Fale conosco pelo WhatsApp

Como funciona o Marketing Digital para Indústrias?

25 de fevereiro de 2020 |
Ilustração que faz alusão ao marketing digital para indústrias
(Banco de imagens: Shutterstock)

O marketing digital possui uma versatilidade que permite sua aplicação nos mais variados segmentos. Um deles é o marketing digital para indústrias.

Apesar de estar em constante crescimento, o marketing digital causa muitas dúvidas naqueles empresários que não estão habituados à estratégia. Isso acontece com bastante frequência nos setores mais tradicionais, como é o caso do industrial. Por esse motivo, vários gestores postergam a implantação do marketing digital para indústrias, perdendo a chance de aumentar os resultados da empresa.

Como é feito o marketing digital para indústrias?

O objetivo do marketing digital para indústrias é utilizar a presença online da empresa, tanto pelo site quanto pelas redes sociais, para atrair o perfil ideal de cliente. Para entender como funciona esse tipo de marketing, explicamos abaixo quais são as 5 principais etapas:

1.     Definição do público-alvo

Em alguns casos o público-alvo de uma indústria são os revendedores, em outras são o cliente final, mas, de qualquer maneira, é importante que as estratégias de marketing digital foquem em ambos os perfis. Isso porque os dois podem impulsionar as vendas: seja por parte do interesse do revendedor ou por uma requisição dos clientes, que descobriram seus produtos por meio de uma pesquisa no Google e agora quer comprá-lo.

Para isso é importante ser minucioso e levantar o maior número de informações possível, desde a faixa etária até a localização do público-alvo. Quanto mais detalhes você tiver, mais direcionada e assertiva será sua estratégia de marketing online para indústrias.

2.     Desenvolvimento da presença na internet

Como foi dito anteriormente, a indústria que pretende implementar o marketing digital deve ter um site e perfis nas principais redes sociais (Facebook e Instagram, por exemplo). No entanto, é importante ressaltar que não basta ter uma conta ou página e pronto: é necessário transformá-los em verdadeiros cartões de visita da empresa, mostrando o perfil organizacional e os diferenciais dos produtos vendidos.

Sendo assim, é importante pensar na navegabilidade do site, se ele carrega com rapidez, se a página tem um design esteticamente agradável, se o site é responsivo na versão para celular, entre outros detalhes técnicos durante a implantação do marketing digital para indústrias.

3.     Definição de metas e plano de ação

É importante estabelecer objetivos claros e atingíveis para que as ações de marketing online tenham mais chances de ser atingidas. Isso inclui, também, a elaboração de um planejamento para que você saiba qual caminho deve seguir no decorrer dos meses.

4.     Elaboração de conteúdo de qualidade

O marketing digital para indústrias precisa conversar diretamente com seu público-alvo. E a maneira mais eficiente de fazê-lo é por meio do conteúdo.

Por esse motivo, a produção de conteúdo de qualidade — ou seja, que contenha informações relevantes — é essencial para o marketing online para indústrias. Esse conteúdo servirá tanto para a atração do perfil de cliente ideal — uma vez que os temas são definidos com base no comportamento do público-alvo nos mecanismos de busca — quanto para a fidelização da clientela atual, sobretudo por meio das publicações nas redes sociais.

5.     Análise dos resultados

Os resultados obtidos com as campanhas de marketing online mostram para o empresário quais abordagens dão certo e quais devem ser modificadas. Por isso, analisar os resultados regularmente é uma etapa importante para o sucesso das estratégias de marketing digital.

A utilização do marketing digital para indústrias coloca a empresa como referência no ambiente digital, mostrando sua credibilidade por meio da qualidade dos conteúdos e reforçando sua reputação na internet. Caso queira aplicar essa estratégia com o auxílio de uma empresa especializada, entre em contato e converse com um dos consultores da agência de marketing digital WSI.