Para comércios que dependem de interações presenciais com clientes, um bom SEO local é essencial, já que faz a empresa aparecer no Google para quem está próximo
Começaremos o texto com uma pergunta: o que você faz quando precisa de um produto ou serviço? Aposto que a sua resposta não foi abrir as páginas amarelas ou folhear uma revista. Você provavelmente respondeu que pesquisa no Google, certo? Bom, saiba que não é só você; segundo duas pesquisas encomendadas pela Google Brasil, 9 em cada 10 brasileiros fazem o mesmo. E já percebeu que os primeiros resultados são geralmente de locais próximos? Isso é porque essas empresas praticaram o SEO local, assunto que destrincharemos por completo no material de hoje.
A partir daqui, você vai aprender a fundo quais são todos os segredos que essas empresas que aparecem primeiro guardam, podendo aplicá-las também no seu negócio para conseguir muitos clientes próximos. Isso é muito importante, já que eles têm bem mais probabilidade de, pelo menos, irem até você para ver seus produtos ou ouvir suas propostas.
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O que é SEO local?
Comecemos pelo começo, certo? Afinal, o que é SEO local? Ele é um conjunto de estratégias de marketing digital criadas para melhorar a visibilidade de um negócio em resultados de pesquisas feitas próximas do seu local de atuação. Essa prática é quase obrigatória para empresas físicas ou prestadoras de serviço que atendem clientes presencialmente.
Em outras palavras, o objetivo do SEO local é conectar empresas a clientes na mesma área através de estratégias como otimização do Google Meu Negócio (doravante GMN), uso de palavras-chave localizadas, obtenção de avaliações positivas e construção de um perfil de backlinks relevantes.
Um componente que não pode faltar aqui é a construção de citações consistentes de Nomes, Endereços e Telefones (NET), que ajudam os motores de busca a confirmar a legitimidade e localização de um negócio. Essas ações aumentam as chances de um negócio aparecer no “pacote local”, que é o conjunto de resultados que aparecem em destaque no Google com um mapa associado.
Outro fator-chave é a integração de conteúdo específico para a localidade e citações em sites relevantes, como diretórios locais. Esse tipo de conteúdo também deve ter informações sobre eventos, guias de bairros e participação em discussões de redes sociais.
Qual a importância do SEO local estrategicamente?
O SEO local é uma estratégia fundamental para as empresas que querem destaque em mercados locais competitivos, onde clientes tendem a buscar serviços ou produtos que estão próximos a eles. Em um cenário em que o Google e outras plataformas priorizam resultados mais relevantes para usuários, estar otimizado localmente é uma das maiores vantagens estratégicas. O que pode ser melhor que aumentar a sua visibilidade para quem já têm alta probabilidade de conversão por estar perto?
Outra parte importante da estratégia é ter avaliações positivas, já que elas impactam bastante na impressão que o cliente tem da sua empresa antes mesmo de conhecê-la. Então quando ele lê relatos muito positivos, não tem nada a perder indo pelo menos prestar uma visita.
Além disso, não podemos deixar de mencionar a diminuição da competição com empresas gigantes. Quando você foca em palavras-chave geolocalizadas, mesmo sendo uma pequena ou média empresa, é possível competir com elas, já que você se aproveita de uma lacuna que esses negócios maiores não preenchem.
Por fim, o ponto alto de qualquer estratégia de marketing digital é um excelente ROI (retorno sobre o investimento), não é mesmo? Então! O SEO local consegue exatamente isso, direcionando tráfego qualificado e clientes prontos para consumir os seus produtos ou serviços.
Quais os passos necessários para uma ótima otimização de SEO local?
Entendeu a importância do SEO local, certo? Então para ser mestre no assunto, aplique os 10 pontos que apresentamos a seguir!
Focar no GMN
Todo bom SEO local começa com um GMN com informações detalhadas e atualizadas. Inclua o nome do negócio, endereço completo, número de telefone e horário de funcionamento. Também sempre atualize a página com posts, promoções, eventos e respostas às perguntas dos usuários.
As informações do GMN não só ajudam clientes a encontrarem sua empresa, como também ajudam a melhorar seu ranqueamento nos resultados de busca locais. Essa é a sua vitrine online e deve estar sempre impecável para aumentar a sua credibilidade.
