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15 dicas para aumentar as vendas em seu site

29 de julho de 2015 |
15 dicas para aumentar as vendas em seu site
(Banco de imagens: Shutterstock)

Hoje já é fato que um site é um importante canal de venda para qualquer empresa, mas o que poucas empresas levam em consideração é que detalhes em seu site fazem muita diferença na geração de leads e consequentemente no aumento das vendas.

Confira abaixo 15 dicas que podem ajudar a sua empresa a aumentar as vendas com auxílio do seu site:

  1. Tenha certeza que seu site é responsivo: Atualmente grande parte do tráfego de qualquer site acontece por plataformas móveis, como celulares e tablets, e caso seu site não atenda as demandas mobile corre um grande risco de ser abandonado pelo visitante. O previsto para este ano é que 29% de todas as transações de comércio eletrônico ocorram no celular ou tablet, o que aumenta a importância do site responsivo em todos os segmentos (teste seu site aqui).
  2. Tempo de carregamento do site: O tempo de carregamento do site é uma métrica fundamental para saber se as páginas carregam rapidamente. Uma pesquisa da CWCS Managed Hosting mostrou que 57% dos visitantes abandonam um site se ele demorar mais de três segundos para carregar. Na hora da compra, 24% das pessoas que abandonam o carrinho de compra o fazem devido o tempo de inatividade da página. Se levarmos isso para o mundo mobile, onde as conexões são mais lentas, um site rápido e leve faz muita diferença.
  3. Guie seus visitantes usando calls-to-action claros e relevantes: Após entrar em seu site o usuário precisa ser constantemente incentivado a realizar novas ações e interações. Botões e chamadas com contraste de cores e bem posicionados ajudam a levar o visitante adiante na jornada de compra e diminui a taxa de rejeição das suas páginas.
  4. Otimize seus formulários de contato: Os formulários de contato devem ser exibidos em áreas visíveis do site, e em todas as páginas de captação. Para aumentar a taxa de conversão exija apenas campos realmente necessários para a oferta. Com automação de marketing é possível criar áreas inteligentes onde o visitante não precisa preencher uma informação caso já tenha adicionado ela anteriormente no site e agiliza a experiência do usuário.
  5. Landing Page direta e convincente: A landing page deve ser clara, objetiva e apresentar um texto conciso, e geralmente um formulário de contato ou um call-to-action direcionando o usuário. Evite links que direcionem o usuário para fora da landing page, e explore o uso de vídeos na página de destino, pois eles aumentam em até 86% a taxa de conversão. inbound marketing
  6. Recomende produtos adicionais de acordo com as escolhas do cliente: Quando o usuário inclui produtos no carrinho de compra da sua loja online, recomendar outros produtos adquiridos por clientes que compraram o mesmo produto ou itens complementares pode aumentar as vendas e gerar um sentimento de identificação por parte do cliente.
  7. Ofereça seus benefícios de maneira clara: Ofereça suas vantagens de forma clara e direta como “frete grátis”, “10 parcelas sem juros”, “agendamos a entrega”, entre outros. Isso ajuda na tomada de decisão.
  8. Utilize selos e certificados para aumentar sua credibilidade: Ter parcerias e vínculos com empresas conhecidas ou selos e certificados confiáveis aumentam a credibilidade da sua empresa e faz com que os clientes confiem em você. Deixe essas informações visíveis no seu site e mostre esses diferenciais para seu visitante.
  9. Produza fotografias de qualidade dos produtos, adicione conteúdo (comunique valor, proporcione emoções), modo de uso e benefícios: As fotografias são as áreas que o visitante geralmente olha primeiro, por isso capriche na qualidade. O conteúdo do seu produto também deve apresentar o valor agregado da compra, mostrando os benefícios que sejam importantes para o comprador, como modo de uso, recomendações, componentes e outros.
  10. Utilize reviews ou recomendações em suas páginas de produto: Na internet 70% das pessoas confiam em recomendações de amigos e fontes confiáveis, enquanto 10% confiam mais em anúncios. Incentive seus clientes a recomendarem bem seus produtos.
  11. Estrutura do conteúdo e arquitetura de informação: A hierarquia visual e a arquitetura de informação no site são fundamentais para dar destaque ao que é de maior interesse para a sua empresa. Lembre-se que a parte superior da página é a mais importante e deve conter aquilo que é mais relevante. Em sites de e-commerce essa “área nobre” é destinada para os produtos que mais vendem e para ofertas, por exemplo.
  12. Faça com que o cliente encontre seus produtos de diversas formas: Um produto/serviço importante para a empresa deve ser oferecido para o visitante de diferentes formas e em várias páginas. Essas ofertas facilitam o caminho do usuário e aumentam as chances de que seu produto seja encontrado. Faça também a utilização de mais de um menu de navegação.
  13. Comunique-se com seu cliente e avalie a experiência de compra: Conhecer e analisar a experiência do usuário em seu site é importante para melhorar o desempenho das páginas, estrutura das informações e produção de novos conteúdos e estratégias. Pergunte aos seus clientes se eles aceitam participar deste tipo de avaliação e faça apenas perguntas essenciais para melhorar suas ofertas futuras.
  14. Anuncie para as pessoas certas: Segundo o Hubspot, 93% das compras tem início com uma busca online. Anunciar para as pessoas certas é fundamental para diminuir o custo das campanhas, por isso é possível trabalhar termos mais específicos em links patrocinados e SEO e atrair um público qualificado para o seu site.
  15. Botões de mídias sociais nas páginas: A internet é o local da interação. Incentive seus visitantes a te conhecerem mais, a interagirem com a sua marca em outras plataformas. Para isso, os botões de compartilhamento das mídias sociais devem estar em todas as páginas do site (menos na landing page) e os usuários devem ser instigados com mensagens de: compartilhe com seus amigos, curta nossa página, deixe um comentário com a sua opinião e outras.

Utilize o Inbound Marketing para turbinar as vendas em seu site

Além das dicas apresentadas aqui, são diversas as estratégias de marketing digital empregadas para atrair, converter e encantar clientes com o objetivo de aumentar as vendas da empresa e trabalhar a credibilidade online da marca. O Inbound Marketing, por exemplo, é um novo conceito de marketing com o ideal de aumentar as vendas a partir de uma experiência única para o cliente.