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O que é SEO?

SEO, também conhecido como Search Engine Optimization ou otimização de sites, é uma frente do marketing digital focada em aumentar a visibilidade nos resultados orgânicos de pesquisa dos buscadores, como Google, Bing! e Yahoo. De forma geral, o SEO pode ser entendido como um conjunto de ações que podem ser seguidos por donos de sites com o propósito de levar mais visitantes até suas páginas através de resultados orgânicos (não pagos) dos buscadores, envolvendo elementos técnicos e criativos para atingir tal propósito.

Existem muitos aspectos em SEO, que envolvem desde a inserção das palavras-chave corretas em seu conteúdo até a maneira como outros sites fazem links para o seu. Engana-se que pensar que o SEO é simplesmente estruturar seu site de uma maneira que os buscadores possam entender. O SEO, acima de tudo, envolve tornar o seu site melhor para as pessoas que o acessam.

Este artigo tem por objetivo descrever todas as áreas do SEO – desde encontrar termos e palavras-chave com potencial de gerar tráfego para seu website, como tornar seu site amigável para os buscadores, como construir links e os principais fatores de ranqueamento do Google.

Por que meu website precisa de SEO?

A maioria do tráfego da web é constituído pelos grandes buscadores: Google, Bing! e Yahoo. De fato, no Brasil o Google é o buscador mais popular e corresponde a cerca de 95% de todo o tráfego em relação a seus concorrentes. Apesar de que as mídias sociais e outros tipos de canais podem gerar visitas para o seu website, os mecanismos de buscas ainda são o método primário de navegação para a maioria dos usuários de internet.

Os buscadores são incomparáveis pela maneira como levam audiência qualificada a seu site, isto é, pessoas procurando pelo seu produto ou serviço. A cada dia mais de 3 bilhões de pesquisas são feitas no Google, e se ele não conseguir encontrar o seu site ou adicionar o seu conteúdo em sua base de dados, você estará perdendo incríveis oportunidades de gerar mais vendas, leads e conversões.

Quais as vantagens do SEO?

Consultoria SEONos dias atuais, muitos profissionais de marketing e donos de empresas sabem que o SEO é um fator crítico para levar audiência para seus websites, ampliando as possibilidades de novos negócios. Se o seu site ou conteúdo não estão devidamente otimizados, tanto para usuários desktop como para mobile, você terá muitas dificuldades em atrair tráfego orgânico para o seu site.

Abaixo, separamos alguns dos mais importantes benefícios que você pode obter ao trabalhar o SEO:

1. Otimização não significa apenas rankings melhores, mas também uma melhor experiência ao usuário

Não há dúvidas de que a experiência do usuário é um significativo fator de ranqueamento. Os mecanismos de buscas querem ver um site bem estruturado para usuários de dispositivos móveis, sinais de qualidade do site como tempo médio de visita, quantidade de páginas acessadas por visitas e uma boa integração entre conteúdo de texto com fotos e vídeos relevantes. Estes são todos elementos importantes para fornecer uma boa experiência a seus visitantes. Em outras palavras, ao otimizar o seu site para SEO, você estará automaticamente melhorando a experiência do seu usuário. E uma boa experiência do usuário significa maiores taxas de conversão, maior confiabilidade e, também, maior lealdade a sua marca.

2. O custo de trabalhar SEO é menor em comparação a publicidade digital

Os resultados orgânicos de pesquisa são essencialmente gratuitos. Quando você está listado nas primeiras posições, você não precisa pagar pelos cliques que recebe ou alocar verba para publicidade. Com esforço e trabalho constante você pode assistir o seu site conseguir tráfego de forma consistente. Em comparação com a publicidade digital, por exemplo, você não precisa pagar 3, 4 ou 5 reais a cada clique que você receber dos resultados de pesquisa. Diferentemente de mídia paga, seu tráfego não vai despencar a zero quando o seu investimento de publicidade precisar ser cortado.

