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Lançando uma campanha de mídias sociais

21 de março de 2012 |

Quando você esta no processo de planejar ou lançar sua campanha de mídias sociais ou SMM – Social Media Marketing, um dos pontos principais é ser transparente. Nas mídias sociais o conteúdo é o mais importante para seu público-alvo. Então os principais pontos que devem ser levados em consideração são os valores da sua empresa e o que ela faz para seus clientes. Discursos de vendas ou envio de promoções logo no início da campanha não funcionam e podem ser ignorados pelo seu público, reduzindo o engajamento e alcance da sua página. Por isso devem ser evitados ao extremo, mesmos que o departamento de marketing de sua empresa só esteja interessado em vender.

Uma campanha de mídias sociais que empurra mensagens e conteúdos que não são de interesse para os usuários faz com que eles bloqueiem ou deixem de curtir  sua página. Os empresários devem aprender a gerenciar suas campanhas de modo diferente, abrindo a oportunidade para o usuário comentar e discutir sobre seus produtos para formar depois a opinião de porque comprar. O meio mais indicado para oferecer promoções ao seu público são os anúncios como Facebook Ads, mas mesmo assim devem ser pensados de modo que não impactem seu público em excesso, irritando eles.

Gerenciando sua campanha de mídias sociais

Uma vez que você lançou sua campanha nas mídias sociais, o principal desafio é mante-la. Sua campanha requer tempo e empenho para atingir seus objetivos, que devem ser claramente definidos logo no começo. Os resultados das campanhas de SMM podem aparecer no curto, médio ou longo prazo. Isso é importante para que sua empresa não desista cedo demais da campanha. Uma vez lançada a campanha deve ser mantida ativa, sempre analisando os resultados para possíveis melhorias

A chave para o sucesso de qualquer campanha de mídias sociais é construir uma base de seguidores ativos, segmentados e interessados em se conectar com sua empresa para usufruir e compartilhar seu conteúdo. No caso de anúncios para novos fãs ou impulsionamentos de conteúdo, busque sempre relacionar o público que esta ligado ao seu conteúdo.

As campanhas de SMM são excelentes ferramentas para o Marketing Direto, uma vez que quando seu público-alvo opta por curtir sua página ou seguir sua empresa ele esta disposto a receber o valioso conteúdo que sua empresa pode fornecer. Construir essa rede de seguidores requer confiança e credibilidade continuas.

Outro ponto importante para o gerenciamento de sua campanha de mídias sociais é produzir conteúdo para todos os seguidores de sua página. Em sua página muitos dos seguidores irão interagir ocasionalmente. Motivar todos os seguidores e trabalhar sua interação com certeza é um dos maiores desafios do gerenciamento de campanhas de mídias sociais.

Tente sempre trabalhar sua campanha de mídias sociais de maneira flexível dentro dos termos e objetivos que você definir, ajustando as mensagens e posts de modo que se tornem mais eficientes. Utilize diversas estratégias no início para ver qual traz mais resultados e não se esqueça, você precisa gerar interação com o usuário.