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SEO

Perfil da empresa no Google: seja encontrado na internet

Perfil da empresa no Google: seja encontrado na internet
Marco Marmo

Autor

Marco Marmo

Data

05 novembro, 2024

6 min. de leitura

Com as nossas quatro estratégias e três dicas bônus, sua empresa aparecerá corretamente no Google!

O Google nada mais é do que o site mais famoso do mundo. E quando se fala somente em buscas no Brasil, ele tem a preferência de quase 99% dos usuários, segundo a Conversion. Sendo assim, garantir o espaço da sua empresa por lá é quase uma obrigação para ter competitividade on-line. A maioria das interações iniciais com produtos, serviços ou marcas começa a partir do buscador.

Por isso, uma ação comum é criar um perfil no Google Empresas. Porém, atenção: não basta criá-lo com dados básicos de contato e uma foto profissional, você precisa gerenciar corretamente o seu perfil da empresa no Google. E é exatamente por isso que preparamos o conteúdo de hoje! Neste artigo você vai aprender estratégias para aparecer no Google com propriedade e autoridade!

Preciso otimizar meu Perfil de Empresa no Google!

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O que é o perfil da empresa no Google (Google My Business)?

O Google My Business, também conhecido como Google Meu Negócio, é uma ferramenta gratuita que te ajuda a gerenciar sua presença on-line no Google, incluindo nas buscas e no Google Maps. Ele é como uma ficha on-line que apresenta informações básicas sobre a sua empresa, como dados de contato e endereços.

Além de servir como o seu “cartão de visita digital”, ele também ajuda na sua interação com seus clientes de várias formas — mostrando produtos ou serviços, oferecendo agendamentos e mostrando avaliações de outros usuários.

Como criar e verificar seu perfil?

Para criar e verificar o perfil da empresa no Google Meu Negócio, acesse o site oficial e clique em “gerenciar agora”. Em seguida, insira o nome da sua empresa, o endereço, a categoria do negócio, o número de telefone e o site.

Para verificar o perfil, o Google oferece opções como verificação por telefone, e-mail ou até cartão postal. Depois da verificação, você poderá gerenciar e otimizar o perfil com as nossas dicas a seguir.

4 maneiras de aparecer no Google

Agora, respondendo à pergunta de um milhão de dólares (“Como aparecer no Google?”), separamos para você quatro estratégias excelentes para que a sua empresa marque presença no site mais famoso do mundo!

1 – Otimize seu perfil no Google Meu Negócio

A maneira mais efetiva de ter mais visibilidade no seu perfil da empresa no Google é com algumas otimizações. Existem três principais formas de fazer isso, como você vai ver a seguir.

Gerenciamento de avaliações

Responda regularmente às avaliações no perfil da empresa no Google — tanto positivas quanto negativas. Isso mostra que a sua empresa está grata pelos elogios e que, caso algo dê errado, está disposta a corrigir falhas, criando uma imagem mais transparente e profissional.

Utilização de fotos de boa qualidade

Sempre se atente à qualidade das suas fotos, tanto em questão de resolução quanto de conteúdo. Imagens com produtos, serviços e o ambiente da empresa mostram para os usuários o que esperar. Segundo um estudo da BrightLocal, perfis com mais fotos recebem muito mais visitas.

Otimizações de SEO

Outra forma de otimização eficiente do perfil da empresa no Google é usar estratégias de SEO local. Elas fazem com que a sua marca apareça para usuários que estão geograficamente próximos do seu endereço. Para isso, mantenha seus endereços e horários de funcionamento sempre atualizados, além de escolher corretamente a categoria do negócio e usar palavras-chave relevantes na descrição.

2 – Invista em links patrocinados com Google Ads

Segundo dados da Statista, o Google detém mais de 70% do mercado de mídia paga on-line. E sabe o porquê dessa procura toda? Simples. Porque funciona! Anúncios do Google Ads melhoram a sua visibilidade imediatamente, colocando a sua marca no topo das pesquisas de usuários que se enquadram com o perfil do seu público-alvo.

3 – Cadastre-se no Google Maps

Com o Maps, você literalmente coloca a sua empresa no mapa. E não é qualquer mapa, já que o Google Maps é um aplicativo que já soma bilhões de downloads. Cadastrar sua empresa melhora sua visibilidade local, permitindo que clientes próximos descubram o seu negócio.

4 – Explore outras plataformas locais

Além do perfil da empresa no Google, cadastre-a em plataformas locais, como Yelp ou TripAdvisor; isso ajuda a diversificar sua presença digital. Com essa maior visibilidade entre diferentes públicos e o fortalecimento de SEO local, você gera mais tráfego e atrai potenciais clientes para o seu negócio.

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Dicas bônus para melhorar sua presença no Google

Sua visibilidade geral também aumentará com estas três dicas adicionais abaixo. Siga-as junto com as quatro estratégias do perfil da empresa no Google e veja seus resultados decolarem!

Tenha um layout responsivo

Um layout responsivo garante que seu site funcione bem em todos os dispositivos — sejam smartphones, tablets ou computadores. Isso melhora a experiência do usuário e é um fator ao qual o Google dá bastante peso no ranking de pesquisa. Sem falar que isso também mantém os visitantes mais engajados e aumenta as chances de conversão.

Conecte o site nas redes sociais

Integrar seu site com suas redes sociais fortalece sua presença on-line e cria mais oportunidades de engajamento. Links para plataformas como Facebook, Instagram e LinkedIn geram tráfego adicional, ampliando sua visibilidade e autoridade. Além disso, a interação nas redes aumenta a confiança dos usuários e melhora seu posicionamento nas buscas do Google.

Proteja os dados dos usuários

Garantir a segurança dos dados dos visitantes, implementando certificados SSL e práticas de proteção contra ataques, é essencial para passar uma imagem profissional e ganhar a confiança dos usuários. Além dessa proteção de informações, sites seguros são mais bem avaliados internamente no ranking do Google.

Benefícios de um perfil otimizado no Google

Quando o perfil da empresa no Google é bem-gerenciado e melhorado continuamente, sua marca tem os seguintes benefícios:

  • Maior visibilidade nos resultados de busca;
  • Aumento da credibilidade e autoridade on-line;
  • Facilidade de interação com os clientes, com dados de contato, endereços e espaço para perguntas.

Além disso, vale a pena levar em consideração que:

  • As avaliações públicas são um fator importante na decisão de compra de novos clientes em potencial;
  • Com um perfil da empresa no Google otimizado com boas fotos e vídeos, você cria uma primeira impressão positiva e profissional;
  • Espaços como agendamentos, cardápios, posts e mensagens facilitam a experiência dos clientes e resultam em mais conversões já a partir do perfil da empresa no Google.

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