3. Retorno do Investimento (ROI) melhor do que anúncios

Quando você consegue 1000 visitantes através de uma campanha de anúncios, com uma taxa média de conversão de 5%, seu retorno do investimento estará diretamente relacionado a seu investimento em publicidade. Enquanto que a mesma taxa de conversão através de resultados orgânicos proporcionará um lucro sem nenhum gasto com publicidade. Os únicos custos de SEO são os custos de contratar uma boa empresa de SEO. A menos que você tenha experiência em programação de websites e entenda o funcionamento dos algoritmos do Google, você precisará de um profissional de SEO ou agência de marketing digital para levar este tráfego a seu website.

4. SEO recebe 70% a mais de cliques do que links patrocinados

Os resultados orgânicos de pesquisa superam os resultados patrocinados. Muitos usuários tendem a pular resultados patrocinados, associando a propagandas intrusivas não relacionadas com sua pesquisa. Por outro lado, os usuários confiam no algoritmo do Google em seus resultados orgânicos. Ao investir em SEO, você provavelmente estará levando mais tráfego do que empresas que competem pelas mesmas palavras através da plataforma de publicidade do Google – o Google Adwords.

5. SEO é mensurável

Trabalhando SEO, você pode mensurar suas conversões e a origem de suas conversões. Você também pode mensurar o progresso dos rankings do seu website e seu tráfego orgânico. Com as ferramentas certas (ou com uma agência de SEO), você poderá mensurar quais as palavras-chave mais valiosas para atrair novos clientes até o seu site.

6. SEO contribui para vendas offline

Seus consumidores fazem pesquisas online enquanto visitam sua loja? Com certeza! Pelo fato de a maioria das pessoas fazer pesquisas online, o SEO também contribui com as vendas offline. Isto é porque os consumidores iniciam sua jornada de compra pesquisando na internet através dos buscadores, mas terminam visitando sua empresa ou fazendo uma ligação para comprar seus produtos. Sendo assim, o SEO é um grande aliado das vendas offline.

7. SEO te ajudará a ganhar market share

Ganhe market share ao ser o primeiro. Se você é a primeira opção, seus consumidores não vão procurar sobre as outras muitas alternativas. Por que? Porque 75% das pessoas nunca visitam a segunda página de resultados.

8. SEO aumentará os seguidores de suas mídias sociais

O SEO contribuirá para aumentar sua base de seguidores nas mídias sociais. Conforme os visitantes cheguem até seu site, eles provavelmente encontrarão os ícones para suas mídias sociais e podem começar a seguir seus perfis. Um bom trabalho de SEO pode te gerar milhares de visitantes a seu site, dos quais você pode esperar que uma porcentagem se tornem seguidores nas redes sociais.

9. Os resultados de SEO não são voláteis

Diferentemente da publicidade digital, os efeitos do SEO não são sazonais. Eles não desaparecem do dia pra noite se você parar de trabalhar. Necessariamente, você precisará fazer ajustes, atualizações e monitoramento para se manter nas primeiras posições. Mas uma vez que você conquiste estas posições, os resultados permanecerão por meses e até anos.

10. SEO é o investimento mais inteligente que você pode fazer em marketing

Os benefícios do SEO são vários, como vimos até aqui. É por isto que o SEO é o investimento de marketing mais inteligente que sua empresa pode fazer. É um ativo de longo-prazo para o seu negócio. Ele tem a capacidade de gerar tráfego, leads e vendas. E não requer investimentos de mídia. Seus consumidores estão pesquisando sobre assuntos relacionados ao que você oferece neste momento. Se você quiser crescer os negócios da sua empresa sem ligações frias, networking ou outras formas de marketing de interrupção, investir em SEO é a melhor opção.

Vantagens de contratar uma agência de SEO para sua empresa

Agora que você já sabe o que é SEO e os incríveis benefícios que ele pode trazer a sua empresa, você provavelmente está pensando: trabalhar com uma agência de SEO ou fazer o trabalho internamente?

