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Quais são as etapas do Inbound Marketing?

20 de fevereiro de 2024 |
etapas do inbound marketing
(Banco de imagens: Shutterstock)

Conheça cada uma das etapas desse importante conjunto de estratégias e saiba como ele pode potencializar o seu negócio

O Inbound Marketing ou marketing de atração consiste em um conjunto de estratégias de marketing que visa atrair, converter e encantar clientes, sendo cada uma das etapas do Inbound Marketing uma técnica fundamental para manter seu negócio sustentável na internet.

Ele tem ganhado cada vez mais importância ao ser adotado com o intuito não só de construir um relacionamento sólido com os clientes, mas também de aumentar as vendas e garantir a autoridade de sua marca diante da audiência.

Acompanhe a leitura deste blog post para descobrir mais sobre como funciona cada uma das etapas do Inbound Marketing e saber como elas podem potencializar o seu negócio.

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Quais são as etapas do Inbound Marketing?

As etapas do Inbound Marketing seguem uma sequência lógica e se complementam entre si, passando pelas seguintes fases:

  • Atrair;
  • Converter;
  • Fechar;
  • Encantar.

Conheça cada uma delas detalhadamente a seguir.

Atrair: Geração de Conteúdo Valioso

Uma das primeiras etapas do Inbound Marketing tem por objetivo atrair pessoas que ainda não conhecem sua marca, mas que possam se tornar futuros consumidores de seus produtos ou serviços.

Seu principal objetivo é conseguir conquistar visitantes desconhecidos para que os acessos se tornem regulares por meio da criação de conteúdos relevantes gerados a partir do tráfego orgânico. Esse processo pode se dar pelos seguintes meios:

Converter: Transformação de Visitantes em Leads

A fase de conversão é mais uma das importantes etapas do Inbound Marketing. Isso porque, após conquistar um número significativo de visitantes, é preciso transformar os mais engajados e estratégicos em leads, isto é, tornar esses clientes em potencial em consumidores que gerem oportunidades concretas de venda.

Nessa etapa, é necessário realizar ações que possibilitem a criação de um banco de dados pessoais e profissionais com informações relevantes sobre seus leads. Isso pode ser feito por meio de:

  • Landing pages;
  • Formulários;
  • CTA (Chamada para ação);
  • CRM (Gestão de relacionamento com o cliente);
  • CRO (Otimização da taxa de conversão).

Fechar: Transformação de Leads em Clientes

Outra fase fundamental dentro das etapas do Inbound Marketing é o processo de fechar o negócio, que visa realizar a conversão de leads interessados em clientes que gerem elevadas taxas de vendas.

Após estreitar as relações com os leads gerados, é preciso avaliar quem está realmente interessado em receber os conteúdos certos, no momento certo para fechar a venda. Esse passo requer a análise das características de seus produtos ou serviços e o encaminhamento dos leads para a etapa de vendas ao darem indícios concretos de que desejam realizar uma compra. Essa fase pode ser bem-sucedida por meio do uso de:

  • E-mail marketing;
  • Ligações;
  • Reuniões.

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Encantar: Fidelização do seu cliente

Também é de extrema relevância investir em uma das últimas etapas do Inbound Marketing, que consiste em encantar o seu cliente no período de venda e de pós-venda. Essa etapa tem a finalidade de oferecer a melhor experiência possível para os seus clientes, de modo a fidelizar o relacionamento com a empresa e torná-los divulgadores da marca, atraindo ainda mais consumidores para o seu negócio.

Essa ação pode auxiliar a diminuir os custos, uma vez que adquirir um novo cliente tende a gerar mais investimentos do que manter aqueles que já compram com você, garantindo a satisfação dos clientes e melhorando o desempenho de seu atendimento por meio de:

  • Newsletters;
  • Conteúdos relevantes;
  • Canais de comunicação aberta.

Agora que você já conhece todas as etapas do Inbound Marketing e sua importância, entre em contato com a WSI e conte com a nossa expertise para ajudar você a tomar as melhores decisões para aproveitar tudo o que esse valioso recurso pode oferecer à sua empresa!

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