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Marketing de Conteúdo

Como apresentar um bom texto para o seu cliente?

Como apresentar um bom texto para o seu cliente?
Marco Marmo

Autor

Marco Marmo

Data

24 abril, 2013

O marketing de conteúdo é um dos serviços mais solicitados pelas empresas. Afinal, é uma maneira eficaz de engajamento com o público-alvo e uma ferramenta essencial para a estratégia de marketing digital.

Antes de pensar na estrutura do texto, você precisa analisar o que foi solicitado pelo cliente. O próximo passo é pensar no objetivo do conteúdo e para quem será direcionado. É fundamental que todo texto tenha um propósito. Afinal, o intuito do comprador é alcançar os usuários que estejam interessados na sua indústria e transformá-los em potenciais clientes. Segundo dados do Hubspot, 93% dos processos de compra são iniciados a partir de uma busca online. Ou seja, se o seu artigo responder as perguntas dos internautas, você tem mais chances de conquistá-los.

A forma de chamar a atenção do cliente mudou. O marketing tradicional focava apenas no produto, o inbound marketing tem como ponto de referência o comprador e a solução dos seus problemas. Por isso, o conteúdo precisa ser relevante e otimizado para que seja encontrado e posicionado nos motores de busca.

A seguir, separamos 4 passos para fazer um conteúdo focado em atrair clientes potenciais.

4 passos para vender mais através do seu conteúdo

1. Como as pessoas pesquisam sobre a sua indústria?

Essa é a pergunta que você deve fazer antes de traçar uma estratégia. Estude o nicho de mercado que você atua e pense quais poderiam ser as principais dúvidas das pessoas em relação a sua indústria.

Produza materiais explicativos que solucionem as principais questões dos consumidores, como vídeos, entrevistas, infográficos, e-books, whitepapers, entre outros.

2. Quem é a minha buyer persona?

Conhecer o público-alvo é muito mais do que saber quem é o seu cliente ideal. Além disso, você deve identificar em que jornada do comprador essa pessoa se encontra.

Segundo o conceito inbound marketing, o consumidor passa por três estágios: consciência, consideração e decisão. A etapa de consciência é quando o usuário  já percebeu que tem um problema ou uma oportunidade.

Na fase de consideração a buyer persona já tem definido o seu problema e no último estágio já definiu qual é a solução.

Isso significa que para segmentar ações por curso e chamar atenção das pessoas corretas, a sua mensagem precisa ser passada no lugar, tempo e de forma certa.

3. Como fazer um conteúdo relevante?

Depois de definir quais são as principais dúvidas sobre o seu negócio e quem é a sua buyer persona, o próximo passo é produzir um material que atenda a necessidade  do seu público-alvo. Para isso você precisa atentar para alguns detalhes como:

Título: A chamada do seu texto deve ser interessante para que atraia o usuário  no primeiro momento. Use termos relevantes e utilize até 60 caracteres.

Links externos e internos: Utilize referências em seus textos. Busque fontes relevantes e estatísticas que ajudem a defender a ideia principal do seu conteúdo. Estimule o leitor a continuar no seu site através de posts relacionados, vídeos, infográficos e botões de compartilhamento para redes sociais.

Call-to-action: Os CTA’s são as chamadas de ação. Ou seja, links que levam os internautas a realizarem determinadas ações. Eles levam os clientes para uma landing page (página de destino) com formulários para adquirir um produto ou uma oferta. Além de facilitarem a navegação do usuário, os CTA’s  ajudam a converter visitantes em leads.

4.  Como otimizar o meu conteúdo para os motores de busca?

Não adianta você passar  por todos esses estágios e não ser encontrado pelos motores de busca. Por isso, as estratégias de SEO são fundamentais para qualquer plataforma digital.

Veja as principais:

  • Inclua palavras-chaves, sinônimos e variações;
  • Metadescrição chamativa;
  • Aparência amigável;
  • Use bolding e espaços em branco;
  • Imagens com título e título alt;
  • Palavra principal na URL;
  • Subtítulo com palavra-chave destacada;

Não se esqueça de distribuir esse material nos locais corretos e mensurar os resultados, pois essa análise é fundamental para os próximos passos do seu planejamento de marketing digital.

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