Empresa de SEO

Como uma empresa líder de SEO, sabemos que existem muitos benefícios de deixar que profissionais especializados estejam a frente desta importante estratégia de marketing. No longo-prazo, esses benefícios vão superar a economia de custo que você possa ter ao tentar trabalhar o SEO internamente, especialmente se você está com pouco tempo ou ainda é inexperiente.

Vamos falar sobre alguns dos benefícios de contratar uma empresa de SEO para trabalhar com você em seu website, e como terceirizar o seu SEO pode te ajudar a melhorar seus rankings, sua geração de leads e levar mais vendas para sua empresa. E, por consequência, diminuir dramaticamente seus custos em marketing.

Empresas de SEO tem experiência

Você pode saber o básico de SEO, ou ter lido artigos e posts de blog sobre o tema. Você provavelmente já pode ter tentado implementar algumas táticas em seu site para ver se traria resultados.

Mas o sucesso do seu negócio não pode ser baseado em experiências. Se você não sabe o que está fazendo, então é possível que seus esforços em SEO virem contra você e prejudiquem sua empresa, ao invés de ajudá-la.

Empresas de SEO tem experiência e conhecimento necessários para tomar as decisões mas inteligentes para seu site que resultam em aumento de ranking e visibilidade para o seu negócio.

Ao fazer parceria com uma experiente empresa de SEO, você estará se assegurando de lidar com mudanças inesperadas de algoritmos ou mesmo penalidades. Agências de SEO já vivenciaram estes problemas muitas vezes antes, e podem te guiar a lidar com cada imprevisto.

Empresas como a WSI tem experiência trabalhando com uma grande variedade de clientes em diferentes indústrias, o que as permite lidar apropriadamente com sua situação atual, necessidades e expectativas. Uma agência de SEO pode te ajudar a implementar os métodos que são cruciais para melhorar sua visibilidade nas buscas, aumentando suas chances de atingir clientes potenciais ou leads, ao mesmo tempo em que reduz o montante que você precisa investir em outras ações de marketing.

Empresas de SEO alcançam melhores resultados

Como mencionado, você não deve deixar o sucesso da sua empresa em experimentos que podem prejudicar o seu site, ao invés de ajudá-lo. Mesmo que você tenha boas intenções e tenha pesquisado a fundo sobre o tema, é possível que você simplesmente não obtenha o mesmo nível de sucesso online que obteria com um profissional de SEO.

Uma empresa de SEO com muitos anos de experiência estará pronta para avaliar seu website, seus objetivos e seus concorrentes a fim de criar uma plano compreensível para aumentar sua visibilidade nos buscadores. Elas estarão prontas a rastrear seu progresso e ajustar seus planos para assegurar de que sua empresa está no caminho certo para atingir os melhores resultados.

Contratar uma empresa de SEO te permite focar naquilo que você é melhor

Se você está lendo sobre SEO, provavelmente você pode estar pensando quando que você encontrará tempo para otimizar seu site, escrever novos conteúdos e construir links. Você também pode estar preocupado de não estar atingindo conhecimento suficientes para lidar com estas tasks, ou que você não conseguirá atingir seus objetivos de forma rápida o suficiente para aumentar a visibilidade do seu site.

Se você trabalhar com uma empresa profissional de SEO, você estará apto a focar naquilo que você faz melhor – gerenciar seus negócios – enquanto a empresa toma conta do resto. Você também ficará menos estressado sobre como seu website está performando nos mecanismos de buscas porque você terá a ciência de que um grupo de profissionais altamente capacitados estão tomando conta disto para você.

Diferença entre SEO e Links Patrocinados

SEO e Google Adwords, também conhecido como links patrocinados, são os principais componentes do Marketing de Busca – ou Search Engine Marketing (SEM) – e estão entre as estratégias mais importantes dentro do marketing digital. Embora tenham algumas similaridades, estas duas estratégias não são iguais.

O que é o Google Adwords

Se você está começando no marketing digital, é provável que já tenha escutado ou lido termos como PPC, Adwords, CPC, leilões, taxa de cliques, sem ainda saber o que estas palavras significam.

