Instalar, armazenar e gerenciar tags é extremamente prático e simples com o Google Tag Manager
Construir e gerenciar um site sempre vai envolver lidar com códigos complexos, não tem jeito. O problema é que até um único caractere errado pode causar um desastre capaz de deixar o seu site fora do ar. Para exemplificar, até mesmo as falhas mais simples podem afetar a funcionalidade da sua página, acarretar em erros de rastreamento e comprometer o desempenho geral. Terrível, certo? Quando um código é mal estruturado, você pode acabar com páginas quebradas, falhas no rastreamento de conversões ou até mesmo perder dados importantes que serviriam para análises contínuas.
Para contornar esse risco e tornar toda essa gestão mais prática e simples, é essencial saber quais são as ferramentas certas. Uma delas facilita demais a vida de quem precisa integrar múltiplas soluções de marketing, analisar dados e rastrear um site por completo; estamos falando do Google Tag Manager. Essa é uma plataforma gratuita e intuitiva que serve para simplificar o gerenciamento de tags, permitindo que você insira e configure códigos no seu site de forma organizada e sem precisar mexer diretamente no código-fonte da página, diminuindo bastante o risco de erros.
Hoje, vamos detalhar tudo sobre o Google Tag Manager. Começaremos explicando o que ele é e como funciona, para depois te mostrar como usá-lo na prática. Abordaremos, também, como configurá-lo do zero e quais as vantagens que ele pode trazer. Além disso, apresentaremos quais são as formas contínuas de teste e depuração, tudo para garantir um funcionamento estável e perfeito.
E aí, está pronto para aprender a usar o Google Tag Manager de forma eficaz e segura? Então vamos lá!
O que é Google Tag Manager?
Antes de tudo, é necessário entender a plataforma. O Google Tag Manager é uma ferramenta gratuita que permite a instalação, o armazenamento e o gerenciamento de tags de marketing e rastreamento de eventos do seu site, sem que seja necessário fazer alterações diretas no código.
Ele é extremamente útil porque facilita o controle de tags como o Google Analytics, o Google Ads e outras ferramentas de rastreamento, tornando todos esses processos bem mais simples e sem riscos de erros no código do site.
Como funciona o Google Tag Manager?
O Google Tag Manager funciona através da inserção de um snippet de código JavaScript no seu site. Esse código contém todas as tags que você deseja gerenciar. Dessa maneira, quando um evento ocorre (por exemplo, um clique ou uma visualização de página), o Google Tag Manager o identifica e executa a tag associada, fazendo o rastreamento ou a coleta de dados, sem sobrecarregar o site com códigos adicionais. As tags são sempre ativadas por gatilhos e podem até usar variáveis para determinar condições e dados específicos.
Qual a diferença entre Google Tag Manager e Google Analytics?
A principal diferença é que o Google Tag Manager é uma plataforma de gerenciamento de tags, enquanto o Google Analytics é uma ferramenta analítica para coletar e analisar dados do comportamento do usuário em um site.
O Google Tag Manager ajuda a instalar e gerenciar tags, como a do Google Analytics, enquanto o Analytics é usado para coletar dados e fornecer relatórios sobre a performance e o comportamento dos usuários.
Em linhas gerais, o Google Tag Manager não gera análises ou relatórios, mas, sim, facilita a própria implementação dessas ferramentas.
Quais as vantagens em utilizar o Google Tag Manager?
Os principais benefícios de utilizar o Google Tag Manager são:
- Menor dependência de desenvolvedores: permite que os profissionais de marketing adicionem e gerenciem tags de forma rápida e simples, sem a necessidade de uma assistência especializada;
- Teste e depuração: o Google Tag Manager permite visualizar, testar e depurar alterações antes mesmo de publicá-las em um site ativo, ajudando a evitar erros e diminuir a necessidade de testes em sites de produção;
- Controle de permissão do usuário: permite controlar quem pode fazer ou aprovar alterações na configuração de marketing do site, deixando tudo muito mais organizado e seguro;
- Criação de diferentes versões: sempre que uma alteração é publicada, o Google Tag Manager vai criar uma nova versão do código, mas permitindo a visualização ou até reversão para versões passadas.
- Espaços de trabalho: o Google Tag Manager oferece múltiplos espaços de trabalho para que diferentes membros da sua equipe possam trabalhar ao mesmo tempo, isso sem sobrescrever o progresso dos outros;
- Fácil configuração de ferramentas populares: seus snippets de código ou modelos da Community Template Gallery facilitam a adição de tags de ferramentas e plataformas populares, como Google Analytics, Google Ads, Pinterest, entre outras;
- Armazenamento e gerenciamento de tags: junta todas as tags de marketing e códigos de rastreamento em um só lugar, inserindo-os no código do site conforme a necessidade. Isso diminui a chance de erros e facilita todos os processos (adição, remoção e atualização).
