Aprenda a se comunicar emocionalmente com seus consumidores on-line e aumente os níveis de engajamento da sua marca
Antes do crescimento exponencial da internet, produtos, serviços e até conceitos eram ofertados no “boca a boca”. Os melhores vendedores ou representantes dessa época eram aqueles que conseguiam se comunicar emocionalmente com seu público — mostrando compreender as “dores” deles e como o que ele ofertava as “curariam”.
Agora, com a nova era digital, essas estratégias ainda são aplicadas, porém, com uma mudança marcante; os representantes normalmente não têm mais a arma do “olho no olho”, sendo necessário o uso de textos, imagens, vídeos, entre outros. Foi aí que surgiu o desafio: como fazer com que esses novos meios criem a mesma conexão emocional que uma interação pessoal? É exatamente isso que veremos no conteúdo de hoje.
O que é narrativa digital?
A narrativa digital, também conhecida como digital storytelling, é a prática de contar histórias no meio digital através do uso de texto, imagens, vídeos, gráficos, tabelas e por aí vai. Ela traz a tradição de contar de histórias para sites, aplicativos, redes sociais etc.
Seu uso permite uma imersão maior do público, integrando elementos multimídia que potencializam a imaginação e os sentidos dos envolvidos. Esse formato usa essa cultura digital em inúmeros contextos, como para vender produtos, propagar ideias e ideais, criar uma figura de autoridade e até para educação.
Benefícios da narrativa digital no marketing
Ter uma boa narrativa digital é essencial para fazer um bom marketing. Confira agora os benefícios que dominar essa técnica podem trazer
Engajamento do público
A narrativa digital permite criar conteúdos que capturam a atenção do público. Contando histórias autênticas e relevantes, a sua marca atrai e mantém o interesse dos consumidores, promovendo interações e fortalecendo o relacionamento com a audiência.
Construção de marca
Utilizar a narrativa digital ajuda a criar uma identidade on-line sólida. A sua empresa pode comunicar seus valores, missão e visão de forma mais impactante, se diferenciando da concorrência.
Conexão emocional
As histórias digitais têm o poder de criar vínculos emocionais profundos com o seu público. Compartilhando experiências humanizadas, a sua marca demonstra empatia e ressoa emocionalmente com seus consumidores, gerando fidelidade.
Técnicas de narrativa digital
As principais técnicas utilizadas na narrativa digital em geral são:
- Uso de múltiplas mídias: combinação de texto, imagem, vídeo, áudio e outros meios para criar narrativas mais envolventes;
- Conhecimento de “dores”: as histórias são criadas mostrando como o seu produto ou serviço resolve determinados problemas de potenciais clientes. Mostrar esse conhecimento cria uma ligação forte com o leitor;
- Interatividade dialógica: a sua marca também pode utilizar as interações on-line dos seguidores em redes sociais, como a seção de comentários ou comunidades, para criar uma narrativa autêntica e natural;
- Narrativa transmidiática: extensão da narrativa em diferentes plataformas e formatos, como um podcast que se transforma em série de TV, por exemplo, permitindo que a narrativa alcance públicos de diferentes contextos.
Ferramentas e plataformas para narrativa digital
A narrativa digital pode ser desenvolvida em vários meios diferentes. Confira três dos principais.
Sites
Ter um site também é essencial na narrativa digital. Os blogs permitem que a sua marca publique narrativas escritas mais extensas e detalhadas, mostrando a sua expertise e até mesmo explicando/comparando produtos e serviços. Já para a parte de vendas, como marketplaces e lojas online, a parte textual é usada para criar descrições envolventes e emocionais.
Redes sociais
Já as redes sociais, como Instagram e Facebook, permitem que a sua marca crie páginas e comunidades. Além de poder criar posts com textos, imagens e vídeos, esses espaços proporcionam aos seus seguidores um ambiente para interagirem diretamente com a sua marca e com outros seguidores. Os comentários dos seguidores são autênticos e muitas vezes extremamente impactantes.
Podcasts
Os podcasts são exemplos de como o áudio sozinho pode ser poderoso para contar histórias. Eles oferecem um espaço para compartilhar experiências pessoais, refletir sobre diversos assuntos e construir comunidades on-line. Você pode compartilhar esses podcasts em sites, como Spotify, Deezer e Apple Music.
Deseja turbinar os seus resultados digitais? Então entre em contato com a WSI e confira o plano de ação que temos para a sua marca!