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Leads qualificados: o que são e como gerar?

Leads qualificados: o que são e como gerar?
Marco Marmo

Autor

Marco Marmo

Data

10 julho, 2024

3 min. de leitura

Em qualquer área de atuação, é essencial conhecer seu público-alvo se quiser atrair verdadeiros potenciais compradores

Um engano comum de muitas empresas é a busca incessante e cega por mais visitantes em seus sites. Muitos acreditam que quanto maior o número de acessos, maior o número de vendas, o que não se aplica à realidade. Por mais que seja importante ter uma boa quantidade de visitantes, as estratégias comerciais devem ser voltadas para a atração de leads qualificados, como você verá no texto de hoje.

O que são leads qualificados?

Um lead qualificado é um potencial comprador que se enquadra no perfil de um cliente ideal. Eles apresentam uma alta probabilidade de se tornarem clientes, sendo resultados de um processo de qualificação que analisa diversos aspectos, como perfil do cliente, intenção de compra, poder de decisão, potencial orçamentário e momento de compra.

Basicamente, eles são os clientes que a empresa deve tentar atrair com estratégias de marketing; afinal, é muito melhor conseguir 10 visitas de leads qualificados no seu site do que 100 visitas de compradores sem uma definição minimamente precisa de qualificação.

Como gerar leads qualificados?

Para gerar um lead qualificado, é essencial possuir três principais pontos em mente. Conheça-os a seguir.

Conheça a sua persona

É fundamental conhecer o perfil do público-alvo, também conhecido como persona. Entenda suas características demográficas e comportamentais, suas necessidades, seus desafios e suas preferências, uma vez que isso ajuda a criar conteúdo e campanhas de marketing relevantes e eficazes.

Utilize estratégias de marketing digital

Alguns exemplos são criação de conteúdo relevante e atrativo, otimização de SEO, presença ativa em mídias sociais, campanhas de e-mail marketing etc. Tudo isso ajudará a empresa a engajar seu público-alvo de forma mais direcionada, aumentando as chances de gerar leads qualificados.

Explore todas as etapas da jornada do cliente

Entenda o ponto de vista do cliente, desde o reconhecimento do problema até a decisão de compra. Assim, é crucial criar conteúdos e oferecer recursos que atendam a necessidades e interesses deles em cada fase do processo de compra. Com informações úteis e relevantes em momentos-chave da jornada do cliente, os leads são nutridos ao longo do tempo.

Como transformar leads qualificados em clientes?

Para transformar esses leads em clientes de fato, é importante que a sua equipe de marketing tenha uma boa nutrição de leads. Entenda esse processo a seguir.

Importância da nutrição de leads de marketing

A nutrição de leads de marketing é essencial para manter o engajamento e o interesse dos leads durante todo o ciclo de compra, os guiando até a decisão da aquisição do produto ou serviço.

Ao fornecer conteúdo relevante de forma consistente, a empresa constrói relacionamentos mais fortes com os prospects, aumentando a confiança na marca e, consequentemente, melhorando a taxa de transformação de leads qualificados em clientes.

Como a WSI pode te auxiliar no aumento de leads qualificados

A WSI pode aumentar a quantidade dos seus leads qualificados de diversas maneiras, sendo as quatro principais:

  • Estratégias de inbound marketing: criamos conteúdo relevante para atrair visitantes ao seu site, como newsletters de produtos ou serviços, landing pages e e-books;
  • Qualificação de leads: nossa equipe de marketing qualifica os leads detalhadamente com processos de análise contínuos: podemos verificar o engajamento do lead com sua marca, o número de visitas ao seu site, as interações nas redes sociais, a abertura de e-mails, o interesse em produtos ou serviços e até o potencial orçamentário;
  • Integração entre marketing e vendas: somos especialistas em marketing e vendas, o que torna a nossa análise de leads qualificados ainda mais precisa, pois temos critérios específicos para identificar assertivamente um lead qualificado de marketing (MQL) e um lead qualificado de vendas (SQL);
  • Ferramentas de CRM: utilizando um sistema de CRM, centralizamos e gerenciamos todos os registros de leads em um banco de dados, o que permite acompanhar e monitorar cada lead em suas diferentes etapas, visualizando suas interações com a empresa e identificando aqueles com maior engajamento e potencial para serem considerados leads qualificados.

Deseja elevar sua quantidade de vendas para outro patamar? Entre em contato com o nosso time de especialistas.