Fale conosco
Fale conosco pelo WhatsApp

Vendas

Metas SMART: o que são e como criar?

Metas SMART: o que são e como criar?
Marco Marmo

Autor

Marco Marmo

Data

17 junho, 2024

4 min. de leitura

Aplique cinco metas no dia a dia da sua empresa para obter resultados incríveis

A sigla “SMART” das metas SMART reúne cinco iniciais, em que cada uma representa um objetivo estratégico que a sua empresa deve aplicar para obter êxito comercial. Quando essas cinco letras são combinadas, formam a palavra “inteligente” em inglês, o que é bastante sugestivo e até fácil de memorizar.

Conheça, no conteúdo a seguir, quais são essas metas e como criá-las.

O que são metas SMART

Como já mencionado, as metas SMART foram criadas com base em cinco características, cujas iniciais formam a palavra. Veja a seguir o que cada inicial da sigla em inglês significa e como aplicar seus conceitos na realidade da sua empresa.

S- Specific (Específico)

As metas SMART específicas são claramente definidas e direcionadas para um resultado particular. Elas respondem a perguntas como o que se deseja alcançar, por que é importante, quem está envolvido, quais recursos são necessários e para onde o objetivo levará a empresa após sua realização.

Sua aplicação pode ser vista, por exemplo, em situação em que ao invés de uma meta genérica como “aumentar as vendas”, uma meta específica seria “aumentar as vendas do produto x em 10%”.

M- Measurable (Mensurável)

As metas mensuráveis são quantificáveis e permitem acompanhar o progresso em direção ao seu alcance. Elas estabelecem indicadores claros que podem ser utilizados para avaliar se a meta está sendo alcançada.

Na prática, em vez de simplesmente “melhorar a satisfação do cliente”, uma meta mensurável seria “aumentar a pontuação média de satisfação do cliente de 3,5 para 4,5”.

A- Achievable (Atingível)

As metas atingíveis geralmente são complexas, mas realistas, considerando os recursos que a sua empresa tem, como pessoal, tempo e orçamento. Elas não são nem inalcançáveis, nem fáceis, o que incentiva a equipe a se esforçar para alcançá-las. É necessário ter bastante atenção nessa linha tênue no momento de definir qual é a meta.

Como exemplo, ao invés de ter como meta “aumentar as vendas em 50%” (o que seria inatingível) ou aumentar as vendas em 5% (o que seria bem mais fácil), tente aumentá-las em 15%.

R- Relevant (Relevante)

As metas relevantes estão alinhadas com os objetivos estratégicos da sua empresa e contribuem para o sucesso a longo prazo. Elas são escolhidas com base na sua importância para o crescimento e desenvolvimento do seu negócio, evitando o desperdício de recursos em objetivos que não agregam valor.

Exemplificando, se a empresa está buscando expandir para novos mercados, uma meta relevante seria desenvolver uma estratégia de entrada em dois novos países.

T- Time based (Temporal)

As metas temporais têm um prazo definido para serem alcançadas, criando um senso de urgência e evitando a procrastinação. Elas estabelecem um cronograma claro para a realização do objetivo, o que permite o planejamento de ações e a monitorização do progresso ao longo do tempo.

Por exemplo, em vez de simplesmente “aumentar a base de clientes”, uma meta temporal seria “adquirir 100 novos clientes até o final do próximo trimestre”.

Benefícios de metas SMART

Depois de conhecer as metas em mais detalhes, agora você pode estar se perguntando quais são os benefícios que as metas SMART trazem para a sua empresa; falaremos mais abaixo dos três principais.

Aumento de produtividade

As metas SMART fornecem direção clara e foco, orientando os esforços da sua equipe para alcançar objetivos específicos e mensuráveis, o que aumenta a eficiência e a produtividade geral.

Melhora na comunicação

Definindo metas SMART claras e tangíveis, a comunicação entre os membros da sua equipe se torna mais eficaz, garantindo que todos estejam alinhados com os objetivos e entendam seu papel na consecução deles.

Aumento de feedbacks adequados

Metas SMART permitem avaliações regulares do progresso, facilitando a identificação de áreas para melhoria e proporcionando um ambiente propício para feedbacks construtivos e direcionados.

Como criar metas SMART?

Existem várias abordagens para criar metas SMART para sua empresa:

  • Defina objetivos claros e específicos ao identificar o que você quer alcançar e por que é importante;
  • Estabeleça indicadores mensuráveis e determine como você vai medir o progresso em direção aos seus objetivos;
  • Crie metas alcançáveis e realistas, considerando os recursos disponíveis;
  • Garanta relevância, verificando se as metas estão alinhadas com os objetivos estratégicos e as necessidades do seu negócio;
  • Estabeleça prazos claros e determine um prazo para alcançar cada meta, proporcionando um senso de urgência e orientação temporal.

Não perca mais tempo e turbine as suas vendas conosco!