De fato, o Google Adwords é uma plataforma de publicidade desenvolvida pela Google. Os anunciantes podem utilizar esta plataforma para posicionar seus anúncios nas páginas de resultados do Google, no Gmail, no YouTube e em outros milhares de websites que participam da rede de websites parceiros do Google – isto é, sites que cedem alguns espaços para que anúncios do Google sejam alocados. Este é o Google Adsense.

Diferentemente de SEO, em que todo o tráfego recebido é gratuito, no Google Adwords você é um anunciante, e pode escolher pagar quando alguém clica em seu anúncio (Custo por Clique ou CPC) ou quando alguém visualiza seu anúncio (Custo por Mil Impressões ou CPM)

Todo o sistema do Adwords trabalha como um grande leilão onde os anunciantes competem pelos espaços de publicidade disponíveis, tanto na página de resultados do Google, como em formatos gráficos de anúncios que são colocados pelos websites da rede. Esta é a rede de display.

Para iniciar uma campanha, o anunciante precisa escolher palavras-chave que façam sentido para seu setor de atuação, dar um lance nestas palavras e programar seu orçamento diário. A cada clique gerado pelo Google Adwords, o anunciante terá o valor do lance (ou aproximado) debitado de sua conta. É uma solução super efetiva para empresas que ainda não possuem uma forte presença digital para levar tráfego qualificado e rápido para seus sites.

Google AdWords vs SEO

Agora que você já tem uma ideia geral sobre o Google AdWords, vamos ver como eles se comparam. O tráfego do AdWords é pago, enquanto que o tráfego de SEO não envolve investimentos de mídia;

  • Os links patrocinados do AdWords aparecem no topo e ao final das páginas de resultados de pesquisa do Google, e sob certas condições você pode entrar rapidamente entre as primeiras posições. Enquanto isso, em SEO, você precisa trabalhar muito mais para aparecer nas primeiras posições dos resultados orgânicos de pesquisa.
  • AdWords produz efeitos imediatos, uma vez que você pode criar campanhas de anúncios e quase que instantaneamente começar a receber tráfego. Já em SEO, os resultados começam a surgir de médio a longo prazo.
  • Quando você para suas campanhas de AdWords, o tráfego também é interrompido. Em SEO, uma vez que você esteja recebendo tráfego orgânico, os resultados continuarão ao longo do tempo.
  • Com o AdWords você pode fazer publicidade em sites parceiros do Google que utilizam o Google Adsense, enquanto que os resultados conquistados em SEO ficam nas páginas de resultados de pesquisa.

Como funciona o Google

O Google, assim como outros buscadores, utilizam programas automatizados chamados “crawlers” ou “spiders”, que são como robôs que rastreiam a internet para identificar todo seu conteúdo. Os crawlers salvam cada página que eles encontram em um indexador, que o permite saber exatamente onde cada palavra pode ser encontrada. Essa enorme base de dados é o que permite ao Google retornar resultados a cada vez que uma pesquisa é feita na web.

O que diferencia o Google de outros buscados é o seu método de ranquear os resultados de pesquisa. O Google desenvolveu um algoritmo chamado PageRank, que dá uma nota para cada página na web e determina sua relevância para aparecer em determinada nos resultados para determinada pesquisa.

Para o Google, relevância significa mais do que encontrar uma página com as palavras-chave certas. Hoje, centenas de fatores (mais de 200 fatores) influenciam a relevância de uma página para determinado tema.

Os buscadores normalmente assumem que quanto mais popular é um site, uma página ou um documento, mais valiosa as informações neles contidos aparentemente são.  Popularidade e relevância não são determinadas manualmente. O Google emprega equações matemáticas (algoritmos) para classificar a relevância e então ranquear os sites em ordem de qualidade.

Este vídeo abaixo do Matt Cutts ilustra todo este processo:

Fatores de Ranqueamento do Google

O Google utiliza cerca de 200 fatores diferentes para ranquear um site dentro dos resultados de pesquisa. Isto pode parecer intimidador para aqueles que estão começando o processo de ranquear seus sites.

