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Perfil da empresa no Google: o antigo Google Meu Negócio

13 de fevereiro de 2024 |
pessoa usando lupa para dar foco em perfil da empresa no Google
(Banco de imagens: Shutterstock)

Descubra como criar e verificar seu perfil na plataforma, confira dicas para otimizá-lo e saiba quais são os principais benefícios ao adotá-lo em seu negócio

Google Meu Negócio ou Google My Business é o antigo nome dado ao Perfil da empresa no Google ou Google Business Profile. Essa ferramenta é fundamental para potencializar a visibilidade de seu negócio on-line em seu setor de atuação, assim como nas localizações do Google Maps. Com isso, há uma maior probabilidade de transformar os usuários de seu site em clientes e aumentar suas vendas.

Então acompanhe a leitura deste blog post para descobrir como criar e verificar seu perfil na plataforma, conferir dicas para otimizá-lo e saber quais são os principais benefícios que essa ferramenta pode oferecer para a sua marca.

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O que é o Perfil da empresa no Google

O Perfil da empresa no Google é uma plataforma gratuita e de fácil acesso que permite que as empresas gerenciem sua presença na internet sem a necessidade de constância na criação e divulgação de conteúdo, como acontece nas redes sociais.

Isso inclui a possibilidade de fazer uma ficha de cadastro com diversas informações sobre o seu negócio para facilitar a busca por ele, como endereço, horário de funcionamento e de pico, telefone para contato, principais dúvidas, avaliações e comentários dos clientes, próximos eventos e fotos.

Antigo Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio foi lançado em 2014 para que os negócios pudessem ser encontrados com maior facilidade a partir do Google Maps. Embora a ferramenta tenha passado a se chamar Perfil da empresa no Google em 2021, tal recurso segue sendo muito importante.

Como Criar e Verificar Seu Perfil no Google

Agora que você já tomou um contato inicial com o Perfil da empresa no Google e está pensando em aderir a essa ferramenta, confira a seguir o passo a passo para criar e verificar seu perfil na plataforma.

  1. Acesse o site do Perfil da empresa e clique em “Gerenciar Agora” no centro ou no canto superior direito da página;
  2. Em seguida, faça seu login usando o mesmo e-mail e senha que você usa para acessar outras contas do Google. Caso você ainda não tenha uma conta, basta criar uma clicando em “criar conta” e, se preferir ter uma conta só para essa finalidade, clique em “para trabalho ou empresa”;
  3. Depois, informe o nome da sua empresa;
  4. Então, você vai começar a adicionar as informações básicas do seu negócio, como tipo de empresa, nome, contato, endereço etc.;
  5. Após isso, confirme o endereço. A verificação da propriedade da sua empresa poderá ser feita por telefone, SMS ou recebendo um cartão-postal do Google em seu endereço comercial;
  6. Aguarde a revisão da sua verificação para começar a usar o seu Perfil do Google, o que pode levar até sete dias úteis;
  7. Depois de ter seu perfil verificado, preencha-o com as demais informações relevantes para deixá-lo o mais completo possível e comece a usar o seu Perfil da empresa no Google, mantendo-o sempre atualizado.

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Dicas de otimização do Perfil da empresa no Google

Confira abaixo algumas estratégias poderosas para otimizar seu Perfil da empresa no Google e potencializar o seu negócio.

Gerenciamento de avaliações

Estimule seus clientes a compartilharem suas avaliações positivas, pois elas são fundamentais para ganhar a confiança dos outros consumidores que as leem em busca de informações sobre seu negócio. Também é importante responder a essas interações, de modo a demonstrar que valoriza o feedback de seus clientes e que tem um compromisso de proporcionar a experiência mais positiva possível.

Utilização de fotos de boa qualidade

É possível aproveitar a ferramenta de postagens do Google para divulgar textos, fotos, vídeos, imagens e eventos de boa qualidade em seu perfil. Essas postagens têm uma validade de uma semana, então é importante sempre manter o perfil atualizado com conteúdos relevantes e de qualidade.

Otimizações de SEO

É importante também otimizar os conteúdos disponibilizados de acordo com as estratégias de Search Engine Optimization, visando facilitar com que as pessoas encontrem a empresa e seus conteúdos úteis em pesquisas orgânicas.

Benefícios de um Perfil Otimizado

Existem vários benefícios de adotar um Perfil da empresa no Google que seja otimizado, tais como:

  • Aumento da visibilidade e da credibilidade do seu negócio on-line;
  • Crescimento do alcance de sua marca e do número de vendas;
  • Acesso facilitado a avaliações de clientes;
  • Possibilidade de interação direta, rápida e efetiva com seus clientes e de resolução de possíveis problemas;
  • Fornecimento de informações precisas e detalhadas sobre seu negócio;
  • Destaque da sua marca no posicionamento nos resultados de pesquisa sobre seu segmento de negócio.

Agora que você já conhece a importância da construção de um Perfil da empresa no Google, entre em contato com a WSI e conte com a nossa expertise para ajudar você a se adaptar às mudanças desse valioso recurso e obter os melhores resultados de SEO para a sua empresa!

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