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Dicas de engajamento orgânico no TikTok

18 de março de 2024 |
mulher sentada na mesa de sua casa em frente ao notebook acessando o tiktok pelo celular
(Banco de imagens: Shutterstock)

Confira dicas para otimizar seu perfil na plataforma e impulsionar o tráfego orgânico do seu negócio

Investir em engajamento por tráfego orgânico é uma das estratégias mais importantes empregadas por diversas empresas. Isso porque trata-se de um tipo de tráfego fundamental para atrair seu público-alvo e gerar mais leads ao direcionar seu conteúdo para pessoas que realmente se interessam por ele.

Isso pode promover resultados sólidos em longo prazo, e não apenas quando se paga pelo anúncio do conteúdo, como acontece na mídia paga. Nesse sentido, a rede chinesa TikTok tem sido uma das mais utilizadas pelo público brasileiro e global quando o assunto é consumo de conteúdo audiovisual. Confira a seguir algumas valiosas dicas de engajamento orgânico nessa importante plataforma de vídeos curtos para o seu negócio!

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Aborde temas que estão em alta

Uma das principais dicas para impulsionar o tráfego orgânico de sua audiência no TikTok é privilegiar uma abordagem de conteúdos definidos estrategicamente, trazendo pautas que sejam relevantes e que estejam em alta, isto é, que estejam sendo consumidas em grande escala pelo público com o qual você pretende estabelecer um diálogo.

Tenha um bom trabalho de gravação e edição dos vídeos

Outro elemento fundamental a considerar ao usar o TikTok é privilegiar a qualidade técnica e visual de seus vídeos. Investir na resolução e no áudio é uma escolha estratégica inteligente na medida em que esses recursos são muito valorizados pelo público que consome conteúdos on-line, o que também pode ampliar o engajamento orgânico de sua página.

Mantenha uma frequência de postagens

Publicar seus conteúdos com frequência no TikTok é o caminho certo para obter sucesso em sua estratégia de engajamento orgânico. Nesse processo, é necessário criar um cronograma de posts com publicações a cada dois dias ou uma vez por semana, por exemplo. Além disso, é importante publicar em um horário em que seu público está mais ativo para engajar sua audiência, impulsionar suas postagens e distribuir a verba de impulsionamentos para obter resultados cada vez mais satisfatórios.

Utilize legendas em seus vídeos

Mais uma importante estratégia que pode potencializar sua presença no TikTok é criar vídeos com legendas. Isso porque o uso desse recurso representa uma marca de acessibilidade e inclusão para o público usuário com deficiência auditiva, por exemplo. Assim, você pode incluir legendas em seus vídeos ao ativar a opção “legendas automáticas” e, com isso, adotar um cuidado rápido, simples e que torna seu perfil mais acolhedor e inclusivo para sua audiência.

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Use palavras-chave e hashtags relevantes

Outro passo fundamental para obter resultados mais satisfatórios em sua estratégia de conteúdo no TikTok é usar palavras-chave e hashtags relevantes cuidadosamente selecionadas e direcionadas para sua marca. Esse processo categoriza seu vídeo de acordo com o tipo de conteúdo que você produz, direcionando-o para o público que está interessado no tema abordado por você. Isso pode propiciar o aumento da visibilidade de seu perfil de maneira orgânica e gerar taxas de engajamento e conversão mais elevadas.

Alguns recursos interessantes para selecionar as melhores palavras-chave para seus conteúdos são:

  • Google Keyword Planner;
  • Google Trends;
  • Keyword Tool;
  • Ubersuggest;
  • Semrush;
  • Ahrefs.

Quanto às hashtags, elas são sugeridas pela própria plataforma junto ao número de vezes que foram utilizadas. É importante, contudo, tomar cuidado para não usar hashtags mencionadas em excesso por outros perfis para não aumentar a concorrência e dificultar a busca por seus vídeos.

Analise seus resultados

A análise dos resultados sobre o desempenho de seus conteúdos no TikTok em relação aos objetivos propostos inicialmente é uma das etapas fundamentais de uma estratégia de conteúdo de sucesso. É possível monitorar os resultados com número de cliques, leads e taxas de conversão e de rejeição, por exemplo, o que pode ser feito com o auxílio de especialistas. Assim, você poderá identificar quais conteúdos estão funcionando com seu público e quais precisam ser ajustados ou descartados. É recomendável que essa análise seja feita de maneira constante.

Agora que você já sabe como potencializar a sua marca por meio do engajamento orgânico no TikTok, entre em contato com a WSI e conte com a nossa expertise para ajudar você a alavancar o seu negócio!

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