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O que é a nutrição de leads e como fazer?

17 de outubro de 2023 |
imagem de mão segurando um bloco simbolizando o usuário, simbolizando a nutrição de leads
(Banco de imagens: Shutterstock)

Conheça essa estratégia que alia vendas ao marketing digital

Em um negócio, falar com os potenciais consumidores é fundamental para obter o sucesso. No marketing digital, eles são chamados de leads e precisam passar por algumas etapas de comunicação para gerarem conversão, e a nutrição de leads é uma dessas.

Entenda como você e sua empresa podem aproveitar a nutrição de leads para melhorar o relacionamento com os seus clientes e as suas vendas!

Entenda um pouco mais sobre a importância de nutrição de leads!

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O que é a nutrição de leads?

A nutrição de leads é uma estratégia de marketing que passa pela jornada de compra do consumidor. A ideia é atingir o usuário com conteúdos certos na hora certa, desde a descoberta do produto até a decisão de compra.

Dessa forma, mantém-se o lead sempre informado e consciente do produto ou serviço oferecido, além do fato de que ele é guiado através de todas as etapas da jornada até sua finalização.

Por que é importante nutrir os leads?

Compartilhar conteúdos relevantes em todas as etapas da jornada de compra do usuário é fundamental para o relacionamento com o cliente e a identificação dele com aquele produto ou serviço.

Isso faz com que o usuário perceba que a empresa entende as suas necessidades na hora certa, oferecendo valor para o lead no momento correto. Além disso, a estratégia de nutrição de leads otimiza o tempo de toda a equipe e o dinheiro investido, já que o conteúdo deverá atingir o usuário certo na hora certa.

Algumas das principais vantagens de adotar a estratégia de nutrição de leads no seu negócio são:

  • Melhora na relação e confiabilidade com o consumidor;
  • Estabelecimento um relacionamento com o usuário;
  • Oferta de conteúdo de qualidade sobre o seu segmento é se posicionar como autoridade;
  • Uma boa experiência de impacto de comunicação, mostrando a importância que a empresa dá ao tempo do consumidor sem enviar SPAM;
  • Diminuição do custo dos leads.

Agende agora uma conversa com nosso time e conheça mais sobre nutrição de leads!

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Como realizar uma nutrição de leads eficaz?

O processo de nutrição de leads é feito de forma automática e estratégica, em uma sequência de conteúdos que precisa fazer sentido para cada usuário. No entanto, é importante lembrar que o envio automático não é sinônimo de envio para toda a base de leads, mas sim para os que estão naquela etapa do funil. Confira o passo a passo de como fazer uma nutrição de leads.

Defina uma boa estratégia (planejamento)

Ter em mente quem é o seu usuário, definindo uma persona que concentre as dores e necessidades que a sua empresa pode resolver é o primeiro passo. Depois, é preciso estabelecer metas realistas dentro de um planejamento com objetivos de negócio.

Construa uma base de leads sólida

Como vimos, o processo de nutrição de leads precisa ser feito com leads qualificados. Por isso, é importante captar os leads em um momento anterior usando estratégias que entreguem conteúdo relevante ao usuário em troca do seu contato.

Algumas técnicas que costumam ser aplicadas são as de download de um material com conteúdo rico, que é enviado ao usuário após o preenchimento de um formulário no seu site.

Segmente a sua base

Com o conhecimento sobre o tipo de conteúdo que o lead tem, é o momento de conciliar a sua estratégia com o tipo de oferta que pode o impactar positivamente e resultar em uma possível compra.

Crie conteúdos relevantes que engajem

É indispensável que os conteúdos da sua marca passem a confiabilidade que ela tem. Por isso, eles devem ser relevantes, estar em diversos canais e trazer bons impactos. Para que eles cheguem até os usuários vale a pena também investir na mídia paga.

Utilize ferramentas de automação de marketing

A automação ajuda no envio e na análise de resultados do processo de nutrição de leads.

Evite o excesso de comunicação

Evite se tornar spam para o seu lead, isso gera um impacto negativo ao esperado.

Crie senso de urgência

Um texto bem escrito e com senso de urgência pode ser determinante para a abertura ou não daquele conteúdo pelo lead.

Mantenha a consistência da mensagem

A comunicação total da sua marca deve manter o tom, linguagem e identidade visual. Isso é importante para que o conteúdo siga sendo atrativo, além de manter a unidade da marca.

Meça os resultados

Avalie o resultado da taxa de abertura, cliques e conversão para entender o resultado da campanha e os pontos de melhoria.

Construir um bom fluxo de nutrição de leads é algo complexo e demanda uma experiência e conhecimento intensivo em marketing digital e vendas. Contar com um bom time é um diferencial para que o processo todo seja bem-sucedido. Para saber mais, entre em contato com a WSI!

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