Tenha um profissional de SEO ao lado da sua marca para alavancar os seus resultados orgânicos nos motores de busca
Com o avanço da internet, os hábitos de consumo mudaram drasticamente, alterando por completo a forma como as pessoas compram produtos ou contratam serviços. Uma pesquisa de 2023 da Hedgehog Digital, em parceria com a Opinion Box, constatou que 70% dos consumidores pesquisam no Google antes de tomar decisões de compra. Essa mudança, naturalmente teve como resultado o aumento da competitividade entre as empresas, que buscam maneiras de se destacar e captar a atenção desse público.
Com tantas opções disponíveis, as marcas precisam adotar estratégias cada vez mais eficientes. E uma das melhores é garantir uma boa visibilidade nos motores de busca, principalmente no Google, que pode ser considerado a “página inicial da internet”. O buscador pode direcionar milhões de visitas a um site, fazendo com que a presença nas primeiras posições seja cada vez mais importante para o sucesso de qualquer negócio on-line.
Para alcançar esse objetivo, é fundamental contar com um especialista em SEO, o profissional responsável por otimizar os sites nesse sentido. Essa ajuda é primordial porque ele tem conhecimento profundo no assunto, estando sempre atualizado sobre as tendências, estudos de análise de dados e aplicações das técnicas certas para trazer resultados realmente consistentes.
No material de hoje, vamos falar mais sobre esse profissional, explicando o que exatamente ele faz e quais seus principais conhecimentos técnicos, além de indicar em quais casos o seu site pode estar precisando dessa ajuda para se destacar.

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O que é SEO?
SEO, sigla em inglês para search engine optimization (otimização para motores de busca), é um conjunto de práticas, técnicas e estratégias adotadas para ranquear melhor um site nos resultados dos motores de busca, como o Google.
O principal objetivo aqui é aumentar a visibilidade desse site ao torná-lo mais fácil de encontrar por pessoas que fazem pesquisas relacionadas ao seu conteúdo, produto ou serviço.
As práticas de SEO envolvem uma série de ações, como a otimização de palavras-chave, criação de conteúdo de valor, construção de links de qualidade (link building), melhorias na experiência do usuário, responsividade para dispositivos móveis, entre outras.
Qual a diferença de tráfego orgânico e tráfego pago?
Quando falamos de bons resultados no Google, é comum surgir uma confusão entre esses dois tipos de tráfego. Porém, eles diferem na maneira como esses resultados são alcançados.
Quando falamos de tráfego orgânico (ou SEO orgânico), estamos falando de resultados naturais, que aparecem devido a um trabalho contínuo de otimização do site e seu conteúdo. Então não existe um pagamento direto envolvido para que o site apareça nessas posições. Essas estratégias podem demorar mais tempo para mostrar resultados, mas têm um retorno contínuo e sustentável no longo prazo. Um exemplo seria melhorar o conteúdo e a estrutura do site, criando páginas relevantes que atendem às buscas dos usuários.
Por outro lado, no tráfego pago, você paga por anúncios para aparecer no topo dos resultados de pesquisa. Assim, o seu site consegue visibilidade imediata, mas os valores envolvidos podem ser altos, dependendo das palavras-chave escolhidas, por exemplo. O tráfego pago até traz resultados rápidos, mas eles são interrompidos assim que a campanha termina, diferentemente do SEO orgânico, que, uma vez estabelecido, continua proporcionando retorno por um longo período.
Qual a importância do SEO na atualidade?
A importância do SEO nunca foi tão alta, ainda mais com o aumento do consumo de conteúdo digital e a expansão dos negócios on-line. A pesquisa no Google é como os consumidores descobrem produtos, serviços e até informações. Se o seu site não está bem-posicionado nas primeiras páginas, as chances de ser encontrado são mínimas, já que pouquíssimos usuários vão além dos primeiros links ou, muito menos, até a segunda página de resultados.
