Descubra como funciona o processo de indexação e as melhores práticas a serem adotadas para garantir que seu site apareça nos resultados das buscas
Entender como o Google funciona é fundamental para otimizar as estratégias de marketing digital para melhorar o desempenho do seu site. Nesse sentido, é preciso investir em boas práticas de SEO para ganhar visibilidade e notoriedade diante do maior mecanismo de busca.
Nesse contexto, um termo frequentemente utilizado é indexação, mas você sabe qual é o seu real significado e como funciona esse processo na prática? A seguir, você vai descobrir tudo sobre o tema para garantir que suas páginas sejam indexadas corretamente para aparecer nos resultados de busca do Google.
Índice
O que é indexação?
A indexação é o processo pelo qual o Google e os outros buscadores armazenam e organizam as páginas da web para apresentá-las nos resultados quando um usuário realiza uma pesquisa. Ao indexar uma página, o Google a insere em seu enorme banco de dados, onde ficam armazenadas as informações sobre o conteúdo e estrutura dessa página.
Em outras palavras, para que seu site apareça na SERP, ele precisa estar indexado. A indexação é o passo seguinte à etapa de rastreamento, ou crawling, quando o Googlebot visita seu site, faz uma varredura de todo o conteúdo e decide se ele será adicionado ao seu índice.
Como funciona o processo de indexação no Google?
O processo de indexação no Google pode ser resumido em três etapas principais. A primeira delas é a de rastreamento, na qual os Googlebots acessam as páginas do site seguindo links internos e externos para ler os conteúdos, como texto, imagens e vídeos. Em seguida, ocorre o processamento, onde o sistema analisa o conteúdo, entende a estrutura da página, identifica palavras-chave, imagens, links e outros elementos para verificar sua relevância e qualidade.
Por fim, a página é indexada e armazenada no índice do Google, que funciona como uma enorme biblioteca de informações. Após a indexação, a página passa a estar disponível para aparecer nas pesquisas quando os usuários digitarem palavras-chave relacionadas ao conteúdo.
Como verificar se uma página está indexada
Saber se uma página está indexada é um processo bastante simples, que pode ser feito de diferentes maneiras, como:
- Busca direta no Google: digite “site:” e a URL da página na barra de pesquisa. Se o Google encontrar a página, ela está indexada;
- Google Search Console: acesse sua conta e vá até a ferramenta de Inspeção de URL. Insira a URL da página e verifique o status de indexação;
- Ferramentas de SEO: algumas plataformas, como SEMrush e Ahrefs, também indicam quais páginas estão indexadas.
Fatores que influenciam a indexação
Existem diversos fatores que o Google utiliza para determinar a qualidade e relevância de uma página, o que influencia diretamente no processo de indexação. Alguns dos mais conhecidos são:
- Qualidade do conteúdo: páginas com conteúdo relevante, original, com uso adequado de palavras-chave e que geram valor ao usuário têm mais chances de serem indexadas;
- Estrutura do site: um site bem-organizado, com boa hierarquia de títulos, links internos e sitemap XML facilita a indexação;
- Acessibilidade do site: páginas bloqueadas no arquivo robots.txt ou com erros (como 404 ou 500) podem ser ignoradas pelo Google;
- Velocidade de carregamento: páginas lentas podem ter dificuldade de serem rastreadas e indexadas;
- Mobile-First: o Google prioriza a versão mobile das páginas, então elas devem estar otimizadas para dispositivos móveis.
Como garantir que suas páginas sejam indexadas
Quanto mais páginas estiverem indexadas, maior será a autoridade do seu site e, consequentemente, maior visibilidade para atrair tráfego. Para garantir uma boa indexação, siga estas boas práticas:
Crie e envie um sitemap XML pelo Google Search Console
O sitemap é um arquivo que lista todas as páginas do site e reúne informações importantes para ajudar o Google a indexá-las mais rapidamente.
Utilize links internos
Esse recurso conecta as páginas do seu site, o que facilita o processo de rastreamento e indexação pelos robôs do Google.
Permita o rastreamento do seu site
Ao configurar arquivo robots.txt, você direciona quais páginas o Googlebot pode acessar ou não. É importante ter cuidado para não bloquear páginas relevantes.
Corrija conteúdos duplicados
Ter duas versões de uma mesma página incorre no prejuízo ao processo de indexação pelo Google, que pode ter dificuldades para saber qual delas deve ser exibida na SERP.
Registre o site no Google Search Console
Essa ferramenta oferece várias funcionalidades importantes, como identificar erros de rastreamento e corrigi-los, monitorar o status de indexação das páginas e enviar alertas sobre problemas de segurança do seu site.
Erros comuns que impedem a indexação
Ao longo do artigo, você já deve ter percebido que algumas práticas ruins podem prejudicar o processo de indexação. Para facilitar a compreensão, confira os principais erros que podem impedir que suas páginas sejam indexadas corretamente:
- Uso de meta tag noindex sem necessidade;
- Bloqueio indevido de páginas no robots.txt;
- Páginas duplicadas ou com conteúdo de baixa qualidade;
- Problemas de carregamento, como erros 404 ou 500;
- Falta ou desatualização de sitemap;
- Ausência de links internos apontando para a página.
Ficar atento a esses problemas ajuda a evitar que páginas importantes fiquem invisíveis para o Google.
Quanto tempo leva para uma página ser indexada?
O tempo para que uma página seja indexada pode variar. Em média, uma nova página pode ser indexada em alguns dias, mas sites novos ou com baixa autoridade podem levar semanas para concluir o processo de indexação.
Você pode acelerar esse processo solicitando a indexação manual no Google Search Console, mas o tempo final depende do Googlebot e da qualidade geral do seu site.
Diferença entre indexação e ranqueamento
Algumas pessoas mais desatentas podem confundir indexação e ranqueamento, mas é importante frisar que, apesar de estarem relacionados, são processos diferentes.
Indexar significa que o Google adicionou a página ao seu banco de dados e está disponível para aparecer na busca. Já o ranqueamento determina em qual posição essa página indexada irá aparecer nos resultados de busca, de acordo com sua relevância para o termo pesquisado.
Ou seja, uma página pode estar indexada, mas não necessariamente aparecer nas primeiras posições do Google. Para alcançar o topo, é necessário estabelecer boas estratégias de SEO, elaborar um conteúdo de qualidade e construir uma autoridade do site.
A indexação é fundamental para deixar seu site visível para os motores de busca, uma prática que compõe uma boa estratégia de SEO. Para otimizar o desempenho do seu site e atrair mais visitantes, entre em contato com a WSI, líder global em soluções de inteligência, marketing e vendas para empresas.