Fale conosco pelo WhatsApp

Qual a diferença entre inbound marketing e marketing de conteúdo?

21 de junho de 2023 |
Homem com camisa azul posicionando um cubo de madeira com o símbolo de um imã ao lado de outros quatro cubos de madeira com o ícone de uma pessoa.
(Banco de imagens: Shutterstock)

Ambas as estratégias fazem parte do marketing digital e trabalham em conjunto para atrair e conquistar clientes

Embora sejam estratégias frequentemente aplicadas em conjunto, inbound marketing e marketing de conteúdo são duas estratégias distintas do marketing digital, que precisam ser cuidadosamente planejadas e executadas para que alcancem os objetivos esperados. Entender cada um desses conceitos é fundamental para a aplicação adequada de suas técnicas.

O que é inbound marketing?

O conceito de inbound marketing é bastante amplo, podendo gerar muitas dúvidas em quem investe em marketing digital. Em geral, esta é uma estratégia que consiste na produção e divulgação de conteúdo direcionado a um público específico, de modo a conquistá-lo e estabelecer um relacionamento duradouro com ele.

Diversas técnicas podem ser utilizadas pelo inbound marketing com o intuito de atrair, converter e fidelizar clientes em potencial, tais como:

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é um dos pilares do inbound marketing, e consiste na criação e distribuição de conteúdo valioso e relevante para o público-alvo de uma empresa, com a intenção de atrair e engajar potenciais clientes. Esta é uma estratégia que se baseia na ideia de educar e informar os consumidores, em vez de apenas anunciar um produto ou serviço.

Este conteúdo pode ser apresentado em diversos formatos, tais como:

  • Blog;
  • Vídeos;
  • Mídias sociais;
  • E-books.

Quais as diferenças entre inbound marketing e marketing de conteúdo?

Como foi visto, o marketing de conteúdo é uma estratégia específica dentro do inbound marketing — que, por sua vez, é uma estratégia que compõe o marketing digital. Diversos canais podem ser utilizados em ambas as estratégias, mas o mais comum é que o marketing de conteúdo seja desenvolvido por meio de blogs e mídias sociais, enquanto o inbound marketing é um conjunto de ferramentas e processos.

O foco e objetivo do inbound marketing e marketing de conteúdo também são diferentes entre si: enquanto o marketing de conteúdo é focado na criação e distribuição de conteúdo relevante com o objetivo de atrair e reter usuários, o inbound marketing abrange todo um processo que considera cada uma das etapas da jornada do cliente. O objetivo, neste segundo caso, é converter os visitantes em leads.

Marketing de conteúdo e inbound marketing: como utilizar em conjunto?

Embora seja possível que essas duas áreas atuem de forma separada, o ideal é que inbound marketing e marketing de conteúdo trabalhem juntos para alcançar melhores resultados. No caso do marketing de conteúdo, é possível produzir conteúdos relevantes sem investir em outras ações, mas esta pode ser uma estratégia menos efetiva.

Por outro lado, o inbound marketing dificilmente conseguirá trabalhar sem ajuda do marketing de conteúdo. Isso porque a disponibilização de conteúdo relevante é a melhor forma de fazer com que os consumidores cheguem à sua marca. A partir daí, é possível realizar diversas outras ações que visam transformar esses consumidores de transformem em clientes.

Em outras palavras, é possível afirmar que o marketing de conteúdo é o combustível do inbound marketing, sendo recomendado que ambas andem sempre em conjunto. Se formos analisar o inbound marketing de ponta a ponta da estratégia, seu trabalho começa com a atração de visitantes para o site (o que é feito com auxílio do marketing de conteúdo) e passa por diversas estratégias para captar o contato desse usuário e transformá-lo em lead.

Com o lead em mãos, o inbound marketing faz a nutrição para apresentar uma proposta de valor e finalizar a compra do cliente. Caso a estratégia funcione, ela é resultado do inbound marketing e marketing de conteúdo.