Fale conosco pelo WhatsApp

Como os vídeos podem ajudar sua empresa em campanhas de marketing

20 de novembro de 2014 |

Vídeo

Vídeos são muito populares entre os usuários de internet, mas nem sempre são considerados como uma ferramenta de marketing para os negócios. Segundo estatísticas, um vídeo é cinco vezes mais lembrado do que palavras, e a visualização de tais conteúdos tem crescido significativamente. Cerca de 100 horas de vídeos são incluídos no Youtube por minuto, sendo que por mês são visualizados mais de 6 bilhões de vídeos.

A utilização de vídeos deve ser considerada co
mo uma possibilidade de conteúdo e como mais uma forma impactante de atingir seus consumidores na internet. Existem duas maneiras principais de utilizar os vídeos como marketing na internet:

Marketing com vídeo

Nesta categoria, o vídeo é apenas uma parte de uma campanha de marketing, utilizado em newsletters, sites e redes sociais. O principal intuito do vídeo é explicar as características do produto. Este tipo de conteúdo é ideal para os clientes que já estão familiarizados com sua marca.

Marketing em vídeo

Usado para divulgar a marca ou lançar um produto. O vídeo é criado para se tornar viral. Normalmente o conteúdo é mais ligado ao entretenimento, sem grandes aspectos técnicos. O vídeo é distribuído em diferentes canais como Youtube, Vimeo e Flickr, além de ser compartilhado nas mídias sociais (Facebook, Twitter, Google+, Pinterest).

Qual tipo de vídeo criar?

Agora que esclarecemos o potencial que um vídeo pode ter, o próximo passo é decidir qual tipo de vídeo você deve criar para incluir em sua campanha de marketing. Não hesite mesmo se sua empresa nunca tenha criado um vídeo, uma vez que não é necessário criar um vídeo para concorrer a um Oscar ou um roteiro em Hollywood. Tudo que você precisa é um motivo claro e que atenda às necessidades de seus clientes, uma boa ideia e uma empresa para criar um bom vídeo.

O orçamento na maioria das vezes, mesmo pequeno, não é um limitante para se criar uma campanha de vídeos. Com uma câmera, iluminação adequada e um microfone você pode gravar seus próprios vídeos e utilizar poucos recursos para edição. Utilize um parceiro criativo para escrever o roteiro e ajudar na concepção da ideia do vídeo. Alguns tipos de vídeo são mais fáceis de serem produzidos como uma descrição do produto ou um tutorial. Sem orçamento nenhum também é possível criar vídeos com ferramentas gratuitas como Instagram.

Caso sua empresa possua um orçamento maior, você pode contratar uma produtora para elaborar o vídeo e ser mais ambicioso. Tais vídeos possuem melhor qualidade e valor artístico, uma vez que são produzidos por profissionais. Caso deseje saber mais sobre marketing digital e como campanhas de vídeos podem ajudar sua empresa, consulte a WSI.