Fale conosco
Fale conosco pelo WhatsApp

Mídias Sociais

O que considerar ao criar sua estratégia de mídia social?

O que considerar ao criar sua estratégia de mídia social?
Marco Marmo

Autor

Marco Marmo

Data

10 maio, 2023

As mídias sociais ganharam papel essencial em todas as campanhas de marketing possíveis, mas não é tão simples elaborar uma boa estratégia de mídia social. Entenda! 

Nos dias de hoje, é quase impossível realizar qualquer tipo de campanha de marketing sem considerar uma estratégia de mídia social. Isso ocorre por causa do tempo em que os usuários passam engajando e consumindo conteúdos nessas ferramentas.

Por isso, as mídias sociais se tornaram importantes meios de captação de público e vendas. Sendo assim, planejar estratégias de mídia social para atingir o público-alvo da marca nesse ambiente é um dos principais passos do planejamento de uma boa campanha de marketing.

O que é uma estratégia de mídia social?

Uma estratégia de mídia social, é um plano estruturado que orienta o uso das redes sociais para atingir metas de marketing e comunicação da empresa ou marca.

Essa estratégia deve considerar não só as atividades que serão realizadas, mas também o segmento do público-alvo, a linguagem e o tom. Essas características são importante para determinar o tipo de conteúdo que será publicado e como devem funcionar as interações com os usuários.

Etapas para criar uma estratégia de mídia social

Para que uma estratégia de mídia social seja bem-sucedida, é preciso fazer um planejamento que deve desde conhecer o público, até o ideal monitoramento dos resultados.

As mídias sociais mais relevantes dentro do marketing digital atualmente são:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • TikTok;
  • Pinterest;
  • WhatsApp;
  • YouTube.

Nem sempre todas as mídias sociais serão importantes para o negócio em si. Além disso, cada uma possui uma linguagem própria que deve ser levada em conta na elaboração da estratégia de mídia social.

Estabeleça metas de marketing

O primeiro ponto no processo de criação de uma boa estratégia de mídia social é o estabelecimento de metas de marketing. O processo envolve definir metas específicas, considerando o perfil do público-alvo e a estratégia de comunicação da empresa.

Algumas metas que podem ser consideradas:

  • Aumentar o alcance;
  • Aumentar o engajamento;
  • Atingir uma meta de conversões e/ou fidelização de clientes.

Conheça seu público

Em seguida, é preciso identificar o público-alvo da campanha. Essa ação é feita a partir da análise de características como idade, gênero, interesses, comportamentos e necessidades.

Essas informações podem ser obtidas por meio de pesquisas de mercado ou por análise de dados e uso de ferramentas de segmentação.

Pesquise sua concorrência

Entender o mercado é essencial para elaborar uma estratégia de mídia social. Para isso, é importante acompanhar os concorrentes e ver seu processo de comunicação: o que publicam, como funcionam suas mídias pagas, como interagem com o público e até se a identidade visual sugere algum tipo de padrão do segmento.

Defina seus objetivos

Com todas as informações obtidas nas etapas anteriores, já é possível definir os objetivos da estratégia de mídia social. Basicamente, consistem em estipular objetivos mensuráveis através da sua comunicação nas mídias sociais.

Plano de conteúdo e calendário editorial

Traçados os objetivos, é possível planejar o conteúdo por meio de uma estratégia que define o formato do que será produzido nas mídias sociais, o tom de linguagem e quais os elementos a serem utilizados.

Além de criar o calendário editorial, que é um documento que organiza em datas e horários específicos a publicação de cada conteúdo, considerando as características da estratégia de mídia social.

Monitore e interaja

Por fim, é importante avaliar o desempenho das ações, identificando oportunidades e problemas. Por meio dessa ação, é possível estabelecer e melhorar o relacionamento com o público-alvo, buscando meios de interação que se transformem em mais resultados positivos a curto e longo prazo.

Como uma agência de marketing digital pode ajudar?

Para realizar um trabalho bem-sucedido em um tempo adequado, é importante contar com a ajuda de profissionais qualificados para realizar uma boa estratégia de mídia social. Esses profissionais podem ser encontrados em boas agências de marketing digital.

Assim, a elaboração e a execução da estratégia de mídia social serão feitas por profissionais que já tem experiência e plena capacidade para lidar com os contratempos e possibilidades oferecidos pelo marketing digital.

Ainda tem dúvidas? A WSI pode te ajudar! Entre em contato conosco.