Fale conosco
Fale conosco pelo WhatsApp

Mídias Sociais

Presença nas redes sociais: qual a importância?

Presença nas redes sociais: qual a importância?
Marco Marmo

Autor

Marco Marmo

Data

11 julho, 2023

As redes sociais desempenhem um importante papel na comunicação digital de uma empresa

Marcar presença nas redes sociais é um dos diferenciais das empresas que se destacam no mercado, especialmente se levarmos em consideração que este tipo de plataforma faz parte da vida da maioria das pessoas. Levando em consideração só os brasileiros, é estimada uma média de 3 horas diárias gastas nas redes sociais.

Isso significa, portanto, que marcas que garantem sua presença nas redes sociais têm maiores chances de serem vistas e se comunicar diretamente com seu público-alvo, cultivando um bom relacionamento com os consumidores. Entenda melhor sobre a importância das redes sociais para sua empresa a seguir:

Qual a importância das redes sociais?

Atualmente, as redes sociais desempenham um importante papel no que diz respeito à comunicação e conectividade, uma vez que possibilita o compartilhamento de informações de maneira ágil e com elevado potencial de atingir pessoas de maneira viral. Quando o conteúdo publicado nessas plataformas é considerado relevante, ele alcança o público de maneira global.

Garantir presença nas mídias sociais traz diversas oportunidades de negócio às empresas, pois há amplas e diversas possibilidades para divulgação de produtos e serviços, alcançando um público-alvo específico e construindo uma imagem positiva perante o mercado. Trata-se, portanto, de um excelente local para se comunicar e construir um relacionamento duradouro com seus clientes.

Por que minha empresa precisa ter presença nas mídias sociais?

Ter presença nas redes sociais é fundamental para empresas que desejam fazer sua marca crescer e, consequentemente, aprimorar os lucros do seu negócio.

Entre as principais vantagens de estar presente nas mídias sociais, estão:

  • Aumentar a visibilidade da sua marca;
  • Construir um relacionamento com o público-alvo;
  • Trabalhar o posicionamento de marca;
  • Melhorar o engajamento do seu público;
  • Construir uma base de clientes fiéis;
  • Gerar tráfego para outros canais que compõem a sua estratégia de marketing digital;
  • Aumentar a competitividade e relevância da sua empresa perante o mercado.

Como conquistar presença nas redes sociais de maneira correta?

Marcar presença nas redes sociais pode não ser uma tarefa tão simples como parece, e os resultados alcançados são frutos de um trabalho que demanda tempo, dedicação, pesquisa e adaptação. Confira algumas dicas para não errar na construção de sua presença nas mídias sociais:

  • Escolha em quais redes pretende atuar;
  • Defina um objetivo para sua presença nas redes sociais;
  • Estabeleça uma linguagem de comunicação que esteja de acordo com a proposta e os valores da sua marca;
  • Conheça bem seu público-alvo;
  • Crie uma estratégia de comunicação adequada;
  • Interaja e responda aos seus seguidores;
  • Sempre monitore e analise os resultados;
  • Fique atento às tendências e melhores práticas de seus concorrentes e de outras marcas que estão se destacando nas redes sociais;
  • Produza conteúdo que passe a mensagem da sua marca;
  • Seja paciente para que sua estratégia dê resultados.

Em quais redes sociais minha empresa precisa estar presente?

Não há uma única resposta correta para este questionamento, sendo necessário conhecer as características das principais redes sociais disponíveis e o tipo de público que está em cada uma delas. A escolha pelas redes sociais que devem ser utilizadas em sua estratégia depende diretamente do seu público-alvo e dos objetivos da sua empresa.

Para garantir uma presença nas redes sociais que seja efetiva para seus negócios, o ideal é identificar as plataformas em que seu público-alvo está mais presente e ativo, adaptando sua estratégia de comunicação para a mídia escolhida. Não é necessário estar em todas as redes sociais, sendo preferível marcar presença consistente e engajada naquela em que seu público se encontra.

Para saber mais sobre o assunto, entre em contato com a WSI, um a agência de marketing digital com mais de 20 anos de experiência no mercado e presente em 80 países.