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Palavras-chave negativas no Google Ads: por que usar?

Palavras-chave negativas no Google Ads: por que usar?
Marco Marmo

Autor

Marco Marmo

Data

15 novembro, 2024

6 min. de leitura

Com esta prática, seus anúncios no Google aparecem para um público realmente interessado no que você vende

Cada vez mais, uma boa segmentação é o que define uma estratégia de marketing bem traçada. Afinal de contas, quando os seus anúncios e conteúdos atingem as pessoas certas, as chances de concretizar uma venda são bem maiores.

Embora o mais comum seja criar estratégias de segmentação para atingir mais pessoas, nem sempre esse é o caso. Muitas vezes, é necessário aparecer para menos usuários para poupar recursos e ter uma real noção da efetividade das campanhas. E é para isso que servem as palavras-chave negativas no Google Ads. No texto de hoje, vamos mostrar cada detalhe dessa prática e como começar a aplicá-la na sua empresa desde já — então, mãos à obra!

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O que são palavras-chave negativas?

Mas, afinal de contas, o que é uma palavra-chave negativa? Basicamente, são termos que você “exclui” das suas campanhas de marketing digital no Google Ads. Montando uma lista de termos, os seus anúncios não aparecem quando esses determinados termos são pesquisados. Com isso, você inibe cliques irrelevantes e desperdício de recursos, garantindo que os seus anúncios alcancem apenas o público que tem real interesse nos produtos/serviços anunciados.

Diferenças entre palavras-chave negativas e as demais

A principal diferença entre uma palavra-chave negativa e as tradicionais é o papel delas nas campanhas. Veja:

  • Palavras-chave tradicionais: são usadas para direcionar e atrair tráfego relevante para os anúncios. Elas ajudam a exibir os anúncios quando os usuários pesquisam termos que correspondem ao conteúdo da propaganda.
  • Palavras-chave negativas: têm a função oposta. São usadas para excluir e filtrar tráfego indesejado, evitando que os anúncios apareçam em buscas com termos que não são relevantes ou que não correspondem à intenção de compra do público-alvo.

Por exemplo, se uma empresa vende colchões tops de linha, adicionar a palavra “barato” como palavra-chave negativa é fundamental. Assim, os anúncios dessa marca não aparecem em buscas de colhões mais em conta, atingindo exatamente os usuários que buscam por um produto mais premium.

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Tipos de palavras-chave negativas no Google Ads

As palavras-chave negativas no Google Ads podem ser divididas em três tipos. Entenda cada um deles a seguir.

Palavras-chave negativas de correspondência ampla

O primeiro entre os tipos de palavras-chave negativas no Google Ads é o de correspondência ampla. Ele evita que seus anúncios sejam exibidos quando todas as palavras da expressão negativa estão na pesquisa, independentemente da ordem. Mesmo assim, o anúncio ainda pode aparecer se a pesquisa contiver só uma parte dos termos ou outras palavras adicionais.

Palavras-chave negativas de correspondência de frase

Nesse tipo de palavras-chave negativas no Google Ads, os anúncios não serão mostrados quando a busca incluir a palavra-chave negativa na ordem exata configurada. Contudo, o anúncio ainda pode aparecer se a ordem dos termos for alterada ou se outras palavras forem inseridas entre os termos da expressão negativa.

Palavras-chave negativas de correspondência exata

Por fim, no terceiro tipo de palavras-chave negativas no Google Ads, o anúncio é ocultado quando a busca do usuário contém exatamente o termo negativo e nada mais. Caso outras palavras sejam incluídas na pesquisa ou a ordem mude, o anúncio aparece.

Como criar uma lista de palavras-chave negativas?

A seguir, separamos cinco dicas incríveis para ajudar a sua empresa a preparar a melhor lista de palavras-chave negativas no Google Ads.

Acesse o planejador de palavras-chave

O primeiro passo para criar essa lista é acessar o planejador de palavras-chave da própria plataforma. Lá, é possível fazer uma pesquisa abrangente de palavras-chave, mostrando sugestões de termos associados que também podem ser excluídos da campanha.

Analise as sugestões de palavras-chave

É importante ter bastante atenção ao incluir algum termo às suas palavras-chave negativas no Google Ads. Veja quais dessas palavras realmente não são relevantes para o público que você quer alcançar e quais podem ser utilizadas por um público que não é do seu interesse.

Avalie a intenção do usuário

Para tornar essa lista ainda mais precisa, avalie a intenção do usuário por trás de cada termo sugerido. Se, por exemplo, a sua marca foca no aluguel de algum produto, é uma boa ideia incluir às suas palavras-chave negativas termos como “comprar” ou “venda de”.

Crie sua lista de palavras-chave negativas

Com base nas três dicas anteriores, compile uma lista de palavras-chave negativas, se certificando mais uma vez de que todos os termos sejam realmente irrelevantes para seu público-alvo ou que possam atrair cliques de usuários sem interesse real em fechar negócio.

Implemente e monitore

Após criar a lista de palavras-chave negativas no Google Ads, aplique-a, mas não se esqueça de monitorá-la! Somente análises contínuas garantem que o seu grupo de termos foi realmente eficaz.

Acompanhe métricas de desempenho, teste remover da lista aquele termo que você não tinha 100% de certeza, compare a qualidade do tráfego antes e depois das remoções e verifique se o seu ROI (retorno sobre o investimento) aumentou com a aplicação da estratégia.

Por que usar palavras-chave negativas?

Ainda não se convenceu da importância das palavras-chave negativas no Google Ads? Então veja estes quatro motivos que tornam essa prática essencial:

Criar grupos de anúncio relevantes

Usar palavras-chave negativas no Google Ads ajuda a refinar os grupos de anúncio, garantindo que eles sejam exibidos apenas para quem tem real interesse no que a sua marca oferece. Com isso, as propagandas se tornam mais relevantes, segmentando o público-alvo com muito mais precisão.

Melhorar a CTR (taxa de cliques)

Quando você exclui termos irrelevantes, seus anúncios aparecem exatamente para quem realmente vai engajar — a CTR melhora por conta dessa maior probabilidade de cliques. A melhor parte é que são visitas qualificadas, com altas chances de conversão!

Aumentar a taxa de conversão

Com o uso de palavras-chave negativas no Google Ads, você tem um direcionamento que diminui a quantidade de cliques sem real intenção de compra — cada visitante já chega como um verdadeiro cliente em potencial.

Reduzir o CPC (custo por clique)

Por fim, quando você diminui esses cliques “desqualificados”, você diminui o desperdício de tempo, de recursos e de orçamento em tráfego irrelevante. Sendo assim, é possível focar todas as suas energias em usuários mais propensos à compra, melhorando o ROI nas campanhas.

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