As empresas precisam se atualizar constantemente para manter a liderança frente seus clientes e deixar os colaboradores engajados.
O meio mais recorrentemente usado para estreitar esse relacionamento são as mídias sociais, por isso as empresas têm investido em boas práticas e fortalecimento de suas marcas nas mídias sociais.
Uma das plataformas que mais tem se fortalecido no Brasil, principalmente quando o tema é a área corporativa, é o LinkedIn.
No país, essa mídia social já possui mais de 20 milhões de usuários, entre pessoas físicas e empresas, sendo que no mundo são 347 milhões de usuários e dois novos usuários por segundo no mundo
Com tanto potencial de crescimento e alcance, o LinkedIn passou a ser uma mídia fundamental para empresas que querem ser referências no meio digital e o Brasil não está fora deste cenário.
Por aqui, cada vez mais empresas veem os bons resultados de diversificar sua presença online e ser relevante em mais plataformas.
Mídias sociais nas empresas
As empresas estão se dando conta que passou a fase em que estar no Facebook e no Twitter as colocava em contato com todos seus potenciais clientes e que para atingir toda a sua gama de consumidores é preciso estar em mais locais.
Como uma rede social profissional, o LinkedIn permite tal contato com o cliente e também possibilita que uma empresa se torne mais relevante inclusive entre seus colaboradores e seu segmento.
Mas como atingir tal relevância no LinkedIn? Primeiramente organizando seu gerenciamento e o monitoramento de mídias sociais.
Criando relevância
Ao iniciar uma atuação nas redes sociais a empresa deve ter consciência que os bons resultados serão adquiridos aos poucos, com a construção de algo que seja relevante e interessante.
Dessa forma é preciso pensar no tipo de informação que o usuário busca em cada rede social. No caso do LinkedIn essa informação será:
- Informação de negócios
- Linguagem mais formal
- Dados sobre um segmento específico
- Oportunidades de crescimento profissional
- Informações para serem usadas no ambiente corporativo
Assim, quanto mais oferecer dados sobre o segmento, ter novidades sobre a atuação da empresa, gerar debates específicos, mais atraente e relevante será o perfil da empresa.
Seguindo essas práticas ela automaticamente estará aplicando outra estratégia de marketing nas mídias sociais, a geração de interações com os usuários e incentivo de comentários, compartilhamentos e maior propagação desses conteúdos em outros canais.
Campanhas no LinkedIn
O LinkedIn ainda permite que as empresas desenvolvam campanhas internas para promover um tema que seja interessante ter um alcance maior, além de gerar leads mais qualificados para a publicação.
Lembre-se: nas redes sociais e, em especial, no LinkedIn, outras companhias não são necessariamente suas concorrentes. Você pode usar esse espaço profissional para compartilhar projetos e mostrar o quanto você está fazendo um trabalho único e personalizado no seu segmento.