Fale conosco
Fale conosco pelo WhatsApp

SEO

H1, H2 e H3 – O que são heading tags e como usá-las

H1, H2 e H3 – O que são heading tags e como usá-las
Marco Marmo

Autor

Marco Marmo

Data

31 agosto, 2025

7 min. de leitura

Mais do que subdivisões dos conteúdos de uma página, as heading tags são fundamentais para otimizar um conteúdo para os mecanismos de busca

Na construção de estratégias e práticas de SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca, em português), é essencial compreender os elementos que compõem e estruturam uma página web. Isso permite planejá-las e organizá-las de acordo com os princípios da otimização.

Dentro desse contexto, quando o foco é a produção de conteúdos relevantes, as heading tags desempenham um papel crucial. Essas estruturas padronizam títulos e subtítulos, e facilitam a organização e a hierarquização das informações em uma página web. Isso é crucial tanto para os mecanismos de busca quanto para a melhora da experiência do usuário do site.

Neste artigo, vamos aprofundar a definição e o uso estratégico das heading tags. Continue lendo e confira!

O que são heading tags e qual sua função no SEO?

As heading tags são elementos do código HTML utilizados para organizar os conteúdos das páginas web por meio de títulos e subtítulos. Ou seja, são uma forma técnica de estruturar e hierarquizar os títulos de um texto no ambiente digital.

Como as heading tags introduzem, resumem e organizam o conteúdo, podemos dizer que elas desempenham um papel crucial em SEO, uma vez que ajudam os mecanismos de busca a identificarem o tema central do conteúdo e a compreender como ele se desenvolve.

Dessa forma, as heading tags possibilitam avaliar o nível de otimização do conteúdo e garantir que ele seja uma resposta relevante para as perguntas feitas pelos usuários nos motores de busca.

Como as heading tags podem afetar a experiência do usuário?

Além de sua importância para facilitar a leitura pelos mecanismos de busca, as heading tags são fundamentais para melhorar a experiência do usuário. Elas ajudam a estruturar o texto de forma clara, com tópicos e subtemas bem-organizados.

Isso possibilita que o usuário acesse rapidamente informações específicas, compreenda os temas e subtópicos abordados e encontre com facilidade as respostas para suas dúvidas dentro do conteúdo. Além disso, melhora a escaneabilidade, ou seja, a fluidez e a dinamicidade da leitura do texto.

Além disso, as heading tags desempenham um papel crucial na acessibilidade de pessoas com baixa visão ou dificuldades de leitura, ao oferecer uma estrutura lógica e navegável que melhora a usabilidade do conteúdo.

Entendendo a hierarquia das heading tags

Como entendemos, as heading tags são os títulos, subtítulos e tópicos com os quais organizamos um conteúdo. Sendo assim, podemos concluir que elas têm uma hierarquia de relevância que precisa ser respeitada no planejamento e produção dos textos.

Em geral, representamos as heading tags com letra H seguida de um número determinado de acordo com seu posicionamento na hierarquia:

  • H1: o título principal do texto, que traz o tema e deve ter maior destaque;
  • H2: os subtítulos, que subdividem o assunto em tópicos relevantes para o tema abordado e, também, podem servir para aprofundar o tema;
  • H3: subtítulos ou tópicos do H2.

A lógica da hierarquia precisa ser respeitada tanto para que o texto seja bem organizado e ofereça uma boa experiência ao usuário, quanto para que os recursos automatizados dos motores de busca entendam o conteúdo e, assim, classifiquem o site de forma adequada.

Isso quer dizer, por exemplo, que um H3 não pode estar diretamente relacionado ao H1 — que, por sua vez, deve ser único na página — ou que um H2 não pode ser subtópico de um H3.

Vale mencionar que, ainda que as heading tags mais utilizadas na maioria dos conteúdos sejam H1, H2 e H3, nada impede que a hierarquia seja expandida caso haja necessidade (H4, H5, H6…) desde que a lógica da relevância seja sempre respeitada.

