Confira um apanhado de estratégias infalíveis para multiplicar os resultados do seu e-commerce!
Um erro comum de muitas marcas que têm lojas virtuais é acreditar que basta praticar preços competitivos para superar a concorrência. A verdade é que o clichê “a propaganda é a alma do negócio” não poderia estar mais correto! No final, as lojas que receberão mais acessos — e, consequentemente, mais vendas — são aquelas que têm boas práticas de marketing digital e, com isso, aparecem nos primeiros resultados de busca do Google.
Segundo dados da Backlinko, apenas 0,63% dos usuários clicam na segunda página do motor de busca — isso, somado aos dados da pesquisa da YouGov, que mostra que mais da metade dos brasileiros prefere comprar on-line, só torna ainda mais essencial que o seu e-commerce tenha um bom ranqueamento.
Além desse posicionamento privilegiado, boas estratégias de marketing digital para e-commerce exigem que a sua marca adote outras práticas, como criar boas campanhas pagas, ter um site otimizado e de fácil navegação, ter boa reputação on-line (prova social), entre outros. No material de hoje, detalharemos cada um desses aspectos que, quando bem aplicados, colocarão a sua loja digital em outra prateleira! Então continue conosco!
A importância de uma estratégia de marketing digital bem planejada para e-commerce
Antes de ir para as sete dicas, veja, abaixo, alguns motivos para você ter tudo bem planejado nas suas estratégias de marketing digital para e-commerce.
- Destaque no ambiente competitivo: o mercado digital é altamente competitivo, e uma estratégia bem estruturada ajuda a diferenciar a marca e a atingir o público ideal, o que aumenta a presença on-line e as vendas.
- Crescimento do negócio: uma estratégia eficaz expande o e-commerce, já que alcança mais clientes e maximiza as oportunidades de venda.
- Solução para as necessidades do público: muitas das estratégias de marketing digital para e-commerce devem focar em resolver as dores e necessidades do público-alvo. É necessário um bom planejamento para saber quais são as soluções que ele procura.
- Aproveitamento de canais lucrativos: um plano de marketing bem desenvolvido permite focar nos canais mais rentáveis, evitando desperdício de recursos e de esforços em mídias menos eficientes.
- Otimização de custos: por fim, uma estratégia de marketing planejada também resulta em uma taxa de fidelização maior, e reter clientes custa menos do que conseguir novos.
Como desenvolver uma estratégia de marketing para e-commerce que gera resultados?
Existem dois pontos centrais em comum em todas as boas estratégias de marketing digital para e-commerce. Abaixo, falaremos sobre elas.
Defina metas alinhadas ao crescimento do negócio
Estabelecer metas claras e mensuráveis é essencial nas estratégias de marketing digital para e-commerce. Essas metas devem estar sempre alinhadas ao objetivo de expansão do e-commerce, como aumento de tráfego, conversão de vendas e fidelização de clientes.
Entenda o perfil do consumidor on-line
Conhecer o comportamento e preferências do seu público é uma peça-chave para criar as melhores campanhas. Compreenda as necessidades, hábitos de compra e canais preferidos deles; e segmente o seu público e personalize cada ação, aumentando a eficácia das suas campanhas.
7 estratégias de marketing digital para aumentar vendas no e-commerce
Agora que você entendeu os dois principais pontos por trás de estratégias de marketing digital para e-commerce, vamos explicar 7 táticas incríveis que você pode e deve aplicar agora mesmo!
- Invista em marketing de conteúdo com inbound marketing
Implementar uma estratégia de inbound marketing criando conteúdo relevante atrai clientes potenciais para o seu e-commerce. Produza artigos, vídeos e guias que solucionem problemas do público. Isso gera confiança e estabelece sua marca como autoridade no setor.
- Atraia clientes com SEO para e-commerce
A segunda das estratégias de marketing digital para e-commerce é otimizá-lo para mecanismos de busca. Com o auxílio de uma agência de SEO, aplique práticas como uso de palavras-chave adequadas, otimização de descrições e URLs amigáveis. Dessa forma, é muito mais provável que os clientes encontrem sua loja.
- Utilize mídia paga de forma estratégica
Investir em anúncios pagos, como Google Ads e Facebook Ads, é outra das estratégias de marketing digital para e-commerce. Assim como no SEO, aqui você também deve se atentar às palavras-chave, além de otimizar continuamente cada campanha. Essa é uma das formas mais rápidas para aumentar a visibilidade e atrair tráfego qualificado para sua loja.
- Melhore a experiência do usuário e aumente a taxa de conversão
Outra estratégia excelente é ter um site fácil de navegar e intuitivo. As páginas devem carregar rapidamente e ter design responsivo para dispositivos móveis. Usuários que têm uma experiência positiva muito provavelmente voltarão a fazer negócio com a sua marca!
- Potencialize suas vendas com e-mail marketing
A quinta das nossas estratégias de marketing digital para e-commerce envolve ter um bom e-mail marketing. Para isso, envie newsletters personalizadas, promoções exclusivas e atualizações dos seus produtos/catálogos. Isso mantém sua marca na mente dos consumidores, incentivando novas compras e até aumentando a lealdade à marca.
- Aumente a confiabilidade com avaliações e prova social
Incentivar seus clientes a deixar avaliações é outra das estratégias de marketing digital para e-commerce mais poderosas. A prova social faz toda a diferença na decisão do consumidor. Experiências positivas e depoimentos garantem segurança na compra para novos clientes.
- Utilize remarketing para reengajar visitantes
Por fim, entre as estratégias de marketing digital para e-commerce, temos o remarketing. Ele foca em alcançar aqueles que já interagiram com a sua loja, mas acabaram não convertendo. Exibir anúncios personalizados com produtos que eles visualizaram ajuda a relembrá-los e incentiva a finalização da compra.
Como medir o sucesso das estratégias de marketing digital no e-commerce?
Após aplicar nossas 7 estratégias de marketing digital para e-commerce da forma correta, o trabalho acaba? Nunca! É importante que você faça um monitoramento contínuo dos resultados com as duas dicas abaixo. Só assim é possível ter o melhor retorno possível sobre o investimento, já que o marketing digital e os hábitos dos consumidores seguem em constante mutação.
Acompanhando KPIs de vendas e taxa de conversão
Monitorar indicadores como volume de vendas, taxa de conversão e ticket médio é fundamental para avaliar o desempenho de cada estratégia. Esses dados, presentes no Google Analytics, dão bons panoramas sobre o impacto efetivo das campanhas.
Analisando resultados para otimizar as campanhas
Avaliar continuamente os dados das campanhas facilita ajustes específicos. Analisando métricas como alcance, engajamento e retorno sobre o investimento, você identifica o que mais funciona e aprimora as ações para gerar resultados cada vez melhores.
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