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Desenvolvimento

Como planejar um bom site para sua empresa?

Como planejar um bom site para sua empresa?
Marco Marmo

Autor

Marco Marmo

Data

12 agosto, 2015

Boa parte dos resultados das campanhas de marketing digital relacionados a vendas são atribuídos ao seu site e a maneira como ele foi desenvolvido.

Para aumentar as vendas pela internet é fundamental fazer o planejamento de marketing para seu site e garantir que ele seja bem desenvolvido, que tenha uma arquitetura funcional e que conduza o usuário a realizar uma ação, neste exemplo “comprar um produto”.

Muitas agências e empresas negligenciam etapas importantes na hora do desenvolvimento de um site, o que prejudica os resultados de venda ou geração de leads quando o site vai ao ar.

A etapa do planejamento é uma das mais importantes, onde devemos investir um grande esforço por parte da agência e do cliente, para garantir o sucesso do projeto.

Etapas do planejamento de um site

Um bom planejamento para construção de site deve conter sete etapas principais que iremos explicar com mais detalhes em seguida. Cada uma delas leva em média duas semanas, o que faz com que o site leve de 3 a 4 meses para estar completamente pronto (prazo irá depender do envolvimento do cliente).

  1. Briefing

O briefing é quando a agência responsável pelo desenvolvimento do site se compromete a compreender o negócio do cliente. Nesta etapa deve ser entendido o segmento, diferenciais, pontos de oportunidade, concorrentes e todas as informações relevantes para conhecer a empresa e a área de atuação. Os objetivos do cliente com o site também devem ser apresentados, discutidos e definidos neste momento.

  1. Planejamento

Está é considerada a etapa mais importante de todo o projeto e só é viável após a análise do briefing. Aqui será decidido como toda informação será organizada nas seções, número de páginas do site e seus respectivos layouts, principais funcionalidades e todas as informações que ele precisa conter, organizando tudo em um sitemap. Esta organização é importante para mostrar como o site atingirá o objetivo do cliente e qual plataforma ou gestor de conteúdo o site utilizará.

  1. Wireframe

Nesta fase será definida a disposição das informações de cada página do site, por meio da criação de um guia visual com toda a arquitetura de conteúdo.

Esta etapa é importante para alinhar o entendimento e expectativas entre cliente e desenvolvimento sobre o posicionamento do conteúdo. A disposição das informações também dependerá dos objetivos do cliente com o site, evidenciando novamente a importância do briefing e planejamento.

  1. Criação do layout

Com base no manual da marca do cliente o desenvolvedor irá aplicar a identidade visual no layout do site. Até então todo o projeto ainda não possui cores e imagens definidas.

As três últimas etapas (planejamento, wireframe e criação do layout) exigem aprovação do cliente e, portanto, dependem deste retorno para o seu andamento. Nesta etapa o cliente terá uma visão de como as páginas do seu site ficarão assim que o site estiver pronto.

  1. Desenvolvimento
    planejamento de site

Após todas essas etapas, terá início a codificação e a programação do site. A escolha da plataforma ou gestor de conteúdo usada já deve ter sido decidida no planejamento, onde terão sido definidos todos os recursos necessários. Essa fase não passa pela aprovação do cliente, visto que depende da aplicação de um conhecimento técnico.

  1. Testes e implementações

A fase de testes e implementações consiste em subir o site para um ambiente de homologação onde serão realizados todos os testes, inclusive com auxílio do cliente, caso necessário. Nesta etapa também serão carregados os conteúdos institucionais disponibilizados pelo cliente, imagens, vídeos e todo o conteúdo que o site deverá conter no seu lançamento.

  1. Versão final

Com o fim da fase de testes e implementações, o site será carregado no domínio permanente e estará disponível para acesso pelo público geral.

Planeje seu site para todas as telas

Atualmente, todo o site deve ser planejado e desenvolvido pensando em oferecer um layout responsivo ao cliente. Segundo uma pesquisa do Google, 37% das buscas mobile resultam em conversão, o que contraria a ideia comum de que as pessoas não fazem ações efetivas nas plataformas móveis.

A mesma pesquisa mostrou que 80% das buscas mobile ocorrem quando há um computador disponível e 52% das buscas ocorrem entre às 9h e às 21h.

planejamento de site

Mas atenção! Um site responsivo exige informações diferentes para o usuário dependendo da tela que ele está acessando (celular, computador ou tablet). As informações apresentadas em seu site responsivo devem ser mais diretas e na maioria das vezes voltadas a alguma ação rápida do visitante.

Para aumentar as vendas é necessário que, além do site responsivo e bem planejado, haja a preocupação com o SEO, produção de conteúdo relevante e criação de call to action e landing pages atraentes para aumentar a taxa de conversão.

Se o seu site for difícil, pesado e não funcional, as chances de venda vão diminuir consideravelmente. Pesquisas revelam que, se uma página demora mais de 3 segundos para carregar, o usuário desiste do acesso. Esse tempo é crucial para aumentar as suas chances de efetivar uma compra e conquistar um cliente.

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