A estrutura e conteúdo do site são características fundamentais para enriquecer a presença digital da marca e possibilitar a conversão de mais visitantes em leads e, posteriormente, em clientes. Vamos distinguir cada uma dessas etapas:
- Visitantes: pessoas que encontram e acessam seu site independente do caminho que façam, seja por PPC, busca orgânica ou mídias sociais.
- Leads: ao se deparar com uma oferta no site, como um e-book, o visitante preenche um formulário com suas informações para ter acesso ao conteúdo.
- Clientes: quem efetivamente compra seu produto ou serviço.
A jornada do comprador do Inbound Marketing parte do pressuposto que, antes de ser seu cliente, o usuário irá visitar o seu site, conhecer as suas ofertas, sua empresa, os diferenciais do seu produto ou serviços e comparar com sites de concorrentes. Para que esse visitante decida continuar navegando no site ele precisa ter acesso a um conteúdo relevante, com um design claro e que facilite a leitura e a busca por novas informações.
Ao ter o que oferecer ao visitante, ele preenche um formulário em uma landing page e deixa de ser um usuário desconhecido, passa a ter nome, endereço, expectativas e assim você consegue definir seu público alvo.
Se nessa jornada você conseguir satisfazer e informar seu usuário, oferecendo dados e empoderando, as chances desse visitante se transformar em um cliente é muito maior do que uma pessoa que entra no seu site, não encontra informações interessantes sobre você ou seu produto.
Qualidade e arquitetura do site
O aumento no número de conversões de visitantes em leads e, posteriormente, em potenciais clientes, fazem com que seja fundamental que o usuário encontre facilmente em seu site:
- Conteúdo relevante sobre produtos/serviços;
- Conteúdo relevante sobre você e seu segmento;
- Estrutura responsiva;
- Design chamativo e com uso de recursos visuais;
- Respostas para as dúvidas que surgir durante a pesquisa.
Dessa forma, ao elaborar um site a empresa não deve focar em apenas um aspecto como somente o conteúdo ou o design. Um site efetivamente de qualidade reúne todos esses elementos e é pensado em converter clientes através de ofertas de conteúdo e informação com calls-to-actions devidamente pensados em cada etapa da jornada de compra.
Diferenciais do seu site
Quando um usuário entra na internet para realizar a busca sobre um produto ou serviço a busca orgânica irá oferecer algumas opções para ele solucionar as dúvidas ou necessidades que ele apresenta.
É nessa hora que seu site faz um grande diferencial. Ao pesquisas um assunto, o usuário tende a buscar informações em diversas fontes e dedica mais tempo àquelas que lhe apresentam o melhor conteúdo e conseguem prender sua atenção, respondendo as suas dúvidas.
O site que puder apresentar diferenciais, seja de conteúdo ou de design dará o primeiro passo para iniciar a conversão de um visitante em lead.
É preciso ter em mente que sites não são estáticos, eles precisam de constantes atualizações, oferecendo novidades aos usuários. Se um visitante entra três vezes no seu site e nunca encontra nada novo, ele deixará de buscar respostas no seu site. As necessidades dos usuários mudam, e seu site deve acompanhar isso.
Para que isso não aconteça é necessário sempre se atentar ao que você tem a oferecer, melhorar suas ofertas e conhecer seu cliente. Ao identificar seu público-alvo, será mais prazeroso, barato e efetivo o conteúdo que você cria, pois ele terá objetivos bem definidos.
Considere alguns fatores para analisar e melhorar o seu site, pensando no olhar do seu visitante, lead ou cliente:
- Origem do tráfego;
- Páginas mais visitadas, tempo médio em cada página e engajamento;
- Páginas com alta taxa de rejeição;
- O que os usuários mais procuram no seu site;
- Número de visitantes novos e visitantes recorrentes;
- Taxa de visitas versus taxa de conversão.
Essas são algumas das métricas que permitem identificar o que é mais atraente e mais rejeitado no seu site, possibilitando que haja constantes melhorias e aumento nos resultados.
Não esqueça: o sucesso da sua conversão também está relacionado a qualidade da sua landing page e do produto que você a oferecer.