Mas aqui tem um segredo. Nem todos os fatores são igualmente importantes. Alguns tem grande peso, enquanto outros não fazem tanta diferença em seu mercado. Se você estiver começando seu site e tentar descobrir quais os fatores mais importantes, separamos alguns.

Conteúdo

O conteúdo é um dos mais importantes fatores de ranking do Google. Para quem acompanha a evolução do SEO, já sabe que isto não é novidade. Mas nos anos recentes, houve uma mudança de conteúdos que, antes eram escritos focados em palavras-chave, e agora são escritos de maneira mais natural e relevante para o usuário.

O conteúdo influencia diretamente outros fatores de ranking, como taxa de rejeição (bounce rate) e Taxa de Cliques (CTR). Então, para melhores resultados, assegure-se de que seu conteúdo seja compreensível e relevante para sua audiência.

Backlinks

Os backlinks são links de sites externos que utilizam o seu conteúdo como uma referência. E este sempre foi e tem sido um dos mais importantes fatores de rankings. No entanto, é preciso cautela. Quanto mais links apontarem para o seu conteúdo, melhor, contanto que sejam de um número variado de domínios de autoridade.

A chave para construir links é criar conteúdos de destaque, que as pessoas tenham como referência, e então promovê-lo. Quando outros sites de autoridade do mesmo segmento lerem e fizeram links para o seu conteúdo, então o Google vai ler os backlinks que o seu conteúdo gerou e vai considerá-lo mais relevante.

Quando seu conteúdo ganha um número significativo de backlinks de qualidade, você estará cobrindo 3 importantes fatores de ranking: número de backlinks, autoridade do domínio, e diversidade de links.

Experiência para usuários móveis

Uma das mudanças mais importantes de SEO recentes é que agora o Google está indexando primeiro a versão mobile, e depois a versão desktop dos websites. Isto implica dizer que a otimização para dispositivos móveis é um fator de SEO extremamente importante.

Hoje, já é mais importante do que nunca que seu conteúdo seja responsivo a todas as plataformas mobile e ofereça uma excelente experiência ao usuário quer seja o meio que ele utilize para acessá-lo.

Outro ponto importante é que o Google divulgou um artigo recomendando que, caso você esteja em processo de construir uma versão mobile do seu site, não a lance até que esteja finalizada. Lançar uma versão mobile inacabada do seu website pode acabar prejudicando seus rankings, em vez de ajudar. Neste caso, é melhor manter seu website com a versão desktop até que a versão mobile esteja pronta.

Tempo de carregamento

Um outro importante fator de ranking diz respeito a velocidade de carregamento da página. Este fator está diretamente relacionado a outros fatores, como experiência do usuário e taxa de rejeição. De fato, 80% das pessoas abandonam os websites que carregam em mais de 3 segundos. Isto implica em uma alta taxa de rejeição, que significa, consequentemente, um sinal para o Google não atribuir uma boa posição.

Segurança

Existem muitos outros fatores técnicos de grande importância nos rankings do seu website, e dentre eles destacam-se os protocolos de segurança.

Existe uma correlação entre sites que utilizam o protocolo de segurança HTTPS e os rankings na primeira página dos resultados de pesquisa do Google. A própria empresa já confirmou que websites que utilizam o protocolo de informações criptografadas terão rankings melhores do que aqueles que não o utilizam. Além do mais, websites que não mudarem para o protocolo HTTPS serão marcados como inseguros dentro Google Chrome.

Como funciona o SEO

Imagine que você tenha criado um website para sua empresa. Seu site é tão novo a ponto de sequer ser listado no Google. Você, então, começa a incluir informações relevantes, fotos, vídeos e links em seu website guiando visitantes para outros recursos. Mesmo assim, você percebe que seu site pode não atingir o topo das páginas de resultados de pesquisa, e quando alguém procurar por um termo relacionado a sua empresa, provavelmente irá encontrar concorrentes com sites inferiores ao seu em posições melhores. Isto é, por mais que seu site esteja esteticamente atrativo, existem algumas táticas e boas-práticas para te colocar a frente dos seus concorrentes.

