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Estratégias para vendas através do Inbound Marketing

31 de março de 2015 | | 1104
(Banco de imagens: Shutterstock)

Muitas empresas entendem que as falhas na área de vendas estão na ansiedade do vendedor em querer fechar um contrato ao invés de ouvir primeiramente as dificuldades e necessidades do seu cliente, fazendo com que ele não expresse o que precise e saía insatisfeito.

Devido a isso muitas empresas estão atuando com o método de Inbound Marketing, a qual sabe que a produção de conteúdo é uma grande aliada em colocar questões atrás da orelha do comprador. O segredo do Inbound está em não deixar a comunicação morrer assim que o lead se transforma em oportunidade. O trabalho de marketing deve seguir durante todo o processo.

Agências de Marketing Digital tem buscado desenvolver esse método a diversos clientes, que por sua vez, não entendem como isso funciona na prática, sendo apenas compreensível após o relatório de resultados garantindo o crescimento e alcance de metas.

especialista de marketing digital
Fonte: Viver de Blog

4 estratégias de vendas inbound pelo especialista em Marketing Digital

Para as companhias não se perderem na hora de aplicar o Inbound Marketig, separamos quatro estratégias que ajudarão no desempenho dos resultados.

  1. Produza conteúdo

O objetivo do Inbound Marketing é em ganhar clientes relevantes aos poucos, por isso os materiais não necessariamente precisam falar do produto, mas devem gerar no cliente a vontade de encontrar uma solução que resolva os problemas durante o uso do material, como, por exemplo, “saiba três métricas que provam o valor do marketing digital à diretoria”.
Uma das dificuldades ao conversar com equipes de vendas é de não conseguir levar o assunto até o responsável da decisão, ao seu cargo superior, sendo essa dificuldade também vivida pelo lead com quem está negociando. É interessante construir conteúdos que sempre se esbarrem nas prioridades relacionadas a faturamento, escala e crescimento. Devido a isso é importante focar em materiais que permitam solucionar tais dúvidas. Ferramentas como planilhas, calculadoras, templates e tudo o que possa responder perguntas do tipo “quanto eu posso economizar?” “como minha empresa vai vender mais com esse processo?”, é interessante, gerando com isso a possibilidade de ganhar mais prioridade na mesa de negociação.

  1. Segmente a sua base de email

Pode ser que seu cliente ainda não esteja totalmente convencido sobre o produto. Por isso é importante fazer com que o consumidor veja uma melhor forma de fazer aquilo que já esta fazendo ou de começar algo novo. Porém é importante entender que os leads são diferentes e possuem demandas diferentes de compra, busque fazer um exercício envolvendo marketing e venda para entender quem são suas personas e o que elas estão interessadas em ouvir, ler ou receber via email.
Faça um levantamento dos seus clientes os separando por grupos com semelhantes características. Uma vez segmentados e com o caminho de compras definido garante que os fluxos de emails ajudem o seu cliente de grande potencial a ser melhor. Enviando aquilo que cada cliente realmente deseja receber e saber.

  1. O poder do anúncio

Muitas vezes somos surpreendidos com algo que você coincidentemente gostaria de comprar naquele momento, e isso acontece devido ao uso de ferramentas como o remarketing do Google Adworks, sendo possível encontrar aquelas pessoas que de alguma forma já demonstraram interessa na sua solução e facilitar a decisão. Ao trabalhar o conteúdo e as Lading Pages que serão disponibilizadas, procure encaixar onde seria mais estratégico atuar com ações de mídia paga.
A vantagem desse processo é em conseguir criar uma promoção extremamente customizada para o momento de comprar em que o seu contato se encontra e com isso aumentar a possibilidade de entregar o que ele está buscando, agilizando o processo de convencimento de maneira automática.

  1. Comprove a promessa

Outra estratégia importante é mostrar ao comprador histórias e soluções reais de pessoas e empresas que utilizaram e se beneficiaram com o produto ou serviço. Isso pode ser gerado através de infográficos, vídeos, testemunhos, posts no blog, eventos entre outros. Nesse ponto é importante mostrar os resultados de forma transparentes e ter a cautela de mostrar que são resultados reais e não inventados.
Números e resultados vendem mais que vídeos bonitos.

Todas essas estratégias são válidas e podem se adequar para diferentes setores, porém antes de colocá-las em prática é importante ter um bom planejamento de marketing. Se não sentir confiança em aplicá-los ou ainda ter dúvidas sobre como fazer contrate uma agência de marketing digital e alinhe sua empresa da melhor forma.

Complemente tais informações no vídeo abaixo

Guia Prático: 10 dicas para uma campanha de Inbound Marketing