Manter as redes sociais atualizadas
Não é só porque o GMN é importante, que significa que as redes sociais não são. Também mantenha tudo atualizado nelas. Informações inconsistentes confundem os clientes e também os algoritmos de busca, impactando negativamente o seu SEO local.
Fora que essas atualizações regulares, mesmo as menores, demonstram que o seu negócio é ativo e está disponível para o público. Redes sociais atualizadas são ainda uma oportunidade de engajamento direto com clientes e direcionamento de tráfego para o seu site ou pontos físicos.
Usar as redes sociais da forma correta
Seguindo no assunto de redes sociais, é importante postar nelas para fortalecer sua presença local, atraindo e engajando seu público. Publique com frequência conteúdos relevantes, como dicas, novidades, promoções e eventos locais, sempre interagindo com os seguidores nos comentários e mensagens. Também use hashtags relacionadas ao seu mercado e região para ampliar o alcance das postagens. Além disso, não deixe de explorar recursos como enquetes e stories para turbinar ainda mais o engajamento.
Redes sociais bem gerenciadas geram tráfego e aumentam as chances de fidelização dos clientes.
Usar imagens e vídeos de alta qualidade em todas as plataformas
O conteúdo visual é o que atrai mais atenção e engajamento. Então no GMN e nas redes sociais (e em todos os outros lugares), use apenas imagens de alta qualidade e que sejam relevantes, mostrando seu produto, serviço ou espaço — fotos genéricas não despertam nenhum interesse. Use também vídeos curtos, mostrando bastidores, depoimentos ou diferenciais da sua marca.
Além de tornar sua página extremamente atrativa, essas mídias melhoram seu CTR (taxa de cliques), uma métrica essencial para SEO. Mantenha os conteúdos visuais alinhados com o padrão de qualidade do seu negócio e atualize tudo periodicamente para demonstrar profissionalismo e relevância.
Incentivar a avaliação de clientes
As avaliações são extremamente importantes para a decisão de novos clientes e nos rankings de SEO local. Então crie uma estratégia que lembre os seus clientes de avaliar sua empresa no Google e em outras plataformas relevantes. Essas estratégias devem ter instruções simples e diretas guiando o processo.
Ter avaliações constantes e crescentes melhora sua visibilidade e atrai mais clientes. Porém, não seja agressivo demais nas estratégias e não “compre” avaliações; tudo deve ser bem espontâneo, orgânico e íntegro.
Usar as palavras-chave corretas
No momento de escolher as suas palavras-chave, tente criar diferentes combinações que incluam o seu setor/serviço/produto e a sua localização, como por exemplo: “camisetas personalizadas no centro de São Paulo”. Use as palavras-chave selecionadas em todos lugares — site, posts, GMN e redes sociais — para melhorar o seu posicionamento nas buscas relacionadas.
É importante ressaltar que as palavras-chave sempre devem aparecer de forma natural no conteúdo; não pode haver falta de sentido semântico ou repetições exageradas.
Palavras-chave, quando bem posicionadas, não só aumentam a chance de tráfego qualificado, como também destacam para a sua audiência local o quanto o seu negócio é relevante.
Conseguir bons backlinks
Os backlinks são links de outros sites que levam para o seu. Eles são uma das métricas mais importantes para aumentar sua autoridade no SEO local. Então faça parcerias com negócios, portais locais e organizações para conseguir backlinks de qualidade.
Outras ações podem ser criar conteúdos locais interessantes, como guias ou notícias, e compartilhá-los com a imprensa e com blogs relevantes. Evite estratégias como a compra de links porque podem prejudicar sua reputação e ranqueamento.
Quando esses links são confiáveis e bem contextualizados, aumentam sua relevância nas buscas e conectam sua marca à comunidade local.
Usar publicidade online
A publicidade online é uma ferramenta que também pode ajudar muito no SEO local. Use anúncios pagos em plataformas como Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads, segmentando por localização geográfica e interesses específicos do seu público-alvo.
Nesses anúncios, destaque promoções exclusivas, produtos ou serviços populares para atrair a atenção de potenciais clientes. Invista em chamadas atrativas e de bom impacto visual, sempre acompanhadas de links atualizados que levem para o seu site ou página do GMN.