O processo de para se obter bons resultados de SEO não é secreto, e seguindo as boas práticas em 3 pilares você estará muito mais perto do sucesso:

SEO On-Page

SEO OnpageSEO On-Page refere-se a prática de otimização de conteúdo e código HTML de uma página. Sendo o oposto ao SEO Off-Page – que refere-se a links e outros fatores externos. O SEO On-Page leva em consideração todos os aspectos de uma página que, quando trabalhados em harmonia, vão elevar seus rankings nos resultados de busca. Conforme o Google se torna mais sofisticado, um dos fatores de otimização on-page é a relevância. O quão importante é sua página para determinada pesquisa? É desta maneira que você deve pensar ao desenvolver uma página.

Trabalhar SEO On-Page envolve esforços em diferentes modalidades, como tags, palavras-chave, cabeçalhos, linkagem interna e conteúdo. Listamos os principais fatores de otimização de SEO On-Page:

  • Título e Meta Descrição

O título da página é um dos fatores mais fortes de relevância de um buscador. A tag de título (<title>) visa fornecer a descrição precisa do conteúdo das páginas. Os mecanismos de buscas o utilizam o título principal das páginas nos resultados de resultados. Incluir uma palavra-chave no título é uma boa prática que vai indicar aos buscadores o que deve ser ranqueado. Meta descrições são aquelas descrições que você encontra logo abaixo de determinado resultado de pesquisa. Editar as meta descrições de suas páginas vai te levar a ganhar mais cliques dos usuários, que terão uma descrição relevante sobre aquilo que estão prestes a clicar.

  • Tag de cabeçalho H1

A tag H1, ou tag de cabeçalho é um poderoso fator de relevância que serve como uma descrição do conteúdo das páginas. Ao incluir uma palavra-chave na tag H1 do seu conteúdo, você estará indicando que a parte principal do seu conteúdo está relacionado a uma palavra-chave da qual você quer posicionar.

  • Otimização de imagens

Não é apenas o texto que precisa ser otimizado em uma página, mas os outros elementos de mídia também. As imagens, por exemplo, podem enviar aos buscadores sinais de relevância através de seu texto alternativo, título e descrição.

  • Linkagem interna

Construir links dentro de seu conteúdo para as páginas mais importantes do site é uma forma de dizer ao Google que aquela palavra que foi linkada, é extremamente relevante para a página que receberá o link.

Conteúdo

Apenas criar um site não basta para ser encontrado na web. É preciso criar conteúdo de qualidade, que responda as dúvidas, intenções e problemas do seu potencial cliente.

As empresas que hoje figuram nas primeiras posições do Google para diferentes tipos de pesquisa são aquelas que já aprenderam a importância do conteúdo para ser encontrada por mais pessoas procurando por seus produtos e serviços. Isto significa, também, que estas empresas não querem que os visitantes cheguem somente uma vez até seus sites, mas que retornem outras muitas vezes. Este é o motivo pelo qual o conteúdo é tão importante em SEO. É através dele que você vai levar visitantes ao seu site.

Existem dois importantes aspectos a se levar em conta ao quando falamos de conteúdo para SEO: qualidade e quantidade.

O conteúdo de qualidade significa que seu conteúdo deve estar bem redigido, respondendo a intenção de pesquisa do usuário e mostrando que você sabe e entende do assunto. Para o propósito de SEO, o conteúdo deve ser estar otimizado com as técnicas de SEO on-page, ser informativo e interessante a ponto de fazer com que os visitantes saiam com a impressão de ter aprendido algo importante.

A quantidade, por sua vez, refere-se a periodicidade com a qual você adiciona novos conteúdos em seu site. Seu site deve ser ter conteúdos novos e atualizados regularmente. Um visitante do seu site pode retornar diversas vezes, mas se o seu conteúdo for sempre o mesmo, então provavelmente não haverá razão para que ele volte.

