Fale conosco
Fale conosco pelo WhatsApp

Desenvolvimento

10 principais erros em sites e como evitá-los

10 principais erros em sites e como evitá-los
Marco Marmo

Autor

Marco Marmo

Data

04 de setembro

Tão importante quanto o que será comunicado é a experiência do usuário no site

A experiência do usuário é uma das coisas mais importantes para o sucesso de web páginas institucionais e, ainda assim, é também um dos principais erros em sites vistos em empresas.

O site é importante para que o consumidor tenha acesso ao que a empresa faz, além de ser o espaço em que é possível expor os serviços ofertados e manter um bom relacionamento com o público-alvo através de conteúdos de qualidade.

No entanto, se existem erros em sites, fica mais difícil construir uma boa relação com o consumidor e aproveitar os benefícios dessa comunicação digital para os negócios.

Fale com nossa equipe de especialistas!

Entre em contato

Quais são os erros mais comuns em sites?

Geralmente, os principais erros em sites acontecem porque sua criação ou atualização não foi feita por profissionais na área. A seguir, confira as situações mais vistas e que podem ser corrigidas com uma boa assessoria de comunicação.

Responsividade inexistente

O mundo digital tem sido cada vez mais acessado através dos dispositivos móveis, o chamado mobile-first. Para que a navegabilidade e a usabilidade do usuário não sejam prejudicadas neste ambiente, é importante que o site seja responsivo, ou seja, que funcione em diferentes dispositivos sem impactar na navegabilidade.

Um site com um design não responsivo é um erro comum e que pode afastar o consumidor da empresa, além de imprimir uma imagem não profissional, desvalorizando a marca.

Usabilidade ruim

Tanto a funcionalidade quanto a estética do site devem estar bem-feitas para que a experiência seja agradável ao consumidor final. Alguns detalhes que fazem toda a diferença na parte estética do projeto são:

  • Uso correto de cores para destaque;
  • Escolha de uma tipografia adequada à empresa;
  • Cuidado com o tamanho dos conteúdos;
  • Layout bem pensado.

Problemas no carregamento

Um dos erros em site mais comuns e que mais traz malefícios ao negócio é a lentidão ou a presença de imagens quebradas nas páginas. É importante que todos os recursos sejam carregados quando o cliente abrir o conteúdo, fazendo com que um domínio mais leve seja comumente recomendado.

Ignorar o SEO

Fundamental para o tráfego orgânico, usar estratégias de SEO é o que faz o seu site ser encontrado pelos usuários. Um dos erros em sites mais comuns é não se atentar à técnica durante a construção do conteúdo, o que diminui as chances de o site ter um bom posicionamento nas buscas.

Ausência do atributo ALT nas imagens

O atributo de alternativo textual na imagem é importante por vários motivos, dentre eles:

  • Acessibilidade para leitores de tela destinada a pessoas com deficiência visual;
  • Facilita o encontro do conteúdo na busca orgânica, sendo uma estratégia de SEO;
  • Visibilidade do que é a imagem quando ela não é carregada.

Formulários incorretos

Entre os erros de sites relacionados à conversão, estão o preenchimento inadequado de campos de formulários, além da falta de feedback ao usuário após este preenchê-los.

Conteúdo não útil

Para transmitir credibilidade, o conteúdo precisa ser bem elaborado. Informações desatualizadas e erros gramaticais ou de ortografia afastam a imagem da marca de uma confiável, prejudicando os negócios.

Problemas de servidor

Os códigos de erro representam a falha de comunicação entre servidores, mas também aumentam o tempo de espera que o usuário terá ao entrar no site.

Erro 404

Um dos principais erros em sites está relacionado às páginas de erro 404, que indicam links quebrados e não fornecem acesso às páginas específicas.

Falta do certificado de segurança

Esse é ainda mais importante para e-commerces, um certificado de segurança adequado garante ao consumidor que aquele conteúdo é seguro e impede a invasão por hackers.

Qual a consequência dos erros em sites?

Além de prejudicar a credibilidade da marca aos olhos do consumidor, os erros em sites também podem reduzir a taxa de conversão dos negócios e diminuir o tempo que o usuário passa na página conhecendo mais sobre os serviços disponíveis.

O que fazer para evitar erros em sites?

Contar com uma equipe estruturada de especialistas é fundamental para evitar erros durante a construção e a manutenção de sites. Uma equipe qualificada pode garantir que o desenvolvimento do site seja feito de forma precisa e livre de falhas. Além disso, eles estarão aptos a lidar com possíveis problemas que possam surgir durante o processo.

Uma equipe de especialistas em desenvolvimento web pode garantir que o site seja construído seguindo as melhores práticas, com design responsivo para garantir a compatibilidade em diferentes dispositivos e navegadores. Eles também podem garantir a otimização do site para a velocidade de carregamento, o que é crucial para proporcionar uma boa experiência ao usuário.

>

Agende uma conversa para se livrar dos erros em seu site!

Entre em contato