Campanhas de publicidade bem estruturadas ajudam a aumentar sua visibilidade, e não é qualquer visibilidade, é um tráfego qualificado, otimizando o ROI.
Entender as necessidades dos clientes
Conhecer bem as necessidades e preferências do seu público é uma parte fundamental do sucesso do SEO local. Sendo assim, faça pesquisas, colete feedback e analise o comportamento dos clientes para entender o que eles mais (e o que eles menos) gostam. Com base nessas informações, é mais fácil de personalizar seus produtos, serviços e até estratégias de marketing.
Soluções que dialogam diretamente com as expectativas dos consumidores criam conexões mais fortes e aumentam as chances de conversões e até fidelizações de clientes a longo prazo.
Adaptação do SEO local para dispositivos móveis
Os dispositivos móveis nunca podem ser negligenciados por conta da sua altíssima incidência de uso e, no SEO local, não é diferente. Certifique-se de que seu site tenha design responsivo, carregamento rápido e navegação intuitiva em celulares. Além disso, os mapas e botões devem ser fáceis de acessar nesses dispositivos.
Os conteúdos e informações principais, como horário de funcionamento e endereço, precisam estar visíveis logo de cara. O Google prioriza sites mobile-friendly no ranqueamento, então os negócios adaptados a essa realidade atraem mais clientes, especialmente aqueles que buscam produtos ou soluções rápidas enquanto estão fora de casa.
Quais são erros comuns no SEO local e como evitá-los?
A maioria dos erros de SEO local estão relacionados à falta de atualização de dados. Muitas empresas acabam alterando informações importantes sem atualizá-las em locais importantes, como no GMN e nas redes sociais. Esses dados vão desde os mais básicos, como serviços/produtos oferecidos, até os mais importantes, como horários de funcionamento.
Para evitar isso, é essencial estar ciente da importância de manter tudo atualizado. Pense na seguinte situação: você vê uma loja que tem o produto/serviço que você procura, mas quando chega lá, dá de cara com uma porta fechada. Quais as chances de você cogitar voltar a fazer negócio? Exatamente! Nulas. Essas frustrações podem até mesmo resultar em avaliações negativas e um boca a boca negativo sobre o seu negócio na região.
Falando em feedbacks negativos, esse é mais um erro comum. Muitas empresas optam por ignorar essas avaliações, o que torna a situação ainda pior do ponto de vista do consumidor, que entende que você não manterá um compromisso para solucionar problemas, caso aconteçam. O que muitos não entendem é que esses comentários são ótimas oportunidades tanto para melhorar os seus serviços quanto para mostrar que a atenção e suporte oferecido são contínuos.
Outro erro comum é não usar imagens de alta qualidade (o que passa uma impressão “amadora” do seu negócio) e não praticar ações importantes de SEO, como o uso das palavras-chave corretas e a obtenção de backlinks importantes. Para evitar essas e outras, basta seguir à risca os passos que apresentamos no tópico anterior.
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Ferramentas gratuitas para ajudar no SEO local
Quer começar com ferramentas gratuitas para analisar o básico do seu SEO local? Então separamos algumas importantes:
- GMN: o próprio GMN oferece algumas ferramentas de análise importantes em métricas de desempenho, como visualizações, cliques e ações diretas no perfil. Use esses relatórios para entender o que atrai mais usuários e otimize constantemente a página;
- Google Analytics: permite acompanhar o tráfego do seu site e identificar visitas que vieram de buscas locais. Configure metas e acompanhe conversões para medir o impacto do seu SEO nas interações locais.
- Google Search Console: é usado para monitorar o desempenho do seu site em buscas locais, identificando quais palavras-chave estão gerando mais cliques. Use esses relatórios para ajustar estratégias de conteúdo e melhorar posicionamentos.
- Google Keyword Planner: aqui é possível pesquisar palavras-chave locais relevantes e até analisar concorrentes. Com esses panoramas, é possível criar um conteúdo otimizado, revisando sugestões específicas para aumentar o tráfego local.
Como o Google ranqueia os resultados de busca do SEO local?
