Fale conosco pelo WhatsApp

Anúncios em vídeo no Youtube

13 de junho de 2014 |
Anúncios em Vídeo com Youtube
(Banco de imagens: Shutterstock)

Você já deve ter sido impactado pelos anúncios em vídeo do Youtube, principalmente aqueles que iniciam antes do vídeo que ia assistir.

Quero, nesse artigo, apresentar um pouco das características e funcionalidades que você pode usufruir e aproveitar ao fazer anúncios com vídeos. É um recurso muito simples e você pode ter acesso através da plataforma de anúncio do Google Adwords.

Importância em anunciar no Youtube

Anúncios em Vídeo no Youtube
Alguns dados sobre Youtube que irão te ajudar a entender a dimensão que sua mensagem pode atingir:

  • O principal site de vídeos online
  • O segundo maior mecanismo de pesquisa (depois do Google)
  • Mais de 4 bilhões de exibições de vídeos por dia
  • 60 horas de vídeos são carregadas a cada minuto
  • 70% do tráfego do Youtube vem de fora dos EUA
  • 52% das pessoas realizam alguma ação após terem assistido a um vídeo online

A grande vantagem de usar o Youtube para circular sua publicidade é que anúncios em vídeo são mais motivadores, pois eles impactam o usuário em diversos meios simultaneamente: áudio e vídeo.

Outra grande vantagem é que você tem a liberdade de direcionar seus anúncios para seu público-alvo e, como grande parte das pessoas que estão no Youtube estão a procura de algo, sua empresa pode aparecer para elas em um momento de decisão ou descoberta.

Como funciona os anúncios em vídeo

O principal diferencial de anunciar no Youtube é a forma de pagamento que é por CPV (custo por visualização), ou seja, para aqueles anúncios que executam durante o carregamento do vídeo, você pagará somente quando o usuário visualizar o vídeo. Se o usuário pular a exibição do vídeo, você não precisa pagar.

Qual a regra do CPV ?

Para vídeos com mais de 30 segundos, você pagará somente quando o usuário assistir mais do que 30 segundos. Agora, para vídeos menores, você pagará somente se o usuário assistir o vídeo completo. Lembrando que após 5 segundos de vídeo o usuário tem a opção de pular a publicidade.

Quais os formatos de anúncio em vídeo ?

Hoje temos basicamente três opções dentro do Youtube:

True-View in-stream

Anúncios em Vídeo Youtube True View

Este é o formato mais interessante e que gera mais impacto. Funciona para praticamente todos os objetivos de campanha

Em Display

 

Nesses formatos você pagará somente quando alguém clicar em seu anúncio.

Na Pesquisa

Anúncio de Vídeo no Youtube na Pesquisa

Seu anúncio será acionado para determinadas pesquisas dentro do Youtube e você só pagará quando alguém clicar no resultado de pesquisa.

Criando uma campanha de vídeo no Youtube

Se você não tem nenhuma campanha de vídeo ativa, provavelmente o Google Adwords não exibirá a sessão onde fica localizada as campanhas de vídeo. Por isso, dentro do seu Google Adwords, clique em +Campanha

Criando uma campanha de vídeo online

Na próxima vez que você for acessar sua campanha de vídeo, lembre de ir no canto inferior esquerdo de sua tela em “Todas as campanhas de vídeo”.

Vale a pena salientar que a estrutura das campanhas de vídeos são diferentes de campanhas de rede de pesquisa e display, elas são basicamente estruturadas em Campanha e Segmentação.

Em nível de campanha você será capaz de determinar as seguintes características:

  • Orçamento Diário
  • Redes (Pesquisa no YouTube, Vídeos do YouTube e Incluir a Rede de Display do Google)
  • Local e Idioma
  • Programação de anúncios
  • Segmentação por dispositivos (desktops e dispositivos mobiles)

As segmentações pode ser encaradas como uma espécie de grupos de anúncios e são usadas para refinar o seu público-alvo.

Criando uma campanha de vídeo online

Vale a pena observar que as campanhas de vídeos são muito baratas e tem um potencial de retorno enorme para empresas se compararmos com os anúncios nas redes de pesquisa que podem facilmente ter cliques a 7 reais. A grande dificuldade que a maioria dos anunciantes encontram é a produção do vídeo.

Grupos de segmentação para vídeos

Na criação dos grupos de segmentação é possível definir idade e gênero:

Segmentação Demográfica no Youtube

Além da segmentação demográfica, você pode filtrar o seu público-alvo através de assuntos, palavras-chaves, remarketing e canais específicos do Youtube e sites da Rede de Display.

Métricas dos anúncios em vídeo

O mais interessante é que dentro do Google Adwords você pode acompanhar todas as métricas que envolvem os seus anúncios em vídeo:

Métricas para Youtube

Essas dados vão ajudar você a otimizar e direcionar melhor a sua campanha:

Segmentação Demográfica do Youtube

Dica Final

Buraco de negro no Youtube
Como vimos o Youtube é uma excelente plataforma para veicularmos anúncios em vídeo, pois além um alcance gigantesco, temos o poder de associar esse alcance com uma segmentação complexa que faz com que nossa mensagem atinja nosso público-alvo.

O meu alerta fica ao monitoramento da campanha, tenha bastante controle com a segmentação e principalmente orçamento da campanha, pois o Youtube tem um poder de entrega muito grande e, se você não controlar e corrigir erros durante a campanha, você poderá ver todo o seu dinheiro indo para um verdadeiro buraco negro.

E por último, sempre programe uma data final para circulação de cada campanha, nunca deixe em aberto.