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Inbound Marketing

Estratégias para vendas através do Inbound Marketing

Estratégias para vendas através do Inbound Marketing
Marco Marmo

Autor

Marco Marmo

Data

31 de março

Muitas empresas entendem que as falhas na área de vendas estão na ansiedade do vendedor em querer fechar um contrato ao invés de ouvir primeiramente as dificuldades e necessidades do seu cliente, fazendo com que ele não expresse o que precise e saía insatisfeito.

Devido a isso muitas empresas estão atuando com o método de Inbound Marketing, a qual sabe que a produção de conteúdo é uma grande aliada em colocar questões atrás da orelha do comprador. O segredo do Inbound está em não deixar a comunicação morrer assim que o lead se transforma em oportunidade. O trabalho de marketing deve seguir durante todo o processo.

Agências de Marketing Digital tem buscado desenvolver esse método a diversos clientes, que por sua vez, não entendem como isso funciona na prática, sendo apenas compreensível após o relatório de resultados garantindo o crescimento e alcance de metas.

4 estratégias de vendas inbound pelo especialista em Marketing Digital

Para as companhias não se perderem na hora de aplicar o Inbound Marketig, separamos quatro estratégias que ajudarão no desempenho dos resultados.

Produza conteúdo

O objetivo do Inbound Marketing é em ganhar clientes relevantes aos poucos, por isso os materiais não necessariamente precisam falar do produto, mas devem gerar no cliente a vontade de encontrar uma solução que resolva os problemas durante o uso do material, como, por exemplo, “saiba três métricas que provam o valor do marketing digital à diretoria”.
Uma das dificuldades ao conversar com equipes de vendas é de não conseguir levar o assunto até o responsável da decisão, ao seu cargo superior, sendo essa dificuldade também vivida pelo lead com quem está negociando. É interessante construir conteúdos que sempre se esbarrem nas prioridades relacionadas a faturamento, escala e crescimento. Devido a isso é importante focar em materiais que permitam solucionar tais dúvidas. Ferramentas como planilhas, calculadoras, templates e tudo o que possa responder perguntas do tipo “quanto eu posso economizar?” “como minha empresa vai vender mais com esse processo?”, é interessante, gerando com isso a possibilidade de ganhar mais prioridade na mesa de negociação.

Segmente a sua base de email

Pode ser que seu cliente ainda não esteja totalmente convencido sobre o produto. Por isso é importante fazer com que o consumidor veja uma melhor forma de fazer aquilo que já esta fazendo ou de começar algo novo. Porém é importante entender que os leads são diferentes e possuem demandas diferentes de compra, busque fazer um exercício envolvendo marketing e venda para entender quem são suas personas e o que elas estão interessadas em ouvir, ler ou receber via email.
Faça um levantamento dos seus clientes os separando por grupos com semelhantes características. Uma vez segmentados e com o caminho de compras definido garante que os fluxos de emails ajudem o seu cliente de grande potencial a ser melhor. Enviando aquilo que cada cliente realmente deseja receber e saber.

O poder do anúncio

Muitas vezes somos surpreendidos com algo que você coincidentemente gostaria de comprar naquele momento, e isso acontece devido ao uso de ferramentas como o remarketing do Google Adworks, sendo possível encontrar aquelas pessoas que de alguma forma já demonstraram interessa na sua solução e facilitar a decisão. Ao trabalhar o conteúdo e as Lading Pages que serão disponibilizadas, procure encaixar onde seria mais estratégico atuar com ações de mídia paga.
A vantagem desse processo é em conseguir criar uma promoção extremamente customizada para o momento de comprar em que o seu contato se encontra e com isso aumentar a possibilidade de entregar o que ele está buscando, agilizando o processo de convencimento de maneira automática.

Comprove a promessa

Outra estratégia importante é mostrar ao comprador histórias e soluções reais de pessoas e empresas que utilizaram e se beneficiaram com o produto ou serviço. Isso pode ser gerado através de infográficos, vídeos, testemunhos, posts no blog, eventos entre outros. Nesse ponto é importante mostrar os resultados de forma transparentes e ter a cautela de mostrar que são resultados reais e não inventados.
Números e resultados vendem mais que vídeos bonitos.

Todas essas estratégias são válidas e podem se adequar para diferentes setores, porém antes de colocá-las em prática é importante ter um bom planejamento de marketing. Se não sentir confiança em aplicá-los ou ainda ter dúvidas sobre como fazer contrate uma agência de marketing digital e alinhe sua empresa da melhor forma.

Complemente tais informações no vídeo abaixo