Como criar e configurar o Google Tag Manager?
Benefícios incríveis, não é? Para começar a usar o Google Tag Manager e aproveitá-los, siga o passo a passo abaixo.
Criação da conta
- Acesse o Google Tag Manager e faça login na sua conta do Google;
- Clique em “Criar Conta”;
- Insira o nome da sua empresa ou organização;
- Selecione o país de sua empresa.
Configuração do container
- Nomeie o container (geralmente é o nome ou URL do seu site);
- Selecione a plataforma “Web”;
- Clique em “criar” para criar sua conta e container.
Obter o código do container
- Após a criação, você receberá dois trechos de código para adicionar no seu site;
- Coloque o primeiro trecho (JavaScript) na seção <head> do seu site;
- Coloque o segundo (iframe HTML) imediatamente após a tag <body> do seu site.
Como utilizar o Google Tag Manager junto ao Google Analytics?
A partir daqui, os passos são para configurar o uso simultâneo do Google Tag Manager e do Google Analytics, o que é uma excelente estratégia para gerenciar e configurar o rastreamento do seu site sem precisar se preocupar com códigos. Confira:
- Para começar, crie uma nova tag no Google Tag Manager, escolhendo a opção “Google Analytics: GA4 Configuration”;
- Depois insira o ID de medição do seu GA4, que é encontrado na sua propriedade do Google Analytics — é essa configuração que vai permitir o rastreamento de visualizações de página em todo o site sem precisar adicionar tags individualmente para cada página;
- Agora, você precisa configurar os gatilhos para determinar quando as tags devem ser disparadas e, para o Analytics, o gatilho mais comum é “All Pages”, o que faz com que a tag seja ativada em todas as páginas que o usuário visitar — isso é bom porque garante que todas as visualizações de página sejam registradas no Analytics;
- Depois que você terminar, publique as alterações no Google Tag Manager, e as informações do Analytics vão começar a ser rastreadas sem que você precise mexer diretamente no código.
Quando você dominar o uso conjunto dessas duas ferramentas, você terá controle total sobre as tags de rastreamento e poderá fazer ajustes rápidos sem depender de um desenvolvedor.
Como testar se o Google Tag Manager está funcionando?
Por fim, depois de configurar tudo, está na hora de testar. Para isso, você pode adotar diferentes abordagens. Separamos quatro delas a seguir.
Use o modo de visualização do Google Tag Manager
Usar esse modo é uma das melhores formas para testar a implementação das suas tags em tempo real. Basta acessar sua conta do Google Tag Manager e clicar no botão “Visualizar”. Será aberta uma janela de visualização para seu site, permitindo que você veja todas as tags em ação enquanto navega nas páginas. As tags disparadas serão mostradas em um painel de depuração, onde você pode verificar se tudo está funcionando corretamente (gatilhos, variáveis e tags).
Com isso, você consegue detectar problemas rapidamente sem precisar publicar as alterações, permitindo que você sempre mande para o ar tudo funcionando.
Instale a extensão Google Tag Assistant
Você também pode instalar a extensão Google Tag Assistant diretamente no seu navegador. Ela traz informações detalhadas sobre as tags disparadas em cada página que você visitar, incluindo eventuais problemas com a configuração. Ele mostra uma lista das tags que foram carregadas, além de erros e alertas sobre tags não disparadas ou mal implementadas, ajudando a perceber qualquer falha na configuração.
Com esse método, é possível fazer análises rápidas e instantâneas, sem necessariamente precisar entrar diretamente no Google Tag Manager.
Verifique no Analytics em tempo real
Outra ótima forma de teste é verificar os dados em tempo real no Google Analytics. Acesse sua conta e vá até a seção “Relatório em tempo real”. Nesse painel, você pode acompanhar em tempo real as visualizações de página e interações do usuário no seu site.
E, caso tenha configurado o Google Tag Manager para ativar o rastreamento do Analytics, todas as visitas à sua página serão registrada em tempo real, o que confirma se o Google Tag Manager está disparando a tag da forma esperada.
Depuração das tags no Google Tag Manager
Por fim, a depuração das tags no Google Tag Manager é essencial para garantir que tudo esteja funcionando conforme o esperado. Na plataforma, a funcionalidade de depuração permite que você veja o fluxo detalhado das tags para avaliar se os gatilhos e variáveis estão sendo acionados corretamente.
Quando você ativa o modo de visualização, é possível interagir diretamente com seu site e observar as tags disparando no painel de depuração. Isso dá uma visão bem abrangente de cada etapa da execução das tags, identificando facilmente erros como triggers não disparando ou variáveis não configuradas da forma correta. Esse modo também pode ser usado para comparar diferentes versões e ajustes feitos no seu container.
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