Fale conosco
Fale conosco pelo WhatsApp

SEO

Erro 404 afeta o SEO?

Erro 404 afeta o SEO?
Marco Marmo

Autor

Marco Marmo

Data

23 de março

O erro 404 é um código de resposta que indica que a URL solicitada não foi encontrada pelo servidor, o que impacta diretamente a experiência do usuário

O erro 404 é, provavelmente, um dos mais comuns da internet, e é praticamente impossível encontrar uma pessoa que nunca se deparou com esse código em algum site. Essa é uma mensagem que pode causar muita frustração no usuário, além de prejudicar o SEO do site e o posicionamento da marca.

Também conhecido como “404 Not Found”, o erro 404 geralmente acontece quando a URL em questão não corresponde a nenhuma página do site. Isso pode ocorrer porque o visitante tentou acessar um endereço incorreto ou quando a URL foi alterada ou excluída pelo administrador do site. Entenda melhor a seguir.

O que é o código de erro 404?

De maneira simples, o erro 404 ocorre quando uma pessoa tenta visitar uma determinada página e o servidor não consegue encontrá-la. A mensagem é um código de status HTTP que indica que o navegador do usuário se conectou ao servidor, mas a página da web que foi solicitada não pode ser acessada.

O erro 404 pode acontecer por diversos motivos, sendo eles:

  • Endereço incorreto;
  • Mudanças na página, realizadas pelo administrador do site;
  • Servidor instável;
  • Vírus.

Como encontrar e corrigir erros 404?

Existem duas maneiras de identificar os links quebrados e endereços inválidos do seu site: fazendo uma análise manual de todos os links ou utilizando algumas ferramentas desenvolvidas especificamente para isso. A desvantagem do primeiro método está no trabalho e no tempo que isso pode exigir, especialmente se o site for muito grande e contiver uma elevada quantidade de páginas.

Entre as principais ferramentas que podem ajudar na identificação de links que estão gerando o erro 404, é possível destacar:

  • Broken link checker: esse é um plugin excelente para quem tem site em WordPress, pois ele verifica os links quebrados, tanto internos como externos;
  • Dead link checker: para quem não tem site em WordPress ou não quer instalar plugins, esse site analisa todo o seu domínio ou páginas específicas dele;
  • Google Search Console: ferramenta que monitora e, em alguns casos, resolve alguns erros de servidor, segurança e carregamento do site.

Como corrigir os erros encontrados?

Caso você já tenha identificado que algumas de suas páginas apontam para links que estão com erro 404, há dois cenários que devem ser levados em consideração na hora de corrigir o problema. Caso o erro ocorra em um link externo, ou seja, se uma de suas páginas está apontando para a URL de outro site que apresenta erro 404, é possível:

  • Tentar encontrar uma URL que substitua a que está dando erro;
  • Entrar em contato com o site em questão para descobrir se a URL foi removida;
  • Remover o link.

Por outro lado, caso o erro 404 esteja em um link interno do seu site, é possível redirecionar a URL quebrada para um novo caminho.

Páginas com erro 404 podem afetar o SEO?

Levando em consideração que a experiência do usuário é considerada fundamental para o SEO, é essencial que o visitante consiga encontrar aquilo que procura ao visitar seu site. Quando se depara com um erro 404, é muito provável que o usuário acabe saindo da página, o que aumenta a taxa de rejeição do site e faz com que ele perca posições nos resultados do Google.

Além disso, os mecanismos de pesquisa têm uma impressão negativa de sites que apresentam muitos erros 404, já que isso indica falta de manutenção e baixo atendimento das solicitações. Por isso, o recomendado é sempre corrigir esse tipo de problema o mais rapidamente possível, evitando assim a perda de posicionamento do site.

Ainda tem dúvidas? A WSI pode te ajudar! Entre em contato conosco.