O SEO também é um dos pilares do marketing digital, pois ajuda as empresas a conseguir tráfego qualificado e aumentar a visibilidade on-line, tudo de maneira acessível e sustentável. Com a concorrência absurda do mercado digital atual, ter uma estratégia de SEO é o que destaca uma marca. Além disso, o SEO ajuda a melhorar a experiência do usuário, garantindo uma navegação mais fluida que aumenta a taxa de conversão e a confiança do consumidor em uma marca.
Quais são os benefícios de uma boa estratégia de SEO?
Ter um site que segue as melhores práticas de SEO significa aproveitar as seguintes vantagens:
- Aumento do tráfego orgânico;
- Melhora na visibilidade e autoridade da marca;
- Maior taxa de conversão;
- Menos custos com anúncios pagos;
- Geração de leads qualificados;
- Aumento no tempo de permanência no site;
- Redução da taxa de rejeição;
- Aperfeiçoamento contínuo;
- Vantagem competitiva;
- Sustentabilidade no longo prazo.
O que um especialista em SEO faz?
Um especialista em SEO é o profissional responsável por planejar e executar estratégias para otimizar um site e fazer com que ele tenha boa visibilidade nos motores de busca. Para isso, ele faz um diagnóstico completo do site, avalia a relevância do seu conteúdo, a estrutura técnica e a sua performance nas buscas orgânicas.
Basicamente, as principais atividades do profissional de SEO são a pesquisa de palavras-chave, criação e otimização de conteúdo, análise da concorrência e estratégias de link building. Além disso, o especialista também consegue fazer o monitoramento dos rankings e usar ferramentas mais específicas, como o Google Analytics, para identificar e corrigir erros que possam prejudicar o posicionamento.
Quais os conhecimentos que um especialista em SEO precisa ter para ajudar empresas?
Para conquistar resultados positivos, um especialista em SEO precisa ter conhecimentos profundos em várias áreas. A compreensão de algoritmos de mecanismos de busca e como eles funcionam é o ponto de partida para planejar e executar ações que melhorem o desempenho de um site. Além disso, esse profissional deve ser excelente em análise de dados, já que precisa interpretar relatórios de diferentes ferramentas de SEO para tomar decisões mais assertivas.
É fundamental também que um especialista entenda as melhores práticas de otimização de conteúdo, como seleção de palavras-chave, pesquisa de tendências de buscas e adaptação da estrutura de conteúdos para atender às expectativas dos usuários. Além disso, ele precisa conhecer princípios de usabilidade, experiência do usuário e design responsivo, já que todos esses fatores pesam na indexação e visibilidade de um site.
Por fim, conhecimentos ainda mais técnicos são primordiais, como entender códigos HTML e CSS, a importância da velocidade de carregamento do site para o ranking, SEO local, estratégias de link building, criação de conteúdo que engaje e otimização para dispositivos móveis.

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Quais tipos de estratégias um especialista em SEO realiza de primeiro momento?
Logo de cara, o especialista em SEO toma algumas ações para gerar um impacto positivo que começa a ser percebido de médio a longo prazo. Veja os primeiros passos mais detalhadamente abaixo.
Análise do site
O primeiro passo de um especialista em SEO é fazer uma auditoria completa do site, avaliando a estrutura e a performance. Por exemplo, se o tempo de carregamento estiver muito lento, ele pode sugerir algumas melhorias como a compressão de imagens e a adoção de um servidor mais rápido. Essa primeira análise é o que garante que o site esteja bem tecnicamente e pronto para ser otimizado.
Otimização geral do site
Nessa etapa, o especialista em SEO começa a otimizar o site para motores de busca. Isso inclui, por exemplo, fazer ajustes nas meta tags, títulos e descrições, além de melhorar a navegação e garantir que o site esteja bem responsivo. Essa atualização melhora tanto a indexação quanto a experiência do usuário final.
