindo que os profissionais de marketing entendam melhor quem são seus potenciais clientes.

Defina objetivos e metas

Ter clareza quanto aos objetivos do negócio e manter isso alinhado ao planejamento de marketing digital é fundamental. É preciso entender o objetivo dos perfis nas redes sociais, que pode variar entre muitos, como construção de uma imagem solidificada de marca, manter um relacionamento ativo com consumidores ou divulgar produtos, serviços ou ofertas, por exemplo.

Escolha redes sociais adequadas

Para cada tipo de conteúdo, existe um público e uma rede social distintos. Compreender o que cada uma delas proporciona influencia diretamente nos resultados, afinal, o comportamento do público muda de acordo com o ambiente.

Crie um calendário editorial

Visualizar todo o planejamento de conteúdo para as suas redes sociais é solidificar a estratégia. Algumas partes fundamentais de um calendário editorial são:

  • Regularidade nas publicações;
  • Ter dias e horários adequados para publicar;
  • Manter editorias nos conteúdos;
  • Utilização de ferramentas de agendamento e impulsionamento de publicações;
  • Exploração dos diferentes recursos ofertados pela mídia social em específico.
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Desenvolva um conteúdo relevante

Aproveitar os diferentes tipos de formatos disponíveis nas redes sociais ajuda a construir conteúdos mais relevantes e adequados para conversar com aquele público-alvo. Além do formato, o conteúdo deve ser autêntico e promover discussões relevantes, falando de pautas que sejam interessantes ao público-alvo.

Interaja com o seu público

Existem diversas ferramentas nas redes sociais que permitem a interação com os seguidores. Responder comentários, abrir caixa de perguntas ou enquetes no Instagram e manter um canal de diálogo aberto nas mensagens privadas são algumas delas.

Evidencie a personalidade

Autenticidade deve estar em uma boa estratégia para redes sociais. Assim como o seu negócio, as suas redes devem refletir os diferenciais do seu trabalho e mostrar como vale a pena consumi-lo.

Mantenha a regularidade

Constância é uma das coisas que todas as páginas de sucesso têm em comum. Isso porque a audiência gosta de consumir sempre bons conteúdos. Além disso, a periodicidade garante uma maior credibilidade à marca e uma sensação de continuidade.

Invista em anúncios pagos

O alcance orgânico nas redes sociais ainda é importante, mas é através da mídia paga – principalmente nas redes sociais META – que os resultados realmente vêm e em menor tempo. Com a estratégia de mídia paga bem executada, é possível alcançar novos públicos de maneira mais assertiva, ágil e garantir resultados.

Monitore os resultados

Tão importante quanto ter uma boa estratégia para redes sociais é saber identificar seus resultados. Ter clareza sobre as métricas que deverão ser analisadas, os KPIs, mostra o que pode ser melhorado e apresenta resultados. Aqui, é o momento de repensar as estratégias dos pontos deficitários e aperfeiçoar aquilo que já vem dando certo.

Por que é importante ter uma estratégia para redes sociais bem definida?

Quem não está nas redes sociais não é visto. Contar com uma boa estratégia para redes sociais é o caminho mais moderno para construção de autoridade e aumentar a visibilidade da marca. Além disso, ao levar conteúdos de qualidade ao consumidor, a marca pode ser vista de forma mais valorosa e ter conversões aumentadas.

Para tanto, é de fundamental importância contar com uma equipe especializada em estratégia para redes sociais, de modo a garantir o sucesso e a assertividade do projeto. Além do planejamento editorial, uma agência de marketing digital garante a redação e o layout dos conteúdos, bem como suas publicações, seus impulsionamentos e a análise de seus resultados.

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