Como uma recapitulação final, veja a série de fatores que o Google considera para decidir qual página aparece primeiro em buscas locais:
- Relevância: o Google analisa o quanto o que a sua empresa oferece corresponde à busca do usuário. A precisão nas informações, como as palavras-chave utilizadas, impacta diretamente no ranqueamento nos resultados locais;
- Proximidade: a distância física entre o usuário e o negócio influencia diretamente nos resultados de pesquisa. Quanto mais próxima a localização de um serviço ou produto for do usuário, maior será a chance de aparecer nos resultados locais;
- Destaque: a presença e reputação online, como backlinks, menções em blogs ou diretórios relevantes, aumentam a autoridade do seu negócio. Isso mostra ao Google que sua empresa é confiável e relevante para o público local;
- Avaliações: avaliações positivas no GMN ajudam a aumentar o ranqueamento. A frequência das avaliações, e também a qualidade delas, são fatores-chave que indicam confiança e interesse real dos consumidores;
- Consistência de informações: o nome, endereço e número de telefone devem ser consistentes em todas as plataformas online. Inconsistências confundem o Google, afetando negativamente a visibilidade do seu negócio nas buscas locais;
- Engajamento no GMN: o Google valoriza demais as empresas ativas. Então as que aparecem primeiro são as que têm atualizações constantes no perfil do GMN, como respostas a avaliações e publicações de fotos de qualidade. Isso mostra engajamento e ajuda a manter sua empresa no topo das pesquisas locais;
- Backlinks locais: ter backlinks de outros sites locais ou relevantes ajuda a aumentar a autoridade do seu negócio, tornando-o mais confiável para o Google. Isso pode vir de blogs locais, jornais ou diretórios da região.
- Interações de usuários: o Google mede como os usuários interagem com seu perfil de negócios. Ações como cliques no seu site, solicitações de rotas ou ligações diretamente no número informado no seu perfil do GMN melhoram o ranqueamento local;
- Presença em mídias sociais: a interação em redes sociais e a frequência de postagens, especialmente com geolocalização, ajudam a mostrar para o Google que a sua empresa é ativa na comunidade local, também alavancando o ranqueamento nas buscas locais.
Qual a importância de usar palavras-chaves locais dentro do conteúdo do seu site?
Usar palavras-chave locais permite que o Google entenda melhor onde seu negócio está localizado e para quais buscas locais ele deve aparecer. Isso aumenta suas chances de ser encontrado por usuários da sua região. Quando você usa termos geográficos (como nome de cidade, bairro ou ponto de referência), seu site se torna automaticamente mais relevante para os consumidores que procuram serviços ou produtos na área, gerando mais tráfego qualificado.
O Google usa a localização do usuário e do conteúdo para trazer resultados personalizados, por isso usar palavras-chave locais, sempre que possível — nos títulos e nas descrições — resulta em um melhor ranqueamento, porque faz sua empresa se destacar nesse contexto de buscas locais.
Esses termos locais, no conteúdo do seu site, tornam mais fácil para o seu público-alvo encontrar informações relevantes sobre o que você tem a ofertar e sua localização, como pontos de venda, promoções e eventos locais, criando uma experiência mais alinhada com as necessidades dele.
Vale mencionar que muitas empresas locais estão competindo pelas mesmas palavras-chave, então use variantes geográficas, como “serviços de pintura em São Bernardo”. Isso ajuda a diferenciar sua empresa de concorrentes que não tiveram o mesmo pensamento estratégico.
O que uma estratégia relevante de SEO local trará para sua empresa?
Uma boa estratégia de SEO local pode trazer inúmeros benefícios para a sua empresa, principalmente de visibilidade, reconhecimento de marca e captação de clientes na sua área geográfica. O foco no SEO local ajuda a melhorar o ranqueamento do seu negócio nos resultados de busca de usuários que estão fisicamente próximos, atraindo clientes com maiores chances de compra.
Quando o GMN é corretamente otimizado, palavras-chave locais são posicionadas da forma certa e uma presença consistente em redes sociais é garantida, a sua empresa aumenta as chances de aparecer nos resultados mais destacados no Google, como nos carrosséis de negócios ou nos três primeiros resultados. Além disso, a estratégia aumenta a confiança da sua marca aos olhos dos potenciais clientes, com avaliações positivas e fotos de alta qualidade atualizadas.
Basicamente, uma estratégia de SEO local aumenta bastante a competitividade da sua empresa, melhora o seu alcance digital e, consequentemente, resulta no aumento de conversões e fidelizações.
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