Melhores práticas para usar heading tags efetivamente

Para utilizar as heading tags de forma efetiva nos conteúdos do site, é importante se atentar a cuidados como:

  • Respeitar a hierarquia entre as tags ao longo do texto;
  • Utilizar H1 apenas uma vez no conteúdo, e utilizá-lo para destacar de forma clara e objetiva o tema e a palavra-chave principal do conteúdo;
  • Sempre utilizar heading tags secundárias ao título (H2, H3) para quebrar o texto e melhorar a experiência do usuário;
  • Produzir os subtítulos e títulos de tópicos de forma objetiva, concisa com o tema a ser abordado, sem ambiguidades e que atendam aos questionamentos do leitor;
  • Adotar um estilo único que permita aos leitores e aos mecanismos de busca identificarem facilmente as heading tags e sua hierarquia.

A seguir, veja um exemplo prático de uso correto das heading tags em um conteúdo médico sobre uma doença X:

  • H1: Doença X: causas, sintomas e tratamentos;
  • H2: O que é a doença X
  • H2: Causas da doença X
  • H2: Quais são os sintomas da doença X?
  • H2: Tratamentos da doença X
  • H3: Tratamento conservador
  • H3: Tratamento cirúrgico
  • H2: Qual profissional devo procurar?

Ferramentas e dicas para auditar e otimizar heading tags

Para entender se as heading tags estão sendo utilizadas de acordo com os princípios de SEO e da experiência do usuário, é importante analisá-las de forma adequada para que, caso haja necessidade, elas sejam otimizadas de acordo com o que é importante para o conteúdo e para a obtenção de resultados.

Nesse contexto, podem ser utilizadas ferramentas específicas para analisar o desempenho do site e suas estruturas, o que inclui as heading tags. O Google Search Console, por exemplo, é uma ótima ferramenta do próprio mecanismo de busca capaz de ler e identificar qualquer problema com as tags que possa estar atrapalhando o desempenho do site.

Além disso, ferramentas que analisam o desempenho e o volume de busca das palavras-chave — tais como o Google Keyword Planner, SEMrush, Ahrefs, Ubersuggest, entre outras — também podem ser utilizadas para entender como elas podem ser aplicadas nas heading tags do conteúdo para que se tornem mais otimizadas.  

Erros comuns para evitar com heading tags

Muitas vezes, o baixo desempenho de um site está diretamente ligado ao mau uso das heading tags, com erros como:

  • Não respeitar a hierarquia, usando uma H3 logo após uma H1, por exemplo, ou criando uma H4 como subtópico de uma H2;
  • Abusar das possibilidades de hierarquia, adicionando tags H4, H5 em diante sem necessidade;
  • Criar títulos H1 pouco claros, que não elucidam o tema e a palavra-chave do conteúdo;
  • Não utilizar ou abusar do uso das palavras-chave nas heading tags, comprometendo a clareza e a eficácia de seu uso;
  • Utilizar mais de uma H1 no conteúdo, confundindo os leitores e os mecanismos de busca;
  • Produzir conteúdo irrelevante ou desconexo ao que é introduzido pela tag;
  • Criar heading tags muito longas, confusas ou ambíguas, dificultando a compreensão e a leitura do texto;
  • Utilizar as heading tags com finalidade apenas estética, sem uma estratégia clara de organização e otimização do conteúdo.

Para evitar esses erros, é essencial seguir as boas práticas mencionadas anteriormente, além de analisar regularmente o desempenho do conteúdo e manter-se atualizado sobre as mudanças nos algoritmos dos motores de busca sobre a leitura e ranqueamento de páginas.

Se você quer aprimorar os resultados do seu site com uma estratégia que combine o bom uso das heading tags, palavras-chave e outras estratégias de SEO, entre em contato conosco.