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Melhor horário para postar no TikTok e Instagram: descubra agora!

Melhor horário para postar no TikTok e Instagram: descubra agora!
Marco Marmo

Autor

Marco Marmo

Data

20 dezembro, 2024

5 min. de leitura

Saber o melhor horário para postar nas redes sociais é essencial para garantir o engajamento e ampliar seu alcance no TikTok e Instagram

É muito comum que uma marca possua uma boa estratégia de posts, com um conteúdo que agrega e ressoa com o público-alvo, mas que alcança o engajamento esperado. Este tipo de situação gera frustração e baixos ROIs (retorno sobre os investimentos).

Por isso, é importante entender qual é o melhor horário para postar no TikTok e Instagram, compreendendo também como funcionam os algoritmos internos dessas plataformas tão importantes e porque determinados horários funcionam tão bem. Ao término da leitura você conseguirá criar uma frequência de postagens engajantes, atraentes e com exposição inteligente.

Melhor horário para postar no TikTok e Instagram

Não existe uma só resposta sobre o melhor horário para postar no TikTok ou no Instagram. Isso porque, dependendo do seu público-alvo e de como ele se comporta online, esses horários podem ser totalmente diferentes.

Por isso, é essencial que você analise os Instagram Insights e o TikTok Analytics para perceber como o seu público usa essas redes. Com essas ferramentas é possível verificar horários de pico, localização, faixa etária e outros dados comportamentais.

De qualquer forma, caso não saiba por onde começar, o melhor horário para postar no Instagram seria:

  • Segunda-feira: 11h;
  • Terça-feira: das 10h às 14h;
  • Quarta-feira: 11h;
  • Quinta-feira: 15h;
  • Sexta-feira: das 9h às 16h;
  • Sábado: 11h;
  • Domingo: das 10h às 14h.

Agora, se tratando do melhor horário para postar no TikTok, uma média geral seria:

  • Segunda-feira: 7h, 11h e 22h;
  • Terça-feira: 14h, 16h e 21h;
  • Quarta-feira: 7h, 9h e 23h;
  • Quinta-feira: 9h, 12h e 19h;
  • Sexta-feira: 6h, 13h e 15h;
  • Sábado: 11h, 20h e 21h;
  • Domingo: 8h, 9h e 17h.

Por que o horário de postagem influencia o sucesso?

Escolher o melhor horário para postar no Instagram e TikTok faz toda a diferença por vários motivos:

  • Usuários mais ativos: postar quando o público está online obviamente gera mais visualizações. Além disso, quando o seguidor vê que a postagem é recente, as chances de que ele interaja tendem a ser maiores;
  • Algoritmo: as plataformas priorizam conteúdos que recebem engajamento logo após a publicação, ampliando o alcance;
  • Concorrência: escolher o melhor horário para postar no TikTok e Instagram diminui a competição no feed, dando mais destaque à sua postagem;
  • Sincronia com o público: postagens em horários que combinam com a rotina dos seus seguidores (como almoço ou noite) têm mais engajamento.

Como funciona o algoritmo do TikTok e Instagram?

Para entender qual o melhor horário para postar no Instagram ou no TikTok, primeiro é preciso compreender como os algoritmos dessas redes funcionam. Vários fatores são analisados para determinar o alcance de uma postagem, e ambas as plataformas ajustam o feed para manter o público ativo e engajado.

O TikTok dá mais valor ao tempo assistido, às interações (curtidas, comentários, compartilhamentos) e ao histórico de conteúdo consumido por cada usuário — a fim de aumentar o tempo gasto no app.

Já no Instagram, o algoritmo prioriza o engajamento inicial (curtidas, salvamentos e compartilhamentos logo após a postagem), relevância para o usuário e tempo passado interagindo com o conteúdo.

Diferenças de engajamento entre TikTok e Instagram

O melhor horário para postar no TikTok é baseado no engajamento espontâneo e viral devido à exposição exponencial que o algoritmo dá a determinados conteúdos, especialmente na página “Para Você”. Por isso que muitas vezes criadores com poucos seguidores alcançam grandes públicos.

Agora, quando falamos do melhor horário para postar no Instagram, são aqueles horários com um engajamento mais focado nos seguidores que você já tem, com o algoritmo favorecendo posts com interações rápidas.

Basicamente, o TikTok é ideal para conteúdo criativo e instantâneo, enquanto o Instagram exige maior consistência e estratégia para engajar.

Como criar uma estratégia de postagens?

Para criar uma boa estratégia de postagens, comece definindo seus objetivos (como aumentar seguidores, engajamento ou vendas), estabeleça uma frequência de postagens e escolha o melhor horário para postar no TikTok e Instagram com base no comportamento do seu público.

Diversifique os formatos de conteúdo (vídeos, stories, carrosséis) para manter o interesse. Use ferramentas de agendamento e acompanhe as métricas semanalmente para ir ajustando suas estratégias.

Como compreender o seu público-alvo

Para conhecer o seu público-alvo use dados demográficos e comportamentais oferecidos pelas ferramentas de análise mencionadas. Além disso, analise bem as interações dos seus seguidores, pois isso revela interesses e preferências de conteúdo.

O melhor horário para postar no TikTok é aquele em que existe um equilíbrio entre seus seguidores e público global online. No Instagram, dê total atenção aos horários dos seus seguidores.

Entender o tipo de conteúdo que mais engaja e o melhor estilo de linguagem por testes A/B também ajuda bastante. Além disso, a criação de personas é essencial para definir estratégias mais precisas e assertivas.

Como acompanhar tendências dentro do TikTok e Instagram?

Acompanhar tendências exige atenção contínua em hashtags populares e assuntos em alta. No TikTok, o feed “Para Você” traz vídeos virais e novas ideias de formatos que podem ser adaptados ao seu nicho.

No Instagram, Reels populares têm esse mesmo poder, porém lembre-se de que o seu conteúdo deve estar bem alinhado com o que o seu público consome e não pode parecer “forçado”.

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