Fale conosco pelo WhatsApp

O que é e como funciona o mobile marketing

8 de março de 2022 | | 0
imagem ilustrativo de informações saindo do celular
(Banco de imagens: Shutterstock)

As estratégias de mobile marketing vêm utilizando os dispositivos móveis a favor de melhorar a experiência dos pacientes.

 O avanço da tecnologia traz aos consumidores novas maneiras de se comunicar e se expressar. É através do uso de smartphones que os usuários cada vez mais descobrem novos produtos, serviços e marcas. Investir nesses dispositivos como uso de ferramenta de comunicação e publicidade é, resumidamente, o que conhecemos como mobile marketing.

O crescente número de médicos e outros profissionais da área da saúde utilizando essas ações de marketing vem mostrando que essa tendência só tende a crescer. Conheça mais sobre ela abaixo!

Afinal, o que é mobile marketing?

Em síntese, o mobile marketing engloba todos os canais disponíveis para os dispositivos móveis, como o SMS, os aplicativos, o MMS (imagem / áudio / vídeo), web (com a produção de conteúdo para web) e os códigos de barras (que podem ser lidos pela câmera do smartphone) para a realização de ações de marketing e publicidade.

É possível reunir e divulgar as informações mais pertinentes sobre a sua clínica ou consultório através dos mecanismos de pesquisa, como o Google e as mídias sociais. Quando essa ação é feita em uma plataforma móvel, podem ser adicionadas informações sobre uma localização geográfica, por exemplo.

Todas as empresas que investem em mobile marketing devem desenvolver uma estratégia móvel que pense no seu público-alvo de maneira personalizada, e com clínicas e consultórios essa execução não é diferente.

Os objetivos desse tipo de estratégia

São muitas as vantagens que podem ser conquistadas através das campanhas de mobile marketing, mas antes é preciso estabelecer quais são seus objetivos. Dentre eles, podemos destacar:

  • Aumento da fidelização dos pacientes;
  • Atração de novos pacientes;
  • Geração de leads;
  • Estabelecimento do feedback dos pacientes;
  • Promover a sua clínica ou consultório;
  • Aumentar o reconhecimento da clínica ou consultório.

As vantagens do mobile marketing

Pensar em investir em mobile marketing, seja através das redes sociais, de um e-mail marketing, ou da comunicação via WhatsApp, é uma ideia que não deve ser descartada, considerando também que o número de compras via mobile é cada vez mais crescente.

Claro que em se tratando do segmento médico, não estamos falando de uma jornada de compras, mas é importante dizer que a jornada do paciente pode começar de maneira digital. Assim, é possível educar o seu futuro paciente através das redes sociais, para então convencê-lo a se consultar na sua clínica.

Outro benefício do mobile marketing é a promoção de uma comunicação mais ágil e integrada, já que as pessoas hoje têm cada vez menos tempo e paciência para aguardar por respostas para os seus problemas. Portanto, oferecer soluções rápidas através de respostas no WhatsApp ou via SMS pode trazer um excelente custo-benefício.

Por fim, não podemos deixar de citar o vasto universo dos aplicativos. Não se trata apenas de recorrer à produção de conteúdo para redes sociais, como Instagram e Facebook, mas sim desenvolver apps que facilitem a vida do seu paciente.

Uma clínica que possua o seu próprio app personalizado, permitindo que o paciente consiga conferir informações, dados e histórico médico, ou mesmo lhe dando autonomia para marcar suas consultas e exames através da ferramenta, é um grande diferencial do chamado mobile marketing.

Neste mesmo sentido, muitas clínicas e consultórios vêm investindo na produção de campanhas de e-mail marketing, como forma de fidelização de pacientes, bem como melhorar a experiência dele com o atendimento. Através do e-mail, é possível personalizar datas especiais, como o aniversário e o Natal, ou relembrar o paciente sobre sua data de retorno ao médico.

Se você deseja entender mais sobre marketing digital para médicos, baixe nosso Manual de Marketing Médico gratuitamente agora!

Banner de marketing médico da WSI