Fale conosco
Fale conosco pelo WhatsApp

Inbound Marketing

10 motivos para sua indústria investir em Inbound Marketing

10 motivos para sua indústria investir em Inbound Marketing
Marco Marmo

Autor

Marco Marmo

Data

24 janeiro, 2017

O modo de relacionamento com cliente foi mudando, se adaptando e inovando com o tempo, acompanhando a tecnologia.

O marketing tradicional (outbound), ou marketing de interrupção, não é mais tão eficaz, uma vez que as pessoas não querem mais perder tempo com propagandas e anúncios de produtos que não são de seu interesse.

É ai que o Inbound Marketing entra e faz a diferença.

O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing, também conhecido como Marketing de Conteúdo, é ao contrário do marketing tradicional. Ao invés de oferecer seus produtos e serviços de maneira geral e massiva, faz com que seus potenciais clientes te encontrem, baseando-se na necessidade deles.

O Inbound oferece conteúdo relevante ao prospect, atraindo sua atenção, convertendo em lead, fechando em cliente e encantando o cliente para que ele se torne promoter.

As pessoas são atraídas até sua empresa por algo que elas tem interesse, não por promoções ou propostas invasivas.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o novo marketing, veja 10 motivos para sua indústria investir em Inbound Marketing:

1- Inbound custa menos

Segundo um estudo feito pela Hubspot, obter leads com o Inbound é 47% mais barato em relação ao marketing tradicional.

O conteúdo oferecido no Inbound é disponibilizado online, eliminando os demais gastos do antigo marketing que, praticamente, depende exclusivamente de mídia paga.

Já é comprovado que o ROI do Inbound é bem maior do que do outbound.

2 – O Inbound é mensurável

Um dos grandes pontos negativos do marketing tradicional é que não se consegue medir dados como, por exemplo, quantas pessoas que assistiram a um comercial compraram o produto, induzidos por este comercial.

No Inbound você consegue testar tudo e, quando alguma das suas atividades de marketing derem retorno, você saberá em quais deve investir mais.

3 – O marketing tradicional perdeu eficiência

Os métodos tradicionais como propagandas em TV, outdoors, anúncios em revistas e jornais vem sendo ignorado pelas pessoas cada vez mais, já que anúncios que são jogados em massa atingem pessoas que não tem o perfil ou interesse para aquele produto ou serviço.

Até mesmo no ambiente online, existem ferramentas populares que impedem o recebimento de anúncios ou e-mails indesejados, direcionando-os para o spam. Assim, as pessoas não veem seu anúncio e consequentemente não sabem do seu produto, enquanto no Inbound o cliente é quem te procura.

4 – Você escolhe quem atrair

No outbound você não consegue segmentar para qual público vai enviar sua mensagem ou propaganda. No Inbound você consegue atrair o público que realmente quer ver o seu conteúdo e potenciais clientes interessados no que você oferece e na  sua empresa.

5 – O Inbound será sempre investimento

Propagandas em televisão, outdoors e revistas, por exemplo, são veiculadas por um determinado tempo, logo são retiradas de veiculação.

Mas se você investe em publicações de mídias sócias e blogs, seu conteúdo sempre estará disponível online, 24 horas por dia.

Logo, a qualquer momento as pessoas poderão ter acesso ao material oferecido e terão acesso a sua empresa.

6 – O Inbound te ajuda a fidelizar e nutrir seus clientes

É muito importante manter uma boa relação com seu cliente após ele efetuar uma compra do que é oferecido por você.

Isso faz com que, sempre que ele sentir a necessidade ou identificar um problema, lembre de você e volte a fazer negócios, podendo até indicar sua indústria para algum amigo ou parceiro e gerando novos clientes.

Nutrir seus clientes consequentemente gera mais vendas e menos gastos. A boa relação com seu cliente é um ponto importante para o sucesso.

7 – O mundo virtual está sempre ativo

Na hora de realizar compras, de interagir com outras pessoas e até quando se precisa tirar alguma dúvida, a internet é o primeiro lugar que vem à cabeça.

A praticidade e as infinitas opções ganharam a preferência dos internautas, portanto o melhor lugar para se relacionar com seus prospects, leads e clientes é, definitivamente, na internet.

O Inbound oferece diversas maneiras de capturar prospects, gerar leads, fechar e nutrir clientes.

8 – Melhora o posicionamento em pesquisas orgânicas

Dentro dos princípios do Inbound está o SEO (Search Engine Optimization), que é a otimização de sites para mecanismos de busca como o Google.

O SEO utiliza técnicas para sua empresa ficar bem posicionada nos mecanismos de pesquisa, trabalhando palavras-chave dentro do conteúdo do seu site.

Um conteúdo que seja relevante para quem lê e um site otimizado para os mecanismos de pesquisa são eficazes para um bom retorno.

Algumas pesquisas revelam que a maioria dos usuários que navegam na internet na plataforma mobile, quando entram em um site que não oferece uma boa experiência de navegação ou não está otimizado, desistem rapidamente de continuar navegando no site.

É essencial que seu site sempre ofereça uma navegação no mínimo confortável ao usuário, seja qual for a plataforma.

Um site otimizado para pesquisas sem adequação para outras plataformas, tende a perder posição no ranking. Sem contar que aproximadamente 93% dos links que os usuários clicam são resultados orgânicos.

9 – No lugar certo

Obviamente estar no lugar certo, onde seus clientes certos estão, é vantajoso, correto? O Inbound auxilia as pessoas que estão te procurando a te encontrarem.

Com sua persona definida, você vai conseguir entender os hábitos destas personas, a linguagem utilizada por elas, a maneira como preferem comprar e saberá dizer o que realmente querem saber.

10 – Landing Page

A criação de uma Landing Page se tornou essencial para o processo de conversão de visitantes em leads e para o calcular essas conversões e saber como está seu retorno sobre o investimento.

A Landing Page basicamente oferece algum material digital, como um e-book, em troca de informações de contatos desse usuário.

Assim, além de conseguir calcular quantas pessoas tem interesse no seu material e no segmento que sua empresa segue, você terá informações importantes de contato com ela para manter uma relação e poderá gerar novos leads e clientes.

Muitas empresas que já investem em Inbound Marketing pretendem manter ou aumentar o orçamento na estratégia.

Os números aumentam cada vez mais e os resultados também. Aproveite essas dicas sobre investimento em Inbound e faça uma estratégia para sua empresa.