Entenda por que a sua campanha de mídia paga precisa se preocupar com ele
Criar um bom anúncio no Google Ads é indispensável para uma boa experiência do usuário e aumentar as conversões. Para ajudar nessa tarefa, o índice de qualidade Google Ads é uma ótima ferramenta que permite os anunciantes melhorarem a qualidade de seus anúncios.
Com a classificação dos anúncios pelo índice de qualidade Google Ads, é possível otimizar os investimentos e aumentar o retorno sobre o investimento nas campanhas, sempre melhorando a qualidade dos anúncios de acordo com a preferência do usuário. Entenda melhor sobre a ferramenta.
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O que é o índice de qualidade no Google Ads?
O índice de qualidade Google Ads é uma avaliação disponibilizada pelo Google para auxiliar na otimização de investimento nas suas campanhas. Através de uma nota de 1 a 10, a ferramenta indica a relevância daquele anúncio em algumas categorias:
- Palavras-chave;
- Páginas de destino;
- Conteúdo.
O cálculo do índice de qualidade Google Ads é feito por meio do desempenho geral da campanha, sendo que três fatores o determinam:
- CTR: a expectativa que o seu anúncio possui de receber um clique;
- Relevância: como o seu anúncio se relaciona com a intenção de busca do usuário;
- Experiência na página de destino: é importante que o clique do usuário seja direcionado para uma página relevante e útil.
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Por que o índice de qualidade é importante?
O índice de qualidade Google Ads é muito importante para uma campanha. É ele que determina a posição que o anúncio ficará na página. Isso influencia nos usuários que vão ser direcionados para o seu site e na qualidade dos potenciais leads.
A partir da nota dada ao seu anúncio, o Google compara a sua nota com a dos concorrentes. Isso faz com que o anunciante com a melhor nota seja entendido como mais relevante e, assim, aparece em posições melhores para o usuário. Isso melhora a posição do anúncio, o retorno sobre o investimento e reduz o custo por clique de usuário.
Outra importante funcionalidade do índice de qualidade Google Ads é a interrupção que o buscador pode gerar caso a nota do anúncio seja muito baixa, ou seja, irrelevante para o usuário. Não é algo comum, mas aumenta o índice negativo do clique e da conversão quando acontece.
Quais fatores influenciam o índice de qualidade?
Como mencionado anteriormente, existem três fatores determinantes para o índice de qualidade Google Ads:
CTR (Click Through Rate)
Ele indica a porcentagem de cliques que é esperada que o anúncio alcance após a visualização. O cálculo é determinado pelo número de visualizações que aquele anúncio teve dividido pelo número de cliques. Isso mostra a relevância que aquele conteúdo teve para o usuário.
Relevância
Aqui, é importante que um conjunto de elementos estejam alinhados para que o Google determine a relevância do seu anúncio: texto, conteúdo da página de destino e escolha de palavras-chave.
Página de destino
Também chamada de landing page, a página em que o usuário vai estar após o clique no anúncio precisa ter três fatores importantes para serem considerados relevantes pelo Google:
- Conteúdo original e pertinente;
- Confiabilidade;
- Boa experiência de navegação.
Como melhorar o índice de qualidade?
Manter um bom índice de qualidade Google Ads depende de uma boa estratégia de mídia. É importante que as palavras-chaves do anúncio sejam bem determinadas, tendo um alto índice de pesquisa. Além disso, o anúncio precisa ser atrativo e ativar o desejo do usuário de clicar no seu conteúdo.
Não basta que apenas a sua campanha esteja bem-feita, também é preciso que a sua marca e site estejam relevantes para manter o usuário na página de destino. Por isso, sempre priorize conteúdos de qualidade e ofereça uma boa navegabilidade no seu site para melhorar o seu índice de qualidade no Google Ads.
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