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Pinterest – Vejas as Oportunidades no Marketing

25 de abril de 2012 |

O Pinterest hoje é uma das mídias sociais que mais cresce e que se torna popular em todo o mundo. O que faz o Pinterest diferente das outras mídias sociais como Facebook ou Twitter, é que você não precisa ter milhares de seguidores ou fãs para promover ou divulgar seu conteúdo. O Pinterest é um site aberto e as pessoas podem chegar até suas fotos ou imagens através dos “Pins” que você coloca nelas.

Pense diferente – o Pinterest é diferente!

Para conseguir gerara tráfego para seu site através do Pinterest você terá que adotar algumas estratégias diferentes das adotadas nas outras mídias sociais. Os usuários fazem os “re-pin” das fotos que eles acham mais interessantes, legais, ou que se identificam mais. Então, você não pode carregar apenas fotos de produtos, catálogos e ou serviços para falar que esta “trabalhando o Pinterest”. Isto não funciona. Abaixo estão algumas idéias de como utilizar o Pinterest no B2B e no B2C.

Pinterest para comerciantes

Se você já trabalha as mídias sociais no seu comércio provavelmente vai achar o Pinterest bem interessante. Partindo do pressuposto básico para criar conteúdo nas mídias sociais, com ele você pode separar os “Boards”, que são como categorias, para ajudar e facilitar a navegação dos usuários. Um exemplo bacana é da Whole Foods, que separou os “Boards” de acordo com os interesses de seus clientes, por exemplo: “O que jantar?”, “Sobremesas”, “Receitas” e muitas outras categorias que seus clientes possam navegar entre elas, e nessas categorias estão fotos que submetem ao seu site. É uma maneira eficiente de gerar conteúdo para seu cliente. As fotos com boa qualidade e bem relacionadas aos assuntos dos Boards faz com que os usuários “re-pin” elas, divulgando assim sua marca, produto ou site.

Concursos no Pinterest

Você pode utilizar o Pinterest para promover concursos de fotografias para os usuários. Por exemplo: o usuário com o melhor Pin utilizando seu produto ganha algum prêmio. As pessoas vão tirar fotos e publica-las com os Pins, o que vai ajudar a divulgar mais seu produto.

Aproveite as épocas no Pinterest

Pelo fato do Pinterest trabalhar com fotos, e a maioria destas fotos são “recomendadas” por outras pessoas, ele se torna uma ótima fonte de idéias. Aproveite para divulgar produtos e serviços através de idéias para presentes de Natal, do Dia dos Namorados, Páscoa. E você pode também além de divulgar produtos, divulgar serviços. Muitas pessoas buscam antes do Natal exemplos de árvores para montar. Se você trabalha com decoração ai esta uma excelente opção.

Identifique suas fotos no Pinterest

Sempre procure identificar suas fotos no Pinterest. Seja com uma marca d’água ou com uma url para seu site. A medida que as fotos são repassadas os demais usuários vão poder identificar sua marca ou site. Mas lembre-se, não abuse do apelo comercial, seja discreto nestas marcações.

Cupons de desconto no Pinterest

O Pinterest também é uma excelente ferramenta para distribuir cupons de desconto. Você pode trabalhar desde QrCodes até cupons simples para divulgar campanhas.

Por enquanto a maioria dos usuários do Pinterest ainda são mulheres, mas ela já esta mudando, e o número de usuários não para de crescer. Se sua empresa ainda não esta usando o Pinterest como ferramenta de marketing, entre em contato com a WSI Marketing na Internet!