Criar conteúdo interessante para seu público e que traga retorno financeiro ou de exposição para sua marca é uma tarefa cada dia mais difícil. Mas o universo digital é repleto de recursos, uns bons e outros ruins, que podem ajudar nesse sentido, mas o medo de produzir um material irrelevante muitas vezes nos consome.
Não é necessário ter medo, pois existem várias maneiras de produzir publicações relevantes. Quando queremos saber mais sobre algum assunto, ou desejamos nos aprofundar em um determinado tópico, fazemos como 80% das pessoas: pesquisamos no Google e nas mídias sociais até encontrar informações pertinentes e que tirem todas as nossas dúvidas.
O InboundWriter é uma das ferramentas que tem como objetivo auxiliar a criação de conteúdo. A plataforma projeta o desempenho de uma série de assuntos, ajudando a escolher um tema ideal.
O software é gratuito e para começar a utilizá-lo é preciso inserir o link do seu site, assim, como os possíveis temas que deseja trabalhar. Não digite o título que deseja utilizar e sim o tópico. No exemplo utilizado pela WSI World são escolhidos três temas para pesquisa:
- Ferramentas de marketing de conteúdo;
- Marketing 1:1;
- Mídia social simplificada.
O InboundWriter classifica a qualidade dos temas propostos por cores. O tópico verde é melhor ranqueado, seguido do amarelo, considerado moderado e vermelho, que significa pouco ou nenhum tráfego.
Neste exemplo, o tema escolhido foi marketing 1:1. Conforme é possível observar, após a pesquisa é apresentada uma página de resultados gerais e não métricas para indicar a quantidade de tráfego que o conteúdo irá atrair para o seu site.
O mecanismo aponta quais são as publicações semelhantes já abordadas no seu blog, evitando a competição e segregação do tráfego. Consultar o“UniquenessWithinYour Site Score” pode ser útil para aproveitar um conteúdo existente e atualizá-lo. A plataforma penaliza a pontuação de um tema, se o algoritmo determina que ele irá reduzir o tráfego de uma página existente.
Será que o InboundWriter nos ajuda a criar conteúdo relevante?
O aspecto mais útil do InboundWriter é a sua capacidade de determinar o melhor tema entre uma série de tópicos. Afinal, o conteúdo é tão importante quanto todas as campanhas de marketing digital.
O software fornece recursos para gestores de conteúdo melhorarem a qualidade do material publicado. Para isso, analisa desde palavras-chaves até mecanismos de SEO. Conheça as principais vantagens do InboundWriter:
- Diminui o tempo de definição de temas de conteúdo;
- Aponta tópicos relacionados que irão direcionar os leads;
- Prevê o desempenho do conteúdo;
- Sugere temas que podem ser trabalhados.
O InboundWriter ainda aponta palavras-chaves que podem ser incluídas em um determinado post e palavras relevantes que devem estar presentes no título. Além de priorizar o tempo da equipe de conteúdo, a ferramenta indica pontos relevantes que interferem na qualidade do conteúdo e número de tráfego.
Não esqueça que para criar conteúdo e material relevante é fundamental apresentar soluções para as dúvidas dos usuários e que sejam originais e otimizadas para os motores de busca. Afinal, como disse Bill Gates, “O conteúdo é rei”.