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Entendendo a concorrência no Google AdWords

Um recurso interessante que temos dentro do Google Adwords são os Relatórios de Ideias para Leilões. Esse relatório mostra o seu desempenho em relação aos seus concorrentes para as palavras-chaves que sua empresa anuncia no Google.

Sabe aquele momento que parece que seu concorrente está sempre na frente da sua empresa? Com os relatórios de ideias para leilões é possível confirmar se isso está realmente acontecendo.

Para acessar o relatório, basta ir em qualquer aba da sua conta do Google AdWords e clicar em Detalhes e Informações sobre Leilões:

Informações sobre leilões

O relatório funciona da seguinte forma: baseado em uma parcela dos termos que você anuncia e também no período que estiver sendo analisado (últimos 30 dias), o Google Adwords irá comparar as principais empresas que entraram para concorrer no mesmo leilão que sua empresa.

Relatório completo com informações dos leilões

 

Agora vamos entender o que representa cada coluna e que ação você pode extrair de cada uma delas:

Posição Média

Essa coluna já tira boa parte daqueles questionamentos se seu anuncio está aparecendo na maioria das vezes em uma posição inferior que seus concorrentes.

Quanto menor a posição média, é indicativo que o seu site está aparecendo mais perto da posição número um.

Parcela de Impressão

Esse número é bem importante, pois nos informa do tamanho da sua participação nas impressões dos anúncios. Imagine que quando selecionamos uma palavra-chave em nossa campanha, se todos os fatores estiverem a nosso favor: índice de qualidade, CPC, segmentação e entre outros, nosso anúncio irá aparecer 100% das vezes. A parcela de impressão demonstra o número de vezes que aparecemos no Google considerando o número estimado de impressões que estávamos qualificados para receber.

Quando o número da parcela de impressão está muito baixo, vale a pena investigar o que está acontecendo, pois seu anúncio pode não estar aparecendo no Google por qualificação ou por falta de orçamento.

Taxa de sobreposição

Esse é um número bem bacana que informa quem é seu principal concorrente, pois ele indica o número de vezes que outra empresa compartilhou a impressão de uma mesma palavra-chave com seus anúncios.

Posição acima da taxa

Essa informação mostra o percentual em que seu concorrente apareceu com o anúncio acima do seu em um mesmo leilão de palavra-chave. Com isso, você pode tirar duas conclusões, ou que o concorrente está sendo mais agressivos com o lance ou a campanha dele está com um índice de qualidade superior e, por isso, ele consegue posições melhores nos leilões.

Taxa da parte superior da página

Essa informação mostra o número de vezes que seu anúncio ou do concorrente apareceu na parte superior da página de resultados, ou seja, nas 3 primeiras posições.

Conclusão

Como o relatório de informações sobre os leilões permite a visualização dos dados em nível de campanha,  grupo de anúncios e palavras-chaves, você pode usar ele para compreender melhor o alcance da sua campanha em relação a sua concorrência e até mesmo isolar os anúncios para uma única palavra-chave competitiva e diagnosticar se há ou não a necessidade de elevar o CPC máximo para aquele termo.

Se você tiver dúvidas ou sugestões sobre o uso desse relatório não excite em escrever nos comentários.