Fale conosco
Fale conosco pelo WhatsApp

Marketing de Conteúdo

Como montar a melhor estratégia de conteúdo para meu negócio

Como montar a melhor estratégia de conteúdo para meu negócio
Marco Marmo

Autor

Marco Marmo

Data

07 fevereiro, 2024

Saiba tudo o que você precisa para montar uma estratégia de conteúdo de sucesso que impulsione seu negócio

Existem várias maneiras de construir sua estratégia de conteúdo. A produção de conteúdo de qualidade, útil e relevante feito de maneira contínua é a estratégia mais sólida, efetiva e que melhor pode garantir o sucesso on-line para sua empresa.

Isso é importante porque a criação de um marketing de conteúdo estratégico é de extrema importância para fortalecer a autoridade e o reconhecimento de sua marca no mercado, consolidar o relacionamento com seus clientes, engajar sua audiência, gerar leads e impulsionar suas vendas.

Quero ter a melhor estratégia de conteúdo para meu site!

Entre em contato

Confira abaixo os passos a seguir para que você possa montar a melhor estratégia de conteúdo para o seu negócio.

Conheça o seu público-alvo

Ao conhecer dados demográficos, bem como interesses, necessidades, objetivos e comportamentos de seu público-alvo por meio de uma persona, por exemplo, você é capaz de criar conteúdos relevantes, úteis, assertivos e que captem a atenção do público que se busca atingir, gerando o maior número possível de leads, bem como tráfego qualificado para seu site.

Saiba utilizar palavras-chave

Outro passo fundamental para sua estratégia de conteúdo são as pesquisas realizadas por meio de palavras-chave cuidadosamente selecionadas e direcionadas para sua marca.

Esse processo propicia o aumento da visibilidade de seu site de maneira orgânica e direcionada, podendo gerar taxas de engajamento e conversão mais elevadas. Alguns recursos interessantes para selecionar as melhores palavras-chave para sua campanha são:

  • Google Keyword Planner;
  • Google Trends;
  • Keyword Tool;
  • Ubersuggest;
  • Semrush;
  • Ahrefs.

Aborde tópicos de interesse para seu público

Ao considerar os tópicos que são de interesse para o público que você pretende atingir em sua estratégia de conteúdo, você potencializa o seu negócio. Isso também pode ser feito por meio de uma persona, levantando dados como gênero, idade, estado civil, nível de escolaridade, ocupação e situação financeira.

Além disso, é importante verificar que tipo de conteúdo esses possíveis clientes costumam consumir, em quais veículos, assim como qual tipo de assunto chama sua atenção, de modo que seja possível mapear inicialmente o perfil do consumidor que se almeja alcançar.

Analise a concorrência

Uma etapa fundamental em uma boa estratégia de conteúdo é analisar a sua concorrência ao conhecer quem são e o que fazem as empresas de sua área de atuação. É fundamental conhecer os líderes no segmento, verificando questões como tráfego, termos utilizados, ranking dos sites nas buscas, qualidade, quantidade e desempenho dos conteúdos.

Isso ajuda a definir quais ações serão mais efetivas para o negócio e pode ser feito a partir de ferramentas como o já mencionado Semrush, o Google Analytics e os Recursos da SERP (resultados de pesquisa) no Google.

>

Agende agora uma conversa com nosso time e tenha as melhores estratégias de conteúdo!

Entre em contato

Utilize diversos formatos de conteúdo

Existem diversas formas de divulgar seu conteúdo, desde mídias orgânicas até mídias pagas. Elas podem ajudar a desenhar uma estratégia de conteúdo sólida. Conheça a seguir algumas possibilidades de promover seu material on-line.

Blog posts

A produção de conteúdos qualificados para blog posts tem por objetivo apresentar materiais breves e de consumo rápido, podendo gerar resultados sólidos em seu alcance tanto a partir da mídia paga, quanto da orgânica ou por meio de uma associação entre essas estratégias.

Redes sociais

A produção de uma estratégia de conteúdo sólida nas redes sociais também é válida para atingir, de forma orgânica, o público-alvo. É possível também a divulgação em mecanismos de busca pagos, como Google Ads e Bing Ads, assim como as ferramentas de anúncios pagos de diversas redes sociais, como o Facebook Ads, Instagram Ads, TikTok Ads e LinkedIn Ads.

Vídeos

Uma das ferramentas mais em alta no consumo de conteúdo audiovisual é o Youtube Ads. O serviço de mídia paga do YouTube possibilita que as marcas façam anúncios nos vídeos publicados na plataforma tendo acesso a dados demográficos, interesses e localização geográfica. Isso auxilia na segmentação eficaz e, consequentemente, na geração de leads em grande escala, além de aumentar a visibilidade, envolver o público-alvo e impulsionar o tráfego qualificado.

E-books

Também conhecidos como livros digitais, esses materiais costumam ter caráter educativo, podendo ser lidos em computadores ou em dispositivos móveis de maneira dinâmica. Apresentando conteúdos extensos e completos, os e-books abrangem problemas e soluções de maneira aprofundada, o que pode gerar mais leads e influenciar nas decisões de compra dos clientes vindos do tráfego qualificado.

Otimize seu conteúdo para SEO

Criar uma estratégia de conteúdo que otimize seu material voltado para SEO pode ser desafiador, porém, é o caminho certo se você quer garantir o sucesso de seu negócio. Assim, ao otimizar informações relevantes como título do texto, palavras-chave, metadescrição, imagens, tags e URL, você tem maior probabilidade de melhorar a visibilidade de seu conteúdo nos mecanismos de busca.

Analise os resultados e métricas

A análise dos resultados a partir das métricas obtidas sobre o desempenho das campanhas publicitárias em relação aos objetivos propostos inicialmente é uma das etapas fundamentais de uma estratégia de conteúdo de sucesso.

É possível monitorar os resultados com número de cliques, impressões, leads, taxas de conversão, rejeição, por exemplo, avaliando quais dessas métricas fazem mais sentido para alcançar seus objetivos, o que pode ser feito com o auxílio de especialistas. Dessa maneira, será possível identificar o que funcionou e o que precisa ser ajustado na estratégia, o que é recomendável ser feito de maneira constante por meio de novas segmentações ou anúncios, por exemplo.

Agora que você já sabe como montar a melhor estratégia de conteúdo para o seu negócio, entre em contato com a WSI e conte com a nossa expertise para ajudar você a aproveitar tudo o que ela pode oferecer à sua empresa!

Quero melhorar minha estratégia de conteúdo!

Entre em contato