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CRO: entenda a importância da otimização de taxa de conversão

5 de abril de 2024 |
imagem ilustrativa sobre Otimização de Taxa de Conversão
(Banco de imagens: Shutterstock)

Saiba por que essa estratégia tão é relevante para aumentar a conversão de leads em clientes fidelizados e alavancar seu negócio

 

A Otimização de Taxa de Conversão (CRO) é uma das principais estratégias empregadas no Marketing Digital para aumentar o tráfego de leads qualificados e as oportunidades de vendas em um negócio. Isso quer dizer que, além de um bom número de acessos, é importante que as taxas sejam satisfatórias.

Para isso, é necessário compreender quais são os fatores que levam o público usuário a converter, sabendo, assim, usar o CRO a favor de sua marca no ambiente digital.

Entenda melhor, no conteúdo a seguir, a importância de investir na otimização de taxa de conversão, visando alcançar resultados cada vez melhores para sua empresa.

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O que é CRO?

A otimização da taxa de conversão (CRO, do inglês Conversion Rate Optimization) é um conjunto de estratégias que buscam aprimorar a performance de uma página, oferecendo a melhor experiência possível aos usuários.

Com isso, é possível fazer com que mais visitantes que acessam a página se interessem pela oferta e façam o processo de conversão, ou seja, cumpram ações esperadas que eles executem nas páginas, como preencher um formulário, fazer uma compra ou solicitar contato, por exemplo.

Esse conjunto de práticas busca aproveitar da melhor maneira possível o tráfego já existente na página, sem necessariamente aumentar seu número de visitantes. As conversões podem objetivar a geração de leads, promovendo melhorias em formulários de landing pages ou no design da página e otimizando elementos que atraiam a atenção do público consumidor.

Qual a importância da otimização de taxa de conversão?

A otimização de taxa de conversão de um site é importante por ser um diferencial para vender mais do que a concorrência. Nesse sentido, as principais vantagens que o CRO pode oferecer para a sua página são:

  • Aumento dos resultados sem aumentar os custos com canais de aquisição, reduzindo o Custo de Aquisição de Clientes (CAC);
  • Economia de tempo e dinheiro ao otimizar as conversões sem esforço excessivo, de maneira rápida;
  • Melhoria dos resultados sem aumentar o trabalho ao fazer pequenos ajustes no site, que podem ser identificados por meio de um teste A/B;
  • Aumento do reconhecimento e da autoridade da sua marca;
  • Aumento do ticket médio, isto é, o aumento de vendas para já compradores por meio de pequenas alterações, como a apresentação de outros produtos que o cliente talvez possa gostar dado seu perfil de compra.

Como realizar a otimização da sua taxa de conversão?

A otimização de taxa de conversão pode ser elaborada a partir de diferentes elementos que visem atender as demandas cada vez mais complexas do público usuário. Um dos fatores cruciais para isso é a análise do funil de conversão, de modo a compreender quais os caminhos que seus visitantes realizam até converter em seu site.

Além disso, é importante analisar o quão atrativo e envolvente é o conteúdo de seu site aos olhos de seus usuários, o quão interessantes são suas ofertas e se a identidade visual de sua marca corresponde à usabilidade de sua página, como veremos mais adiante.

Também é necessário mensurar como está sendo a experiência do público usuário em sua página, analisando os resultados voltados ao número de acessos e conversão de seus visitantes. Nesse sentido, ao monitorar tais resultados, é importante ajustar sua página constantemente para melhor satisfazer às necessidades de seu público.

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Importância de segmentação e personalização para CRO

CRO pode ser uma estratégia de sucesso à medida em que se estabelece uma relação sólida entre os conteúdos produzidos nas campanhas e o perfil de público que se pretende atingir. Nesse sentido, a segmentação de um público direcionado, a personalização e a otimização dos conteúdos têm adquirido cada vez mais importância no mundo do Marketing Digital.

Isso porque investir na comunicação com uma audiência específica possibilita estreitar laços de maior proximidade com cada novo cliente em potencial, oferecendo-o uma experiência verdadeiramente significativa que seja, inclusive, um diferencial em relação à concorrência.

Como CRO pode aumentar minhas conversões?

Existem diversas maneiras de realizar a otimização de taxa de conversão. Conheça as principais delas abaixo.

  • Trabalhar com leads qualificados: isso pode ser feito por meio da segmentação dos contatos da sua base de leads, trabalhando com aqueles com maior possibilidade de fechar um negócio;
  • Usar chatbots para atendimento: ao usar os chatbots, seu negócio automatiza a interação com seu público e otimiza as respostas rápidas a qualquer período do dia ou da noite, oferecendo um atendimento personalizado;
  • Automatizar o fluxo de trabalho: essa prática aumenta a eficiência do trabalho e otimiza tempo e energia, além de conduzir os leads ao longo de toda sua jornada até o momento da compra;
  • Otimizar os pontos com maior tráfego: esses pontos podem ser aproveitados como uma ferramenta de conversão, podendo atrair mais acessos e fazer mais ofertas;
  • Investir em remarketing: pensando no fato de que é mais vantajoso investir em visitantes que não converteram do que em novas visitas, esse recurso funciona como uma segunda oportunidade de impactar um usuário que já tinha visitado a loja on-line em algum momento, porém não fechou uma compra;
  • Melhorar a usabilidade do site: um site que carrega rapidamente, com navegação intuitiva, acessível e funcional é um site com boa usabilidade. Esse elemento interfere diretamente na experiência do usuário e deve ser sempre eficiente para aumentar sua taxa de conversão.

Agora que você já sabe qual a importância da Otimização de Taxa de Conversão para alavancar o seu negócio, entre em contato com a WSI e conte com a nossa expertise para ajudar você a aproveitar tudo o que essa valiosa estratégia pode oferecer à sua marca!

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