Fale conosco pelo WhatsApp

O que você deve considerar ao escolher um tema no WordPress

10 de maio de 2017 |
Wordpress
(Banco de imagens: Shutterstock)

Causar uma primeira boa impressão ao usuário do seu site é fundamental. E isso passa muito  pela escolha do seu tema em wordpress. Além de visualmente bonito , é essencial que ele apresente ferramentas e soluções que reduzam o seu trabalho na codificação.

Hoje , como tudo na internet , conseguimos muitas opções gratuitas. Em contrapartida muitos preferem investir em temas pagos. Mais quais as vantagens e desvantagens ?

Um tema Free , em sua maioria , é composto apenas do código fonte. Uma vez que não se trata de um item registrado, algumas partes podem não corresponder ao tema em si. Além disso , será imprescindível conhecimentos de programação para instalação e configuração.

Por outro lado, um tema pago te oferece algumas soluções mais elaboradas. Em sua maioria existem importadores de conteúdo, onde é possível com poucos cliques importar todo o conteúdo e ter seu site funcionando 100%. Suporte também é um diferencial importante, onde é possível entrar em contato direto com o dono do tema , caso haja algum problema.

Além dos fatores citados acima , há outros pontos a se atentar.

Atualização periódica do tema

Por se tratar de uma plataforma colaborativa, o wordpress conta com atualizações de certa forma frequentes. Fazer com que seu tema acompanhe essa evolução é de grande importância. Plugins, principalmente, precisam estar sempre atualizados, diminuindo assim a chance de bugs, invasões, ou mal funcionamento.

Neste ponto surge a importância da escolha de um bom tema. Uma vez comprado de uma empresa/site/desenvolvedor que já possua credibilidade na web, ou então possua diversos temas sendo usados , a chance de seu tema estar sempre atualizado aumenta muito, pois tais empresas/desenvolvedores se preocupam em entregar o melhor produto possível.

Tema Responsivo

Não é segredo para ninguém que cada vez mais dispositivos mobile estão virando nossos principais aliados em busca de informação rápida. Com isso, o aumento constante de usuários que acessam sites/blog/ecommerce só vem crescendo.

Sabendo disso, um tema responsivo é de total necessidade. Buscar um tema que se adeque a diversos dispositivos móveis, diferentes tamanhos de telas desktops, tablets e etc , é fundamental. Portanto tendo um template que faça isso de forma automática, onde não será necessário uma adequação via código, por exemplo , ajudará muito no desenvolvimento.

Requisitos de SEO

Além de ter um site na web, é ainda mais importante que ele seja visto. Nesta etapa entra a parte de SEO. Um template que contenha boas práticas de desenvolvimento, respeite normas e adequações impostas por órgãos controladores da web e acompanhe novas atualizações , é muito importante.

Além disso , a utilização de um plugin que auxilie nessa tarefa é muito bem vindo. Um dos mais famosos, se não for o mais conhecido , é o SEO by Yoast. Vale a pena conferir.

Segmentar a busca

Quanto mais o tema se aproximar da sua necessidade, menor será seu trabalho na customização. Buscar um template que se comunique com seu negócio, é de certa forma uma tarefa simples. Sites de diferentes segmentos possuem diferentes funcionalidades. Um site de academia, por exemplo, necessita de uma área para horário da aulas, diferente de um site apontado para o ramo financeiro.

Grandes sites distribuidores de temas já possuem tal funcionalidade , facilitando ainda mais nossa vida. Com apenas alguns cliques, é possível chegar na categoria que julga mais adequada e achar o template ideal.

Suporte

Como já citado anteriormente, caso sua escolha seja um tema pago, ele te entregará algumas coisas a mais, comparado a um gratuito. Dentre as mais importantes se encontra o suporte.

Ter um suporte para qualquer problema é de completa ajuda. Alguns oferecem e-mails para contato direto,  outros um atendimento via chat, ou até mesmo via telefone. O importante é você ter uma forma de entrar em contato.

Importação de conteúdo

Quando um tema é comprado, também pode acontecer em temas gratuitos, existe a opção da importação de conteúdo e plugins que foram utilizados no desenvolvimento. Isso facilita , pois páginas e posts já ficam criados, possibilitando apenas a edição de conteúdo.

Geralmente um arquivo de documentação é enviado junto ao template, e com uma leitura rápida já é possível saber o passo a passo e não passar por problemas na importação.

Page builders ou construtores

Alguns temas dispõem de page builders , conhecidos mais como construtores , que auxiliam na construção da estrutura das páginas. A vantagem é que não há necessidade de conhecimentos na área de programação para utilização.

Esses construtores oferecem muitos elementos já compostos ho HTML5 , o que ajuda a deixar seu template compatível com novos sites. Portanto é uma boa forma de ganhar tempo na customização.

Wordpress

Como visto acima, existem alguns cuidados e recomendações a serem consideradas na escolha do seu tema em wordpress.

A opção de um tema gratuito ou pago cabe diretamente a você , portanto é sempre necessário pensar nos benefícios que um investimento possa trazer. Pensando nas melhores ferramentas e benefícios , com certeza é possível ter um site muito bom para o seu negócio.