Link Building

Link Building ou SEO Off page pode ser entendido como o processo de conquistar links de sites com alta autoridade, qualidade e relevância para referenciarem suas páginas como uma fonte de credibilidade para determinado tema. O foco do processo deve ser a conquista de links de qualidade e relevância, sem se esquecer que a diversidade  dos links tem significativo impacto nos rankings dos buscadores;

Em geral, a popularidade de um website ou blog é determinada pelo número de links que recebe de outros sites, também chamados de backlinks. Ao criar um website ou blog é sempre recomendável planejar uma estratégia para conseguir links de sites relevantes de forma a aumentar a visibilidade nos buscadores.

Receber links de sites de autoridade é sempre recompensado pelo Google, e uma estratégia eficaz não se constitui apenas em receber um número ilimitados de links, mas, sim, de receber links genuínos de sites confiáveis.

Alguns benefícios do link building incluem:

  • Maior visibilidade para o seu site nos resultados de pesquisa;
  • Receber tráfego de outros sites que fizeram links para o seu;
  • Links de qualidade significam que seu site será visto como uma fonte valiosa de informação e recursos;
  • Ajuda a indexar seu site mais rapidamente na página de resultados;
  • É considerado um aspecto extremamente importante em SEO.

Listamos os principais elementos de link building para o seu site ter melhores resultados.

  1. Número de domínios diferentes apontando para seu site: O número de domínios diferentes que apontam para o seu site é um dos mais importantes fatores de ranqueamento. Significa que outros sites da rede confiam no seu conteúdo a ponto de referenciá-lo.
  2. Autoridade do domínio da página que aponta para seu site: Links recebido de domínios com alta autoridade são mais relevantes do que os de baixa autoridade. Ao planejar sua estratégia de link building, preze sempre por receber links de sites com maior autoridade.
  3. Diversidade dos links: Receber muitos links de um mesmo tipo pode ser um indicativo de spam e impactar seus rankings de forma negativa.

Consultoria de SEO da WSI

Estar nas primeiras posições de pesquisa no Google tem sido um objetivo comum entre empresas que buscam excelência na internet. SEO e links patrocinados são as duas fontes primárias para que empresas consigam aumentar sua visibilidade e se posicionar para seu público-alvo através de resultados de pesquisas.

Embora os métodos se complementem em uma estratégia de busca ampla e integrada, pesquisas mostram que 60% a 70% dos usuários clicam diretamente em resultados orgânicos em vez de um resultado patrocinado.

Conforme o algoritmo do Google sofre constantes transformações – tornando-se cada vez mais complexo – empresas encontram um desafio cada vez maior para ter seus websites posicionados entre os primeiros resultados de busca. Pensando nos desafios destas empresas, a WSI – consultoria especializada em SEO – desenvolveu a metodologia Adaptive SEO™, sendo esta capaz de resistir e se adaptar as transformações constantes dos mecanismos de busca.

Metodologia de SEO da WSI

O modo de trabalhar e mensurar resultados de SEO mudou. Hoje em dia, o SEO trata-se de conteúdos otimizados, relevantes, atualizados e que geram leads para empresas de diversos segmentos.  A cada dia mais de um bilhão de pesquisas são realizadas no Google, e uma empresa de SEO deve ser capaz de trabalhar em uma metodologia que possa antever e se adaptar as atualizações constantes dos mecanismos de busca, sem prejudicar o posicionamento de busca de seus clientes.  Esta é a metodologia da WSI.

Nossa metodologia envolve uma hierarquia de 5 etapas fundamentais para otimização de sites. De modo integrado, cada etapa possui uma representatividade única para o sucesso da estratégia de SEO.

  • Análise Concorrentes e Palavras-Chave

A escolha das palavras-chave certas é a mais importante etapa dentro de uma estratégia de SEO. Analisar o que o seu público procura, quais os volumes de pesquisa de cada palavra, a concorrência por termos específicos e o potencial de retorno que cada palavra pode trazer a sua empresa é o primeiro passo da consultoria de SEO da WSI.

