Entenda os principais conceitos de Social Media Optimization (SMO) e como usá-los no seu negócio
As redes sociais são uma das formas mais importantes para reforçar a presença digital de uma marca e expandir a audiência. Para se destacar em meio a tantas plataformas diferentes, os conceitos de Social Media Optimization (SMO) são essenciais.
O que é o Social Media Optimization (SMO)?
Social Media Optimization (“otimização de mídias sociais”, em tradução livre”) é um conjunto de técnicas e boas práticas voltadas para destacar um perfil dentro de uma rede social. Algumas das atividades relacionadas à área são a otimização do perfil, criação de conteúdo original e compartilhável, análise da audiência e engajamento com seguidores.
É possível aplicar conceitos de SMO adaptados para cada rede social: Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram e TikTok, entre outras. Para isso, é importante saber qual plataforma faz mais sentido para a marca atingir seus objetivos.
Qual a importância do SMO?
O SMO ajuda a explorar o potencial das redes sociais. Com um perfil ativo e presente, é possível conquistar uma audiência direcionada e que dificilmente seria impactada pela mesma marca em outras plataformas.
Segundo um levantamento da empresa Comscore, o Brasil é o terceiro país que mais consumiu redes sociais em 2022, com uma base estimada de 131,5 milhões de usuários. Em muitos casos, a pessoa pode resumir o acesso à internet somente às redes, então é muito importante ter uma presença forte nessas plataformas.
Não adianta apenas publicar nas redes sem se preocupar com o conteúdo, a otimização do perfil e a interação constante com o público-alvo. Os resultados são fruto de análise e escolha das melhores opções para cada situação, com algumas métricas principais de alcance, engajamento e número de seguidores.
Como fazer o Social Media Optimization?
Não existe uma única regra para fazer SMO, pois cada rede social funciona de uma forma diferente e o público-alvo consome os conteúdos de maneiras diversas. Além disso, as constantes mudanças nos algoritmos das plataformas podem influenciar no desempenho das estratégias utilizadas. Portanto, é um grande trabalho de análise de resultados.
Primeiramente, é necessário conhecer a audiência. Existem ferramentas de análise que permitem identificar o perfil do público que engaja e interage com filtros para idade, localização e interesses.
A próxima etapa envolve criar conteúdo relevante para essa audiência. Caso o material não chegue até essas pessoas ou não seja do interesse dos seguidores, os resultados podem cair.
Por fim, é necessário sempre interpretar os dados. Cada rede social oferece estatísticas para conferir os melhores horários de publicação e que são bastante úteis para o Social Media Optimization.
Quais as vantagens do SMO?
As técnicas de Social Media Optimization são um dos pilares para uma boa estratégia de marketing digital. A marca precisa ter uma forte presença digital e isso vai além do próprio site e das páginas do Google, por isso as redes sociais são essenciais para preencher esse espaço.
Outras vantagens do SMO são:
Fortalece relacionamento com o público
Uma boa campanha de SMO é capaz de localizar um público que realmente se interessa pelo conteúdo publicado por um perfil nas redes sociais. Dessa forma, é possível criar um engajamento sólido e com base em potenciais clientes.
Aumenta a visibilidade da marca
Seja por anúncios ou publicações que viralizam, a presença nas redes sociais é capaz de expandir a visibilidade profissional. Os resultados nas páginas de busca são importantes, mas o perfil nas redes funciona como uma espécie de cartão de visitas virtual e garante uma boa impressão visual.
Qual a diferença entre SMO, SEO, SEM e SMM?
Existem várias siglas que representam estratégias de marketing digital. Para facilitar a compreensão, confira a diferença entre cada termo:
- SMO (Social Media Optimization): conjunto de estratégias para otimizar o perfil de uma rede social, preferencialmente de forma orgânica, para alcançar mais seguidores e obter maior engajamento. Normalmente, o projeto é planejado a longo prazo;
- SMM (Social Media Marketing): estratégias de publicidade para obter resultados nas redes sociais a partir de anúncios. Costuma envolver resultados a curto prazo;
- SEO (Search Engine Optimization): técnicas de otimização para que um site ocupe os primeiros resultados nas páginas de busca, como o Google. Tem foco no alcance orgânico (sem gasto financeiro) e funciona a médio e longo prazo;
- SEM (Search Engine Marketing): seleção de estratégias de publicidade para melhorar a presença do site em mecanismos de busca. Garante resultados a curto prazo com anúncios.
Para saber mais sobre as estratégias de Social Media Optimization, entre em contato com a WSI e converse com um de nossos especialistas.