Estratégias são complementares e bastante eficazes para gerar mais tráfego orgânico a um site
O meio digital é cada vez mais relevante para pessoas e empresas ganharem destaque dentro de suas áreas de atuação. Nesse contexto, o marketing de conteúdo e SEO são duas das estratégias de marketing digital mais utilizadas na atualidade, isso por conta dos ótimos resultados que ambas apresentam.
Na verdade, marketing de conteúdo e SEO têm seus próprios conceitos, mas se completam quando utilizadas juntas. Esse é o motivo pelo qual essas duas áreas precisam estar integradas para uma estratégia de marketing digital de sucesso.
O que é SEO?
SEO é a sigla para Search Engine Optimization, ou Otimização para Motores de Busca, em português. Trata-se de um conjunto de técnicas e estratégias para melhorar o posicionamento de um site nos primeiros resultados de busca no Google e outros mecanismos de pesquisas. As técnicas de SEO facilitam que um conteúdo seja encontrado pelo público certo, o que beneficia cliente e empresa.
Quando bem trabalhado, o SEO gera tráfego orgânico, ganho de autoridade no meio digital e resultados sólidos com um excelente custo-benefício.
O que é marketing de conteúdo?
Como o próprio nome diz, o marketing de conteúdo utiliza a produção de conteúdo de valor para atrair leads e promover um produto ou serviço. Ao oferecer um material de qualidade e que atenda às demandas dos clientes em potencial, o marketing de conteúdo é capaz de construir um relacionamento duradouro com o público em questão.
A vantagem é que existem vários formatos diferentes para a produção de conteúdo, entre os quais podemos destacar:
- Blog posts;
- E-books;
- Infográficos;
- Podcasts;
- Vídeos;
- Posts em redes sociais.
Por que marketing de conteúdo e SEO devem andar juntos?
Para responder a essa pergunta, imagine o seguinte cenário. De que adianta ter um conteúdo bem produzido, com material relevante e muito bem escrito se o site não recebe muitos acessos e tampouco aparece nos primeiros resultados do Google?
Da mesma forma, um conteúdo pode figurar na primeira página do Google; mas, quando o usuário o acessa, ele pode perceber que não era aquilo que estava procurando, ficando frustrado por conta da baixa qualidade.
Quando conteúdo e SEO andam juntos, os resultados começam a aparecer, pois o conteúdo relevante fornece as respostas para as dúvidas e necessidades dos usuários que pesquisaram por aqueles termos nos mecanismos de busca. Uma das técnicas de SEO para isso é o uso de palavras-chave de modo estratégico dentro do conteúdo, para que a página se torne bem ranqueada.
Mas as palavras-chaves são apenas uma das várias técnicas de SEO que favorecem o tráfego orgânico duradouro de uma página ou site. Outras são:
- URL amigável;
- Uso de meta descrição;
- Uso de sitemap;
- Link Building;
- Site responsivo para todos os dispositivos;
- Certificados de segurança;
- Rápido carregamento das páginas.
Qual a importância do marketing de conteúdo para o SEO?
Além dos elementos técnicos, a qualidade e relevância do conteúdo é outro fator chave para SEO. Isso porque publicar um conteúdo de qualidade, original e com informações que fazem a diferença é um dos fatores de ranqueamento do Google. Esse termo é definido como critérios para que um site seja mais bem posicionado de maneira orgânica na página de resultados do buscador quando o usuário digita uma palavra-chave.
Aliar as estratégias de conteúdo e SEO é importante também para construir uma boa reputação no meio digital e educar sua audiência. Quanto mais conteúdo de qualidade você publicar, maiores são as chances do Google considerar que seu site se preocupa com a experiência do usuário e, assim, te ranquear melhor. Afinal, conteúdo e SEO têm esse objetivo em comum de entregar uma experiência melhor para as pessoas.
Para saber mais, entre em contato com a WSI.