Análise de concorrentes
Esse passo é essencial para entender como o site está se posicionando no mercado. Quando o especialista em SEO percebe que os seus concorrentes têm mais backlinks ou estão ranqueando para palavras-chave importantes, ele pode propor ações como melhorar o conteúdo do próprio site para aumentar a autoridade da sua marca e conseguir melhores posições no Google.
Pesquisa de palavras-chave
Outro aspecto essencial no SEO é fazer uma boa pesquisa de palavras-chave. O especialista em SEO pode perceber, por exemplo, que “comprar tênis on-line” pode até ser uma palavra-chave com muitas buscas, mas com alta concorrência. Nesse caso, ele pode sugerir o uso de palavras-chave mais específicas, as chamadas long tails (cauda longa), como “comprar tênis de corrida on-line para mulheres”, alcançando um público mais segmentado.
Criação ou atualização de conteúdo
Se o especialista em SEO perceber que uma página específica está com pouca informação, ele pode elaborar um artigo mais detalhado, usando tópicos relacionados e palavras-chave que correspondam às necessidades do público-alvo, aumentando o ranqueamento e atraindo visitantes qualificados.
Estratégias de link building
O link building é essencial para aumentar a autoridade do seu site aos olhos do algoritmo do Google. Um especialista pode conseguir backlinks fortes criando conteúdos colaborativos ou posts em blogs externos com links direcionados para o seu site. Se uma página recebe links de sites influentes e de autoridade, isso ajuda a melhorar o posicionamento no ranking do Google.
Em quanto tempo um especialista em SEO pode entregar resultados?
O tempo necessário para colher os frutos do SEO varia conforme vários fatores, como a competitividade das palavras-chave, a qualidade do site inicial e o tipo de estratégias que foram implementadas. Geralmente, os primeiros resultados podem começar a aparecer entre 3 e 6 meses, mas pode demorar mais, de 6 meses a 1 ano, para que o impacto das estratégias seja realmente perceptível, principalmente em sites de nichos muito competitivos.
Sabemos como é difícil esperar, por isso, ter um especialista em SEO ao seu lado é fundamental, pois ele consegue observar alguns benefícios menores no curto prazo, como o aumento de tráfego orgânico e o engajamento do usuário, que indicam que a estratégia está no caminho certo.
No final das contas, vale lembrar que o SEO é um processo contínuo e os resultados aumentam gradualmente à medida que mais ações são implementadas e os algoritmos dos motores de busca são atualizados.
Quando é interessante contratar um especialista em SEO?
Contratar um especialista em SEO é a solução para você se a sua empresa quer ter mais visibilidade digital e aumentar a quantidade de tráfego qualificado. Se o seu site está perdendo posições nos resultados de busca ou tem um tráfego muito baixo, um especialista pode ser a solução.
Além disso, contratar um especialista em SEO é uma saída quando você percebe que os seus esforços não estão trazendo os resultados esperados, seja por falta de tempo, expertise ou pela própria complexidade do tema.
Também é indicado contratar um especialista em SEO quando precisar revisar, atualizar o conteúdo, aplicar otimizações técnicas ou investir em estratégias de longo prazo no seu site, aumentando a sua relevância e autoridade on-line.
Como contratar um especialista em SEO?
Para contratar o especialista em SEO ideal, considere tanto a experiência prática quanto os conhecimentos técnicos do profissional. Primeiramente, é importante verificar o portfólio dele ou da agência, analisando cases de sucesso e exemplos de empresas que conseguiram melhorar seu posicionamento nas buscas contratando seus serviços.
Além disso, deixe claro desde o começo que o profissional deverá fornecer relatórios claros sobre cada uma das etapas de otimização. Outro ponto importante é entender os valores cobrados e o escopo do trabalho. Uma boa comunicação entre o especialista e a sua empresa é o que garante que todos estejam na mesma página, com estratégias definidas e resultados pretendidos.
Essa parceria deve ser uma colaboração mútua, com o especialista ajustando as estratégias de acordo com as necessidades da sua empresa, trazendo resultados cada vez melhores com o tempo.
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