A WSI acredita que o sucesso de uma estratégia de SEO também passa por uma completa análise de concorrentes com o objetivo de conhecer suas estratégias de posicionamento, o que nos possibilitará um plano de ação adequado para a obtenção de vantagens competitivas.

  • Fundamentos Técnicos de SEO

O universo do SEO exige habilidades técnicas para que o planejamento de palavras-chave possa ser sustentado. Uma vez todas as palavras-chaves tenham sido levantadas, os esforços se concentram no principal objetivo do SEO: ser encontrado pelo Google.

Estrutura do Conteúdo, SEO on-page, link building, experiência do usuário e adaptação do conteúdo a dispositivos móveis são fatores com grande relevância em SEO.

A WSI trabalha com as melhores ferramentas de SEO do mercado que dão a base para nossos profissionais especializados identificar e trabalhar todos os fundamentos técnicos que seu site precisa preparar, corrigir e organizar para estar presente nas melhores posições do Google.

  • Estratégia de Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo cada vez mais ganha espaço na indústria do marketing digital. De fato, o conteúdo de um website é a principal área de atenção para a maioria das atualizações do Google.

Com o objetivo de retornar aos seus usuários os melhores conteúdos possíveis de acordo com suas buscas, o Google incentiva webmasters a criarem conteúdos que se conectem exatamente com as buscas dos usuários. Os conteúdos que oferecem melhor experiência aos usuários serão recompensados com as primeiras posições.

Com a estratégia de marketing de conteúdo da WSI, buscaremos entender exatamente o que seu público-alvo procura e construir conteúdos notáveis, permitindo a indexação de páginas e aumento de tráfego orgânico e conversões no seu site. Estes conteúdos serão estrategicamente disponibilizados em diferentes canais, permitindo tanto maior relevância junto ao Google como maior socialização através de mídias sociais.

  • Otimização em Mídias Sociais

Nos tempos atuais as atividades de busca não limitam-se apenas aos mecanismo de busca, como o Google. As buscas também acontecem em mídias sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram, Youtube. Desenvolver conteúdo notável voltado para seu público-alvo não é o suficiente. É preciso divulgá-lo, torná-lo popular e assegurar que as pessoas estão lendo e compartilhando.

A WSI acredita que não há propósito em desenvolver conteúdos em que as pessoas não terão acesso. A estratégia de otimização em mídias sociais passa pela atualização constante em diversas plataformas, com o objetivo de levar mais visitantes para seu site e fortalecer suas páginas dentro dos mecanismos de busca.  Acreditamos que a otimização em mídias sociais é fundamental para estabelecer vantagem competitiva ao levar sua comunicação para um grande público baseado nos seus objetivos de negócios.

  • Medir e Melhorar

Todas as ações referentes ao marketing digital precisam ser constantemente mensuradas e monitoradas. Uma ação que traz resultados hoje, não é garantia de resultados no mês seguinte. Como uma consultoria de SEO, a WSI tem o comprometimento de estabelecer indicadores de qualidade que darão uma visão detalhada do desempenho de cada uma de suas ações online e guiarão os próximos passos a serem adotados para o alcance dos objetivos estratégicos.

A WSI possui as melhores ferramentas de análise de SEO, permitindo a construção de relatórios personalizados e em tempo real sobre o desempenho de todas as ações online.

Benefícios do SEO para sua empresa

O SEO pode parecer complexo se comparado ao marketing tradicional. E na verdade é. Mas, como em qualquer trabalho complexo que seja realizado de forma eficiente, existem inúmeros benefícios para as empresas que adotam esta metodologia.

  • Sua empresa melhorará seu posicionamento orgânico, pois você estará focado em engajamento social em todas suas campanhas.
  • Mais pessoas vão te encontrar online, pois você estará combinando SEO e Mídias Sociais – o que aumentará o seu índice de engajamento.
  • Aumentará o conhecimento da sua marca, o que você faz, e a quem você serve, fortalecendo sua credibilidade.
  • Mais conversões no seu site para atingir seus objetivos de negócios.
  • Melhoria de sua transparência e reputação online.
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